Atualidades na Dislexia do Desenvolvimento
O diagnóstico e intervenção precoces na dislexia podem minimizar os déficits e prevenir comorbidades como a depressão
Por Ricardo Franco de Lima - Cíntia Alves Salgado - Sylvia Maria Ciasca
Ricardo Franco de Lima é psicólogo com aprimoramento em Neurologia Infantil.
Mestrando em Ciências Médicas - FCM/UNICAMP.
E-mail: rilima@fcm.unicamp.br
Cíntia Alves Salgado é fonoaudióloga,
doutoranda em Ciências Médicas - FCM/UNICAMP.
Sylvia Maria Ciasca é neuropsicóloga, livre- docente em Neurologia - FCM/UNICAMP.
A aprendizagem pode ser considerada um processo de alteração no comportamento decorrente de uma experiência.
É por meio de uma mudança observável no comportamento que podemos inferir a ocorrência da aprendizagem.
Para tanto, ela depende da conjugação de três importantes fatores:
a) Neurobiológicos - neurodesenvolvimento, integridade das funções cerebrais, aspectos sensoriais, funções neuropsicológicas e de processamento cerebral;
b) Sócioculturais - influência do contexto histórico cultural, escolar e familiar;
c) Psicoemocionais - influência de fatores pessoais, de personalidade, estados emocionais, estilos de aprendizagem, dentre outros.
Fonte : Portal da Ciência&vida - Revista Psique
Quem é pai, mãe, avós e tios devem ficar muito atentos e acompanhar o desenvolvimento das crianças na escola.
ResponderExcluirA dislexia é uma patologia que vem surpreendendo muitas vezes só é descoberto muito tarde.
A matéria é muito boa e explica em detalhes como é o desenvolvimento da doença.