Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PARKINSONISMO SECUNDÁRIO








São condições em que uma causa específica pode ser identificada. As principais causas são:

Parkinsonismo pós-encefalítico: No início da década de 1920, uma epidemia de encefalite viral, denominada encefalite letárgica acometeu milhões de pessoas em todo o mundo até desaparecer antes do fim daquela década. Cerca de 1/3 dos pacientes morreram na fase aguda. Muitos dos sobreviventes desenvolveram, depois de meses a anos, sintomas de parkinsonismo. O parkinsonismo pós-encefalítico era semelhante à doença de Parkinson mas diferia desta por originar menos tremor e mais rigidez e acinesia, além de produzir movimentos involuntários na cabeça e olhos, conhecidos como "crises oculógiras". Na época da Segunda Guerra Mundial, cerca da metade de todos os pacientes com parkinsonismo haviam contraído a encefalite letárgica anos antes. Depois daquela epidemia, novos casos de parkinsonismo pós-encefalítico praticamente desapareceram em gerações nascidas posteriormente àquela época. Nos dias de hoje, encefalites produzidas por outros vírus podem, esporadicamente, causar parkinsonismo.

Parkinsonismo medicamentoso: Uma forma reversível de parkinsonismo pode ser produzida pelo uso de algumas medicações usadas em psiquiatria (haloperidol, clorpromazina e outras), contra vômitos (metoclopramida) e contra vertigens (flunarizina), entre outras. A retirada ou a redução da dosagem levam à melhora dos sintomas. Entretanto, o desaparecimento completo dos sintomas pode levar muitos meses para ocorrer. Clique aqui para ver a relação dos medicamentos que podem piorar a doença e devem ser evitados.

Fonte : Parkinson On Line

UNIFESP RECRUTA VOLUNTÁRIOS PARA PESQUISA SOBRE PARKINSON


Imprimir E-mail
www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : UNIFESP
05-Abr-2009
O Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC), ligado ao Departamento de Psiquiatria da Unifesp, busca pessoas, de ambos os sexos, para participar de pesquisa sobre a Doença de Parkinson.

Os voluntários devem ter entre 33 e 80 anos e concluído, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental. O LiNC oferece ajuda de custo (transporte e alimentação) durante a participação nas avaliações neuropsicológicas e neuroimagem. Também serão realizadas avaliações psiquiátricas e coleta de sangue (sem ajuda de custo).

Os interessados em participar da pesquisa não podem:

· Apresentar a doença e nem possuírem parentesco consangüíneo;

· Ter doenças neurológicas de qualquer espécie ou diabetes;

· Fazer uso de medicações psiquiátricas ou uso de drogas.

Mais informações podem ser obtidas com Carmen, no telefone 7589-9509 ou por e-mail: carmen1sil@yahoo.com.br

Fonte : Segs - Portal Nacional
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Hoje é dia do Amigogamp
Grupo de Ajuda mútua em Parkinson
MESMO COM PARKINSON, VOCÊ PODE ESTAR DE BEM COM A VIDA.
VAMOS JUNTOS, FAZER DO PARKINSON COISA DO PASSADO

1ª parte
Horário das 20:00 h ás 20:40 h
( Debate sobre um tema abordando a doença de Parkinson )
2º parte Das 20:40 h em diante livre para colocar o papo em dia:

É MUITO BOM ENCONTRAR OS AMIGOS E BATER AQUELE PAPO, MAS ENTENDEMOS QUE ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, VAMOS CONHECER MELHOR A DOENÇA DE PARKINSON.


CLIQUE AQUI