Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

HC já possui estoque de remédio para tratamento de Parkinson

Fonte: Ribeirão Preto Online


Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Foto(s): Divulgação

Estoque de remédios para tratamento da doença de Parkinson já está normalizado na Farmácia Ambulatorial do HC de Ribeirão Preto. A informação é da assessoria de imprensa do hospital.

Um carregamento do remédio PraO mipexol foi enviado pela Secretaria da Saúde do Estado e chegou ao hospital na última terça-feira (4).


O remédio esteve em falta entre os meses de outubro e novembro. A Secretaria de Estado da Saúde, que administra a farmácia, diz que o atraso na distribuição do medicamento estava relacionado com mudanças na produção do remédio.


O medicamento já está sendo distribuído aos pacientes, que possuírem atestados médicos, na Farmácia Ambulatorial do Hospital das Clínicas.

Fonte : Ribeirão Preto Online

Chá verde protege mais a saúde do que se pensava

O Globo

NOVA YORK - Beber chá verde com regularidade pode ajudar a proteger o cérebro de certos tipos de demência, entre elas o Alzheimer, afirmaram nesta quinta-feira cientistas da Universidade de Newcastle, na Austrália. O novo estudo, publicado pelo jornal científico 'Phytomedicine', mostra que a bebida também pode ser uma poderosa aliada contra certos tipos de câncer.

Na pesquisa liderada pelo cientista Ed Okello, os pesquisadores queriam descobrir como o chá verde protege a saúde humana. Diversos estudos apontam que este tipo de chá ajuda a equilibrar fuções do metabolismo, facilita a eliminação de toxinas e pode auxiliar nas dietas de emagrecimento.(...) segue

Fonte : O Globo Saúde

Proteção dos olhos é fundamental

Aparentemente, todos já sabem - ou deveriam saber - a importância de proteger a pele e os olhos da radiação ultravioleta do sol: UVB, que queima a pele, e da UVA, que envelhece a pele. Ambas podem causar câncer de pele e prejudicar gravemente o cristalino, a retina e a córnea.

A maioria das pessoas também acha que não ficará bronzeado ou terá uma queimadura de pele, apenas sentando-se atrás de uma janela exposta ao sol... Mas o que a maioria não sabe é que nem as janelas, nem a sombra, nem mesmo a maioria dos óculos de sol pode nos proteger totalmente contra os raios nocivos do sol. “Parte da radiação mais perigosa é facilmente refletida pela janela de vidro padrão ou através ou pelo entorno das lentes de muitos óculos de sol”, alerta o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Nos Estados Unidos, a maioria da população passa grande parte do dia dentro de casa ou se deslocando em carros particulares. Por isto, por lá, a proteção - ou a falta dela - oferecidas pelas janelas de casa ou do carro já se tornaram uma questão de saúde pública. E, em combinação com as questões de economia de energia, Governo e sociedade têm estimulado o desenvolvimento de vidros para automóveis, edifícios comerciais e residências com fotoproteção.

A indústria dos óculos de sol também volta-se para esta demanda e produz lentes que bloqueiam os raios nocivos do sol, tanto para os praticantes de esportes ao ar livre, como para os usuários casuais. “Portanto, nunca é demais frisar que a escolha de um par de óculos de sol deve ser feita com critério, para evitar que os olhos fiquem mais vulneráveis à radiação solar e danos permanentes sejam causados”, destaca.

Proteger os olhos...

Os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade. “Eles devem também proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino, a retina e as pálpebras. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. (...) segue

Fonte : Cruzeiro do Sul - Saúde

BOM DIAAAAA, MAS BOM DIA MESMO!!!

SILÊNCIO

A vida barulhenta é trocada pela voz de seu coração. Quando as palavras se calam no seu interior, você experimenta a sensação do divino.

As noites agitadas de quem não quer perder nada são substituídas por encontros mais tranqüilos dentro de sua alma.

Viver o silêncio de seu ser consiste em esvaziar seu coração todos os desejos, pensamentos, fantasias, tudo o que você guardou dentro de si,e deixar um espaço para sua alma se expressar sutilmente.

Entender palavras é muito fácil, mas você experimentará o perfume da vida quando compreender os milagres que acontecem quando um olhar encontra silenciosamente o olhar de outra pessoa.

Você conhece a verdadeira amizade quando as palavras não são necessárias e consegue perceber a beleza da lua encontrando o sol. Seu interior tem muito mais a dizer do que todo o noticiário dos jornais.

Seu ser tem mais força do que todas as imagens das novelas, filmes ou documentários.
Quando acontece o silencio, você não tem mais nada para provar.

Bom dia!!

Roberto Shinyashiki

PILATES NO TRATAMENTO DO MAL DE PARKINSON


O Método Pilates apresenta muitos benefícios que visam à prevenção e a redução dos riscos de lesões, além de trazer alívio às dores crônicas – especialmente os problemas de coluna. A técnica abrange todo o corpo de maneira uniforme e busca fortalecer, equilibrar e alongar a coluna vertebral, proporcionando descompressão das tensões existentes.

Por isso, o Pilates é uma técnica muito indicada para a reabilitação de pacientes com mal de Parkinson – uma doença neurológica que se caracteriza principalmente pela lentidão dos movimentos, rigidez muscular global e tremores em áreas específicas do corpo, ou mesmo generalizados. Ainda há a possibilidade de o paciente apresentar alterações e desequilíbrios na postura, dificuldades na fala e movimentos.

Uma vez que os movimentos no Pilates são controlados, eles podem fazer uma enorme diferença para pessoas com mal de Parkinson – os sintomas podem ser retardados e até mesmo controlados. São melhoras que podem ser notadas muito cedo pelos próprios pacientes: o andar, o equilíbrio, a força muscular e o alongamento da musculatura rígida.
Em seu trabalho de conclusão de curso de formação na técnica de Pilates, as fisioterapeutas Jaqueline Mattos e Rosana Dutra definiram o método como uma ferramenta a mais para ajudar no tratamento contra o mal de Parkinson. Neste trabalho as alunas falaram sobre os benefícios que a técnica proporciona para quem sofre com estas disfunções dos padrões dos movimentos.

“Se os exercícios forem praticados de forma segura e correta, eles trazem muitos benefícios ao paciente”, garante Jaqueline Mattos.

A estimulação a prática deve ser feita com todo o cuidado, observando as especificidades de cada paciente, e acontecer o quanto antes. Os exercícios de solo ou com a utilização de aparelhos e acessórios, contribuem para a manutenção do equilíbrio da consciência e da movimentação corporal e minimizando os sintomas.

“O mais interessante do Pilates é o tratamento de reeducação neuromuscular. Os aparelhos permitem que a gente simule as atividades funcionais cotidianas, como agachar, sentar, de forma confortável para o paciente”.

Apesar de nenhuma pesquisa ter sido feita para comprovar que o Método Pilates ajuda na redução dos sintomas do Parkinson, o trabalho das estudantes teve respaldo em estudos de caso: um número cada vez maior de pacientes diz se sentir aliviado após a prática dos exercícios de Pilates.