Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Avaliação de estresse em adultos

 

                  
Sempre bom saber como estamos emocionalmente, e, também sempre bom lembrar: se perceber que o estresse está começando a aparecer em você, tenha calma! Aproveite o bom texto do Instituto de Psicologia e lembre-se sempre que nada melhor que respirar e observar-se para seguir em tranquilidade e saúde física e mental!
O estresse emocional é o que sentimos no corpo e na mente quando nos deparamos com demandas de uma determinada situação que ultrapassam a nossa capacidade de adaptação. Enquanto estamos conseguindo nos adaptar ao que está ocorrendo, o estresse não pode ser considerado patológico, pois é ainda gerenciável. Porém, quando o esforço que se tem que investir é muito grande para manter a situação sob controle, então nosso organismo começa a se exaurir e a se cansar. Se algo a mais ocorre de desafiante ou se o que estava nos estressando continua em ação por muito tempo, como uma doença na família ou um chefe mal treinado, por exemplo, então o desgaste que temos pode deixar que doenças se manifestem. Esta situação pode ser evitada por quem consegue utilizar técnicas de enfrentamento do estresse que podem ser aprendidas por todos.
A reação de estresse é composta de quatro etapas que os cientistas chamam de: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. O estresse envolve sintomas tanto de ordem física como de ordem psicológica. Quanto mais avançada a fase, mais doente podemos ficar.
Às vezes, a pessoa tem uma indisposição física ou psicológica por um período curto de tempo, sem necessariamente estar estressado. Mas, se você ultimamente está sempre irritado, perdendo a paciência com todos, com azia diária, se o cabelo está caindo e se acorda segunda-feira com o corpo de sexta-feira, pode ser que o estresse tenha entrado em sua vida. Isto acontece às vezes tão devagar que a pessoa não percebe. Outras vezes há algo grande que ocorre e que nos leva ao stress de imediato. Se descobrir que está com estresse, tenha calma. O estresse tem cura e você pode aprender a controlar o estresse em sua vida. Existem tratamentos especializados para isto que podem ajudá-lo a se recuperar e a nunca mais ter estresse excessivo.
Eliminar os sintomas de estresse é importante porque a pessoa passa a se sentir melhor. Se alguma doença ligada ao estresse já apareceu, procure um médico especialista na área afetada. Mas, é sempre bom saber as causas do estresse e descobrir como lidar com elas de modo a não se estressar mais no futuro. Para isto, um psicólogo especializado em estresse pode ser consultado.
Avalie seu Estresse
Nível 1 : Passageiro - Afeta a produtividade com pontos de bloqueio principalmente no pescoço e nuca. Fundamental praticar exercícios de alongamento e relaxamento.
- Dificuldade para expressar os seus sentimentos e ansiedades
- Mãos ou pés frios - transpiração excessiva
- Boca seca
- Dor de estômago
- Músculos do pescoço e nuca tensos e enrijecidos
- Insônia
- Crise de hipertensão
- Taquicardia
- Ranger os dentes
 Nível 2 : Intermediário - Afeta o sistema imunológico com pontos de bloqueio nas costas e quadris. Fundamental colocar limites e não carregar o mundo nas costas.
- Freqüentemente assume ou aceita prazos não realistas
- Dores nas costas e ombros pesados
- Esquece coisas corriqueiras
- Tem pesadelos
- Dificuldades para tomar decisões
- Desejo repetitivo de mudar-se para uma ilha deserta
- Problemas de pele e resfriados constantes
- Aparece algum tique nervoso
- Não consegue se desligar do assunto que o preocupa
 Nível 3 :  Agudo - Risco de acidentes pelo sistema reflexo retardado, com pontos de bloqueio nas pernas, joelhos, calcanhar e batata das pernas. Fundamental movimentar a vida e aprender a lidar com a força das próprias pernas.
- Sente raiva por períodos longos ou motivos tolos
- Sente-se impedido de trabalhar
- Perde o apetite por vários dias
- Entra em depressão ou apatia
- Desenvolve alguma doença
- Torna-se irritadiço (o sinal que não abre, o elevador que não chega)
- Perde o senso de humor
- Tem episódio de ansiedade
- Perde o desejo sexual por um período longo
Quanto mais sintomas assinalados, mais intenso está o seu nível de tensão. Verifique se seus sintomas são mais psicológicos ou físicos e reflita:
Qual deles mais o preocupa?
Para quais você deveria dar atenção imediata?
Que problemas de saúde futuros esses sintomas poderão lhe acarretar?
Que ações você pode tomar para eliminar alguns destes sintomas?
Uma dieta mais nutritiva, atividades físicas e relaxamento são boas dicas para aliviar o estresse. Procure um especialista e informe-se.
 Instituto de Psicologia e controle do Estresse

Sucoterapia: sem risco de doenças

Frutas e vegetais: tire proveito de bebidas funcionais que tratam alergias, dor de cabeça e até acne. De quebra, os sucos servem para acelerar a perda de peso. Confira!

por Rita Trevisan | fotos Danilo Tanaka | produção Janaina Resende

fotos Danilo Tanaka
O que uma maçã docinha, uma goiaba suculenta e um melão cheinho de caldo têm em comum, além da sensação agradável que proporciona ao paladar, logo na primeira mordida? Todos eles são ingredientes de sucos pra lá de saudáveis, que funcionam como coadjuvantes no tratamento de diversas doenças. Bebidas saborosas, fáceis de fazer e sem contraindicações, "Os vegetais, em geral, são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias que chamamos de compostos bioativos, que ajudam o organismo a se manter em equilíbrio, minimizando o risco de problemas de saúde, incluindo as doenças crônicas não transmissíveis, como o colesterol alto, o diabetes tipo 2 e a hipertensão", afirma a nutricionista Mariana Corrêa de Almeida, do Laboratório Panizza. Porém, tanto quanto no tratamento com medicamentos convencionais, a terapia à base de vegetais precisa ser levada a sério. É importante destacar que a ingestão desses alimentos deve ser habitual para que se tenha sucesso na prevenção ou tratamento de doenças. Eles precisam ser incorporados à alimentação rotineira, e uma forma de fazer isso é consumi-los em forma de sucos. Os sucos que reúnem mais de uma fruta, verdura ou legume em sua composição, são uma alternativa para quem não tem tempo de fazer várias refeições ao dia ou tem dificuldade de colocar esses alimentos no prato, respeitando a dose recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de cinco porções. (...) segue


Revista : Viva Saúde

Temperos deixam as refeições mais saborosas e fazem bem para a saúde

Sal feito com ervas pode substitui o sal comum e é ótimo para quem tem pressão alta. O orégano age como antimicrobiano e antifúngico.

Patrícia Nobre Salvador



Os temperos são usados para dar mais sabor aos pratos, mas também fazem muito bem à saúde. O sal feito com ervas, por exemplo, substitui o sal comum e é ótimo para quem tem pressão alta.
O alecrim, o cominho e o manjericão facilitam a digestão, reduzem os gases e ajudam no tratamento de infecções intestinais. Além disso, o alecrim tem outras propriedades. "Ele ajuda na redução da pressão arterial e é um poderoso antiinflamatório, então podemos usar quando alguma inflamação se apresenta, e também auxilia no controle da gripe", explica a nutricionista Tâmara Ferreira. (...) segue


Fonte : Jornal Hoje

Samuel Grossman

 Veja outros depoimentos
Fonte : Site Viva Bem com Parkinson

Governo inicia por Guarapuava o programa Farmácia do Paraná

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, inaugurou nesta quinta-feira (8) a unidade do programa Farmácia do Paraná em Guarapuava, que marca o início da reestruturação da rede de distribuição de medicamentos especializados no Estado. O programa tem o objetivo de promover o acesso da população a remédios seguros, eficazes e de qualidade. As unidades serão implantadas nas 22 regionais de saúde do Estado, como parte de um programa que, além da estruturação da área física das farmácias, inclui medidas voltadas para a qualificação e custeio da assistência farmacêutica.

A rede de Farmácias do Paraná visa atender aos pacientes do chamado componente especializado, de responsabilidade do Governo do Estado. São medicamentos para transplantados e portadores de doenças, como hepatite, Alzheimer, Parkinson, asma grave e esclerose múltipla, entre outras, hoje fornecidos pelas chamadas farmácias especiais, que não oferecem condições adequadas de atendimento.
(...) segue

Fonte : Site do Governo do Estado do PR

Estudo com camundongos mostra como som pode despertar medo

Cientistas testaram como 'emoções' são interpretadas dentro dos animais.
Pesquisa foi divulgada na revista científica 'Nature'.

Do G1, em São Paulo

Pesquisadores de um instituto suíço identificaram como camundongos podem sofrer a sensação de medo após ouvirem certos tipos de sons. O estudo foi divulgado na edição desta semana da revista científica "Nature".
Ao tentar entender o que o corpo faz ao processar sensações recebidas do exterior, a equipe do cientista Andreas Lüthi descreveu um sistema de circuitos neurais que é responsável pelo aprendizado do medo.
As sensações de medo e ansiedade são desenvolvidas em uma região no cérebro conhecida como amígdala - que não deve ser confundida com as estruturas de mesmo nome localizadas no fundo da garganta.
Alterações nesta área podem levar a distúrbios(...) segue


Fonte : G1 -Ciência eú Saúde

Anvisa define sistema para rastrear remédios

LÍGIA FORMENTI / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou as novas diretrizes do sistema para rastrear remédios no País. O formato apresentado atende a todas as reivindicações da indústria. Em vez de um polêmico selo, produzido pela Casa da Moeda, o acompanhamento será feito com a adoção de um código dimensional nas embalagens.
 
O rastreamento permite acompanhar a trajetória do remédio. Considerado importante para evitar roubo e falsificação, essa antiga reivindicação da indústria teve sua tecnologia definida em outubro de 2010 pela Anvisa.
Criticado pelo setor produtivo, o sistema previa uma tecnologia mista, que associava o selo e um código bidimensional. Após cinco meses de embate, a Anvisa, atendendo ao governo, recuou. O uso do sistema foi suspenso até que um grupo de trabalho determinasse o formato ideal.
Com mais de seis meses de atraso, a Anvisa apresentou ontem as novas diretrizes. O documento informa que apenas embalagens secundárias ( caixas onde estão os comprimidos e a bula) devem conter mecanismos de segurança. Embalagens múltiplas, como as usadas em hospitais, terão uma sistema próprio, a ser definido.
Apesar do atraso, farmacêuticas comemoraram o novo formato. "Ele é muito efetivo e infinitamente mais barato", disse o vice-presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo, Nelson Mussolini. Ele diz que algumas empresas já dispõem da tecnologia.
A lei criando o rastreamento, de 2009, fixava prazo de três anos para que indústrias colocassem em prática o sistema. Para o presidente executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, Antonio Britto, esse prazo deve ser reconsiderado.(...) segue


Fonte : Estadão.com

BOM DIA, UM FINAL DE SEMANA FANTÁSTICO!!!




Canção do dia de sempre

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
Mário Quintana