Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tratamento Parkinson Reportagem TV

ALIMENTOS FUNCIONAIS 2

BRASIL TESTA CANNABIS CONTRA A DOENÇA DE PARKINSON

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, testam o canabidiol – uma das 400 substâncias encontradas na maconha – para tratar males como a doença de Parkinson, fobia social e sintomas psicóticos da esquizofrenia.

Um trabalho publicado em novembro de 2009 traz resultados promissores para controlar efeitos adversos do tratamento do Parkinson. Seis pacientes receberam cápsulas de canabidiol em associação ao remédio contra a doença durante um mês.

“Os parkinsonianos apresentaram melhora nas alterações de sono e nos sintomas psicóticos e tiveram maior redução dos tremores”, diz o psiquiatra José Alexandre Crippa, professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da USP e um dos pesquisadores.

"Não tenho nenhuma dúvida de que a maconha é importante. No passado, foi considerada um dos principais produtos para combater dores miopáticas, chamavam-na de divindade da neurologia. Pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo e com mania dizem que podem ouvir do médico os melhores argumentos para pararem de usar maconha, mas não vão parar porque se sentem nitidamente melhor. Mas é obviamente desaconselhável o uso não terapêutico da erva, porque pode piorar os sintomas psicóticos. É um paradoxo, porque as substâncias podem ajudar a tratar problemas, mas quem fuma não sabe o que está inalando, desconhece a proporção dos compostos, diz Crippa. O controle é importante”.

No Brasil, ainda não é legalizado a Cannabis para o uso terapêutico. Mas em outros países tanto o canabidiol quanto o TCH (delta 9 tetrahidrocanabinol) – os compostos derivados da erva mais estudados- são utilizados para tratar também dores neuropáticas, náusea e vômito causadas por quimioterapia e esclerose múltipla.

Eles são disponíveis em forma de cápsulas, spray bucal e adesivo e podem ser inalados – em alguns estados dos EUA, pacientes são autorizados a fumar maconha com teores mais elevados de TCH para tratar algum problema.

Pesquisadores defendem a criação da Agência da Cannabis Medicinal, uma exigência da ONU para que os países possam usar clinicamente os medicamentos à base de derivados da erva.
A agência seria vinculada ao Ministério da Saúde.

Brasileiro conta como estudo sobre autismo levou ao das origens da inteligência

RAFAEL GARCIA
EM BOSTON

O que aconteceria com um macaco que recebesse o implante de genes humanos supostamente relacionados à inteligência? Se o animal ganhasse algum grau de consciência, ele passaria a ter, ao menos em parte, os direitos legais de uma pessoa?

Perguntas que parecem coisa de ficção científica podem agora forçar um debate na comunidade científica, graças ao trabalho do biólogo paulista Alysson Muotri.

Divulgação
O biólogo e pesquisador Alysson Renato Muotri no laboratório de genética humana do Instituto Salk, em La Jolla, EUA
O biólogo e pesquisador Alysson Renato Muotri
no laboratório de genética humana do Instituto
Salk, em La Jolla, EUA

"Isso vai ter de passar por comitês de ética em pesquisa, porque a gente quer realmente partir por aí", afirma o cientista, professor da UCSD (Universidade da Califórnia em San Diego).

Muotri ganhou notoriedade recentemente ao publicar trabalhos sobre autismo, nos quais conseguiu reproduzir o comportamento dos neurônios de crianças portadoras de uma forma da doença.

A técnica usada por ele --a das células iPS, que permite transformar amostras de pele em neurônios-- abriu também uma avenida para enfrentar uma questão mais conceitual. Em entrevista à Folha, o cientista conta como investigar o autismo desembocou no estudo das origens da inteligência.(...) segue

Fonte : Folha.com

Cérebro só amadurece entre os 30 e 40 anos

Estudo desbanca ideia de que todas as áreas cerebrais se desenvolvem na infância

Do R7

Uma nova pesquisa realizada no Reino Unido mostra que o cérebro continua a se desenvolver após a infância e a puberdade, e não está completamente desenvolvido até, pelo menos, entre os 30 ou 40 anos. Esse resultado contradiz antigas teorias de que o cérebro amadurece até o fim da infância.

A pesquisa realizada pela neurocientista do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London, Sarah-Jayne Blakemore, constatou que muitas regiões do cérebro continuam a se desenvolver por muito tempo mesmo depois da infância.(...)segue

Fonte : R7 Tecnologia e Ciência

BOM DIA E FELIZ ANO NOVO!!!



FELIZ ANO NOVO

O que eu desejo pra todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência. O nosso desejo não se realizou?


Beleza...Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: 'cuidado com seus sonhos, desejos, eles podem se tornar realidade').


Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano...Mas, se a gente se entender e permitir olhar o outro e o mundo com generosidade , as coisas ficam diferentes.

Desejo para todo mundo esse olhar especial!