Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 27 de maio de 2008

Meus caros
Para seu conhecimento, envio-lhes em anexo o teor da carta publicada na data de hoje no Forum dos Leitores do Jornal O Estado de São Paulo, que eu havia enviado dias atrás.
Referida publicação ocorre na véspera do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal que irá decidir sobre a permissibilidade ou não das pesquisas com células tronco embrionárias.
Segundo os prognósticos, deveremos ter ganho de causa no pleito defendido pelos portadores das diferentes patologias.
Vamos todos "rezar" pelo sucesso de nossa luta!
Cordialmente
Samuel Grossmann

O julgamento no STF
Conforme noticiado, o presidente do STF marcou para amanhã a retomada do julgamento sobre as pesquisas com células-tronco, que os portadores de várias enfermidades esperam que sejam liberadas. Muitas das enfermidades que infernizavam a humanidade, graças às pesquisas, hoje podem ser consideradas erradicadas, como tuberculose, febre amarela, sífilis e outras. Proibir as pesquisas seria retroceder aos tempos de Galileu, a quem, muitos séculos depois, foram prestadas solenes desculpas. Pergunta-se: seria ético proibir pesquisas com embriões inviáveis (inclusive por falta de útero humano), descartados e congelados há mais de três anos, como manda a lei e cujo destino seria fatalmente a lata do lixo, deixando na rua da amargura milhões de seres humanos? Confio na sensibilidade dos srs. ministros, que certamente saberão manter a vigência da Lei de Biossegurança, de acordo com o princípio do fim social a que se destina, aprovada que foi pela maioria esmagadora do Congresso Nacional, depois de largamente debatida. Com o apoio do Estado, divulgando o presente apelo, esperamos ver muito brevemente o sorriso nos lábios no lugar das lágrimas até então derramadas por pessoas que se vêem despojadas de seu bem supremo, a saúde. Fica aqui nosso pleito por um breve desfecho para essa tormentosa pendência. Nós que aqui estamos - ainda vivos - também escolhemos vida. Queremos viver e sobreviver! P. S. - A Inglaterra e a Alemanha acabam de aprovar lei que permite a pesquisa com embriões. Nosso país deveria trilhar o caminho das nações mais desenvolvidas do planeta.

SAMUEL GROSSMANN, presidente da Associação Brasil Parkinson
samgross@terra.com.br
São Paulo