Visualizações de página do mês passado

sábado, 21 de maio de 2011

Os médicos detetives

Serviço americano reúne alguns dos melhores profissionais do mundo com a missão de decifrar os mais misteriosos casos da medicina

Cilene Pereira
img.jpg
EQUIPE
Vários especialistas do programa se unem
para examinar o paciente
 

Neste momento, um time formado por alguns dos melhores médicos do mundo está empenhado em realizar uma tarefa que nenhum outro colega, no planeta, conseguiu finalizar: fazer o diagnóstico dos mais misteriosos casos da medicina.

Eles integram o Programa de Doenças Não Diagnosticadas do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos. Sua missão, como “médicos-detetives”, é esclarecer a razão do sofrimento de pacientes que já passaram pelas etapas tradicionais de diagnóstico, mas saíram da maratona consultórios-laboratórios sem saber o que tinham. “Atendemos casos sobre os quais ninguém havia chegado a uma resposta”, disse à ISTOÉ William Gahl, diretor do programa. (...) segue


Fonte : IstoÉ Independente

Condimentos e ervas que fazem bem à saúde

Conheça algumas opções de condimentos e ervas que podem substituir o uso do sal e proporcionar benefícios à saúde

Danielle Reis

 
As comidas podem estar sem sal, mas com muito sabor
Foto: Dreamstime
Não dá para negar, o sal é o tempero mais popular do mundo. Além de dar um gostinho a mais no prato, ele ajuda a equilibrar as células e transmitir impulsos nervosos.

Entretanto, o seu consumo em excesso pode gerar diversos problemas à saúde, como aumento do risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, osteoporose, câncer no estômago, catarata...


O ideal é consumir até 2 g de sódio diariamente. O segredo está então em substituir o restante por codimentos e ervas aromáticas disponíveis no mercado e que, além de dar sabor aos alimentos, proporcionam também benefícios ao organismo.


Conheça alguns deles e já comece a incluí-los em suas receitas. (...) segue


Fonte : Revista Bons Fluidos 

Células-tronco reprogramadas são rejeitadas


Depois da pesquisa sobre células adultas – como as da pele (fibroblastos) – que podem ser retiradas e reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias, surgem novos estudos mostrando obstáculos ao seu uso na terapia celular. Primeiro foram trabalhos mostrando que elas guardam “memória” de onde foram retiradas. Agora uma nova pesquisa realizada em camundongos, publicada na revista Nature , revela que elas também podem ser rejeitadas quando reinjetadas no mesmo animal de onde foram retiradas.


Células reprogramadas ou IPS (do inglês induced reprogrammed stem cells) são uma excelente ferramenta para entender mecanismos patológicos e pesquisar novos tratamentos


Recordando, essas células que podem ser retiradas teoricamente de vários tecidos adultos podem – através da ativação de alguns genes específicos – voltar a se comportar como embrionárias. Assim tornam-se capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, como o cardíaco, músculo, gordura, osso ou células nervosas.


Desde a sua descoberta imaginava-se que seriam ótimas para pesquisas. De fato são. Vários trabalhos já foram publicados mostrando que é possível reprogramar células de pacientes com diferentes doenças, gerar linhagens celulares, e testar diferentes abordagens terapêuticas para tratar aquela doença. Esse potencial das células IPS é incontestável. (...) segue


Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!


Paz

Nunca uma pequena palavra e com poucas letras, mexeu tanto com a cabeça dos habitantes deste lindo planeta azul... PAZ...

Se olharmos através da máquina do tempo, veremos que esta palavra é perseguida implacavelmente, e muitas vezes mal interpretada por vários povos e nações. 

Para que ela funcione perfeitamente, é preciso que nós seres humanos, comecemos a abrir mão de poderes sem muito sentido.

A paz só acontecerá de verdade quando diminuirmos as nossas diferenças, quando falarmos a mesma língua, quando abrirmos mão do individualismo e pensarmos no todo.

Nesta linda viagem não estamos sozinhos...
Aproveite estes novos tempos de reflexão e dedique alguns minutos desta semana para rezar pela paz.

Quando o consciente coletivo da humanidade se reúne para uma grande conquista, torna-se verdadeiro o lindo sonho de viver em harmonia e próspero em paz.