Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fonoaudiólogo ajuda na adaptação pós-cirurgia bariátrica | Minha Vida

Pessoas com sobrepeso ou obesidade com frequência possuem problemas na mastigação. A diminuição do tempo mastigatório e falta de força necessária para uma adequada trituração dos alimentos - devido a alterações na musculatura oral -, são achados constantes nesse grupo de pacientes. Em ambos os casos, o paciente mastiga, porém não realiza uma trituração adequada do alimento, fator que pode dificultar sua digestão

Quando um paciente obeso mórbido opta em realizar a cirurgia bariátrica, esses aspectos devem ser levados em consideração nas avaliações pré-operatórias realizadas pelo cirurgião responsável, já que o fato de não mastigar bem pode significar mais dificuldade de adaptação à cirurgia. Isso porque pacientes que não conseguem realizar uma mastigação eficiente e são submetidos à cirurgia podem ter episódios de "engasgos", justamente pela trituração reduzida dos alimentos, fazendo com que o bolo alimentar chegue ao estômago quase que da mesma forma que estava na cavidade oral. 
Cabe ao fonoaudiólogo avaliar e orientar as possíveis dificuldades relacionadas à deglutição, fonação e mastigação
A atuação do fonoaudiólogo como um dos componentes da equipe multidisciplinar pré-operatória vem sendo paulatinamente incorporada, justamente porque as avaliações e orientações desse profissional ajudam a evitar episódios de vômitos, refluxos e engasgos, dando mais segurança ao paciente. Após a cirurgia bariátrica, é sabido que a maioria desses pacientes precisa reaprender a mastigar. 
Fonte : Fonoaudiólogo ajuda na adaptação pós-cirurgia bariátrica | Minha Vida

BOM DIA , VIVA A VIDA INTENSAMENTE!


Quando tudo parecer perdido, ouse. 
       
Conta uma antiga lenda que, na Idade Média, um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.
Na verdade, o autor era pessoa influente do reino e, por isso, desde o primeiro momento procurou-se um "bode expiatório" para acobertar o verdadeiro assassino.
O homem foi levado a julgamento e o resultado foi a forca.

Ele sabia que tudo  iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo desta história.  O juiz, que também estava combinado para levar o pobre à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado que provasse sua inocência.

Disse o juiz:
-Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos do Senhor; vou escrever em um pedaço de papel palavra INOCENTE e noutro pedaço a palavra CULPADO. Você sorteará um dos papéis e aquele que sair será o veredicto.
O Senhor decidirá seu destino, determinou o juiz.

Sem que o acusado percebesse, o juiz separou os dois papeis, mas em ambos escreveu CULPADO de maneira que, naquele instante, não existia nenhuma chance
do acusado livrar-se da forca. Não havia saída. Não havia alternativas para o pobre homem.
O juiz colocou os dois papeis em uma mesa e mandou o acusado escolher um.
O homem pensou alguns segundos e pressentindo a vibração, aproximou-se
confiante da mesa, pegou um dos papeis e rapidamente colocou-o na boca e o engoliu.  Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e indignados com a atitude do homem. - Mas o que você fez? E agora?

Como vamos saber qual seu veredicto?
-É muito fácil, respondeu o homem. Basta olhar o outro pedaço que sobrou e saberemos que acabei engolindo o seu contrário.
Imediatamente o homem foi libertado.

Por mais difícil que seja uma situação, não deixe de acreditar e de lutar até o ultimo momento. SEJA CRIATIVO! QUANDO TUDO PARECER PERDIDO, OUSE!