Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS I - [Catarata]

Catarata

Dra. Amaryllis Avakian é médica do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e coordenadora do Setor de Catarata do HC.

O globo ocular tem o formato de uma esfera e é constituído de três camadas: esclera coróide e retina. A imagem 1 mostra um olho normal. Ele é protegido pelas pálpebras, pregas dotadas de movimento que permitem abrir e fechar os olhos e na borda das quais estão os cílios. A íris contém pigmentos que dão cor aos olhos (azul neste caso) e cuja abertura central é a pupila ou "menina do olho", por onde entram os raios luminosos. A esclera ou "branco do olho" consiste numa camada dura e fibrosa, recoberta por uma membrana transparente chamada conjuntiva, que também reveste a face interna das pálpebras. A córnea é uma camada também transparente e de curvatura acentuada que se situa na frente do olho. Ainda na imagem 1, um corte longitudinal deixa ver o cristalino, lente natural por onde passam os raios luminosos que entram pela íris, e que tem a propriedade de fazê-los convergir em direção à mácula situada na retina, a parte posterior da câmara do olho. Na retina, há neurônios capazes de captar os estímulos luminosos e enviá-los pelo nervo ótico até o cérebro, mais especificamente até o lobo occipital, que é considerado o centro da visão, uma das maiores maravilhas da natureza. A imagem chega invertida na retina, menor do que o objeto observado e é decomposta em vários traços que caminham através de circuitos especiais pelo nervo ótico: os horizontais por determinados neurônios, verticais e circulares por outros. No cérebro, ela é reconstituída e só então ficamos sabendo se vimos uma criança, uma planta ou um cachorro. Catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar muito a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como conseqüência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. Catarata tem tratamento e seus portadores podem voltar a enxergar normalmente.

Saiba mais...

• O que é catarata?

• Uso de colírios

• Diagnóstico e tratamento

• Técnica cirúrgica atual

• Riscos da cirurgia


Fonte: DRAUZIO VARELLA.com.br

QUINTA-FEIRA É DIA DO CHAT DA APPP!!!



A partir das 20:00 hs


CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA LIVRE

Magno e demais amigos (as)


ESPERAM POR VOCÊ


Para participar


Médico brasileiro cria tecnologia revolucionária nos EUA

A descoberta de um médico brasileiro pode provocar uma verdadeira revolução na medicina. Cientista da renomada Universidade de Yale em New Haven (CT), Marc Abreu descobriu um túnel no cérebro que permite medir a temperatura do corpo de forma contínua.

O médico brasileiro Marc Abreu, da Yale University fala sobre a descoberta durante conferência em Bridgeport, CT na presença da governadora do Estado Jodi Rell.


O médico falou sobre a descoberta na terça-feira (16), durante a abertura da CTech IncUBator, a mais nova incubadora tecnológica localizada na Universidade de Connecticut. A partir da descoberta, Marc Abreu desenvolveu aparelhos que serão comercializados pela Brain Tunnelgenix Technologies (BTT).


Em entrevista exclusiva ao Comunidade News, Marc Abreu contou que os aparelhos captam o sinal emitido através do túnel de temperatura cerebral. Segundo ele, todo ser humano possui o túnel. A descoberta aconteceu quando o médico observou a transmissão energética dentro dos tecidos. “E aí que eu percebi que existia uma configuração térmica para a transmissão de sinais térmicos do cérebro”, explicou ele. (...) segue

Fonte : Comunidade News

Um novo ensaio clínico com células-tronco embrionárias

Mais um ensaio terapêutico será iniciado nos Estados Unidos com células-tronco embrionárias (CTE). Dessa vez será com pacientes acometidos pela doença de Stargardt, uma doença hereditária, onde os afetados tem uma degeneração macular que causa uma perda progressiva da visão levando finalmente à cegueira. Ela pode ser causada por mutações em diferentes genes mas a forma mais comum, associada ao gene ABCA4, tem herança autossômica recessiva. Isto é, a pessoa que é portadora de uma só mutação nesse gene não é afetada. A degeneração macular só se manifesta em quem tem duas mutações: uma herdada da mãe e outra do pai.

A cegueira ocorre devido a destruição da camada pigmentada da retina (RPE do inglês retinal pigment ephitelium) seguida da destruição dos fotoreceptores que são as células receptoras da luz.

Esse primeiro ensaio clínico, a ser testado em 12 pacientes será realizado com células derivadas de células-tronco embrionárias (CTE) pela companhia americana Advanced Cell Technology (ACT) sob a direção de Robert Lanza. Antes de submeter os pacientes ao teste clínico, os pesquisadores desse centro testaram o procedimento em ratos e camundongos.

Segundo o Dr. Lanza o transplante de células-tronco interrompeu a progressão da degeneração da retina com 100% de sucesso em ratos e devolveu uma visão quase normal em camundongos. E, o que é muito importante, sem causar tumores, uma preocupação sempre presente no caso do uso de células-tronco embrionárias.

Os pesquisadores esperam poder avaliar os resultados em humanos em curto espaço de tempo usando aparelhos de alta resolução que permitem seguir a trajetória das células injetadas dentro do olho.

A notícia traz grandes esperanças. A vantagem no uso de CTE é a possibilidade de gerar grandes quantidades de células em laboratório. E como a doença de Stargardt é hereditária e geralmente se manifesta a partir dos seis anos de idade, é possível identificar os portadores da mutação antes que ela se manifeste para atuar de forma preventiva.

Vamos torcer para o sucesso dessa iniciativa. Se for bem sucedida, será mais uma vitória na batalha para aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias.

Por Mayana Zatz

Fonte : Revista Veja

Desvende os mitos e verdades sobre a digestão

Nutricionista confirma o poder digestivo do abacaxi. A água antes das refeições não diminui a fome, já que para alcançar a saciedade seria necessário mais de um litro. Licor e café ajudam a digestão


BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!




Amor e humildade

Nós viveremos, universo afora,
Trazendo dentro d’alma a vida acesa

No ritmo da luz da Natureza,
Que é a eterna vibração da eterna aurora.

A dor, somente a dor nos aprimora,
Nos caminhos da prova e da aspereza,
Elevando a nossa alma na grandeza
Da grande claridade redentora.

Somos os lutadores peregrinos,
Sonhando pela estrada dos destinos,
Um castelo de paz, ventura e glórias.

Sabemos do passado envolto em ruínas
Que a luz do amor e as rudes disciplinas,
São as chaves das últimas vitórias.

Raul de Leoni (Soneto psicografado em 1936)