Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pesquisa da USP sugere que número de células nervosas pode se manter estável ou até aumentar em idosos

Agência USP

SÃO PAULO - Uma série de pesquisas realizadas na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP sugere que o processo de envelhecimento não está, obrigatoriamente, associado a uma diminuição no número de neurônios. Isso porque o número de células nervosas pode se manter estável ou até mesmo aumentar nas pessoas idosas.

Os estudos estão sendo feitos no Laboratório de Estereologia Estocástica e Anatomia Química do Departamento de Cirurgia da FMVZ, sob a coordenação do estereologista Antonio Augusto Coppi.

Segundo o professor, de 1954 até 1984, o uso de métodos de análise inadequados em diversas pesquisas nacionais e internacionais conduziu os cientistas a acreditarem que, ao envelhecermos, nosso cérebro perdia células nervosas. “Porém, a partir de 1984, com a publicação do método estereológico, os pesquisadores menos resistentes contestaram os resultados anteriores, iniciando o emprego da quantificação de neurônios por estereologia 3D”, conta.(...) segue

Fonte : Estadão.com.br - Saúde

Pai descobre na internet tratamento para filha com doença rara

Jovem sofre de raro transtorno neurológico e tinha perdido as esperanças de conseguir tratá-lo.

BBC

Charlotte Durham, de 18 anos
Charlotte Durham, de 18 anos (Foto: BBC)

Um pai conseguiu convencer o sistema de saúde público britânico, o NHS, a financiar um remédio que ele encontrou na internet para tratar a filha doente.

Charlotte Durham, de 18 anos, que sofre de hipertensão intracraniana idiopática - um raro transtorno neurológico que aumenta a pressão interna no cérebro levando a dores de cabeça lancinantes e que pode causar cegueira - descreveu o tratamento como "um milagre".

O pai dela, Andy, descobriu pela internet um remédio que obteve bons resultados no tratamento de 24 pacientes da doença, de um grupo de 26, durante um estudo médico na Grécia.

A autoridade de saúde de South Staffordshire, onde mora a jovem, concordou em financiar o tratamento pelo NHS.

O sistema de saúde público britânico financia tratamentos e remédios para os pacientes, desde que tenham sido testados e aprovados pelas autoridades de saúde locais.

"Impressionante"
A autoridade explicou que a substância octreotide "normalmente não é financiada" para esta doença. (...) segue

Fonte : G1 Ciência e Saúde

5 DICAS PARA VOCÊ VIVER MAIS E MELHOR

5 dicas para você viver mais e melhor

Veja algumas mudanças simples que podem fazer toda a diferença!


Longevidade e qualidade de vida fazem parte dos desejos mais comuns entre a maioria das pessoas. Mas, como garantir que estas duas coisas caminhem juntas? Para te ajudar a alcançar este objetivo, preparamos um especial com 5 dicas infalíveis.

1 – Viva em paz com você mesmo. Não tem como a gente comer um monte de fritura e querer que o nosso organismo responda bem a isso. Se não quer ter grandes preocupações, mude os seus hábitos. Qualidade da sua vida tem que ser a sua prioridade!

2 – Acredite naquele velho ditado: Prevenir é melhor do que remediar! Visitar regularmente clínicas para fazer uma avaliação da sua saúde é fundamental para detectar qualquer problema o quanto antes. Só assim, as chances de espantar qualquer sinal de doença são consistentes.

3 – Use a modernidade a seu favor. Hoje as possibilidades terapêuticas são muitas, seja para tratamentos de saúde, seja para procedimentos estéticos. Por isso, quando sentir vontade de mudar algo no seu corpo, vá fundo, sem medo de errar!

4 – Não tenha medo das vitaminas. Com a idade, alguns nutrientes podem começar a fazer uma falta que antes não faziam no nosso organismo. Por isso, se um médico te receitar as famosas vitaminas, use-as. Isso só poderá melhorar a sua vida!

5 – Liberte-se de antigos conceitos. A juventude faz com que nos adaptemos a conceitos com os quais nem nós mesmos concordamos. Seja para crescer na profissão, seja para se adaptar à sociedade, enfim, seja por qual motivo for, o fato é que acabamos educando e reprimindo os nossos desejos. Por isso, aproveite a maturidade e faça o que tiver vontade.



Fonte : SuaDieta

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!


Você é...

Você é Sino que não retine
Rosa que não perfuma
Árvore que não dá sombra.

Você é Mão que não se espalma
Espelho que não reflete
Semente que não germina.

Você é Caminho que leva ao nada
E também as pedras deste caminho
Que o faz infinitamente sozinho.

Entretanto...
Você “badalou” na minha mente
Você “perfumou” toda a minha vida
Você foi a “sombra” que eu precisava.

Você passou-me vida num simples “toque de mão”
Você “refletiu-me” por um instante como ninguém antes
Você “germinou” no meu coração feito muda de grama.

Você foi o “caminho” que eu gostaria de seguir eternamente
E até mesmo "as pedras" que eu carregaria bem contente.


Fátima Irene Pinto