Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 16 de junho de 2011

TECNOLOGIA ASSISTIVA


Tecnologia ajuda quem vive com limitações


Procurando sobre talheres adaptados para portadores de necessidades especiais, encontrei o termo TECNOLIGIA ASSISTIVA. Como nunca tinha ouvido falar sobre esse assunto, pesquisei esta semana na internet e encontrei alguns links que achei interessantes. Estou deixando abaixo alguns destes links. Assim quem precisar de algum instrumento adaptado pode tentar achar por  aqui. (Não se trata de publicidade, apenas mais uma informação).
Aproveito para agradecer ao Hugo pela postagem sobre talheres adaptados. Já repassei para a pessoa que me pediu.  *TT


Brasil.gov.br
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. [Acesse o link para saber mais...]

Na prática
A Tecnologia Assistiva (TA), termo pouco conhecido pela maioria das pessoas, é um campo que procura contribuir de forma prática para a inclusão social de portadores de algum tipo de necessidade especial. Governo e sociedade civil vêm trabalhando para disseminar esse tipo de tecnologia a fim de ampliar as habilidades funcionais de pessoas que buscam uma vida independente. [Acesse o link para saber mais...]


Portal Nacional de Tecnologia Assistiva


Pesquisa Nacional de Tecnoligia Assistiva o Objdetivos da Pesquisa


 Vivere Tecnologia Assistiva
No campo da inclusão social é utilizado um arsenal infinito de ajudas técnicas para compensar ou substituir funções quando as técnicas reabilitadoras não são suficientes para resgatar a função em sua totalidade. O ramo da ciência preocupado em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de aparelhos/instrumentos ou procedimentos que aumentam ou restauram a função humana é chamado Tecnologia Assistiva. [Acesse o link para saber mais...]


 
Talheres adaptados 


A MN importa e comercializa materiais e equipamentos terapêuticos especiais nas áreas de Terapia de Mão e Terapia Assistiva.
  

Empresa de material de conforto, médico e de ajudas técnicas direcionada para a melhoria da qualidade de vida da população idosa e de pessoas com necessidades especiais.
[Acesse o link para saber mais...]

DURMA BEM


Vida agitada, estresse, má alimentação, falta de exercícios físicos… O dia a dia da vida moderna causa uma série de prejuízos ao corpo humano, e uma das principais consequências de dias muito agitados e de excesso de problemas para resolver é a insônia.

O problema, que atinge cerca de 50% da população mundial, é difícil de ser curado e causa diversos distúrbios orgânicos, como hipertensão e problemas cardíacos, além de desgastar o corpo física e emocionalmente.

Em alguns casos, dicas simples podem ajudar você a ter um sono mais calmo e tranquilo. Em outras situações o recomendado é procurar orientação médica, mas algumas atitudes podem fazer com que as noites mal dormidas diminuam. A ajuda pode vir de onde menos esperamos. Uma troca de travesseiros, um colchão adequado, um ambiente silencioso… Assim podemos ter um sono relaxante e revigorante. Abaixo um guia do bom sono elaborado especialmente para você.

Um bom lugar para dormir – não economize no colchão e no conforto do quarto. Um bom travesseiro, um bom colchão e um quarto limpo e organizado são itens básicos para que se tenha qualidade do sono.

− Desacelere – de nada adianta deitar na cama, se ainda estiver agitado. Tente desacelerar o organismo uma hora antes de deitar. Evitar atividades barulhentas, diminuir a intensidade da luz do ambiente, beber um chá ou um leite quente e ler um livro podem ser boas atitudes contra a insônia.

− Pés quentes – procure colocá-los em uma bacia com água quente. Acrescente essência de camomila, que ajuda a relaxar.

− Momento relaxante – se for para a cama e não conseguir pegar no sono, uma idéia é experimentar alguns rituais de relaxamento. Tomar um banho quente e utilizar produtos da linha Relaxar de Taeq Beleza como o sabonete Taeq Capim-Limão com Geléia Real seguido de uma massagem com a manteiga hidratante corporal Taeq Capim-Limão com Geléia Real podem ser dicas importantes na conquista do bom sono.

− Regularidade de horários – procure ir para a cama sempre no mesmo horário. Assim o corpo vai se condicionar a essa rotina e então se tornará mais simples pegar no sono.

− O que evitar – cerca de quatro horas antes de se deitar, evite ingerir bebidas estimulantes como café e refrigerantes e alimentos gordurosos e pesados.

− Jantar – consumir pequenas porções de carboidratos em vez de proteínas, que têm efeito estimulante.

− Evite – acumular os problemas do trabalho e levá-los para casa. Tente cumprir o quanto antes as demandas que surgirem e evite postergar compromissos. Se não deu para fazer no mesmo dia, tranquilize-se e não se cobre demais. Apague o problema da mente e só volte a ele no dia seguinte, quando você estará pronto para mais uma jornada de trabalho.

Aprender a relaxar algumas vezes pode parecer difícil, mas pode se tornar mais fácil quando adotamos pequenos cuidados, como os listados acima. Com ou sem problemas de sono, o importante é dormir confortavelmente, para que na manhã seguinte o organismo esteja cheio de energia para realizar as tarefas de um novo dia.

Gases são causados por fermentação de bactérias do intestino na digestão

Bem Estar desta quinta (16) recebeu o clínico Carlos Eduardo Pompilio.

Pediatra Ana Escobar falou por que o problema é comum em crianças.

Do G1, em São Paulo


No Bem Estar desta quinta-feira (16), a pediatra Ana Escobar e o clínico geral Carlos Eduardo Pompilio, do Hospital das Clínicas, explicaram o que são gases, como eles se formam e de que forma é possível aliviar esse incômodo. A consultora também comentou por que o problema é tão comum em mulheres grávidas e crianças. Ela mostrou como aliviar os gases em bebês: colocá-los de bruços, com a cabeça mais baixa e dar uns tapinhas nas costas.


Fonte : Bem Estar

O que arranha a garganta


Vírus e bactérias são vistos como culpados sempre que surge uma dor dentro do pescoço — e a incriminação muitas vezes é justa. Mas há casos em que esses suspeitos são erroneamente acusados, encobrindo ameaças perigosas

por THEO RUPRECHT • 

Página 1 de 1


Ar seco e variações de temperatura anunciam a fase das estações mais áridas, que começam no outono e se encerram no inverno. Tais condições climáticas, por aumentarem o risco de uma falha das barreiras protetoras do organismo, também criam o contexto ideal para um crime cometido por micro-organismos: a invasão desautorizada da faringe, da laringe ou das amígdalas, que culmina em tormentos para falar, engolir... Apesar de minúsculos em tamanho, os vírus carregam o título de maiores baderneiros dessa região — patrocinam ao menos 85% das irritações ali.


Se por um lado essa gangue possui a atenuante de geralmente não ser muito agressiva, por outro serve como porta de entrada às bactérias, essas bem mais prejudiciais e, logo, mais dolorosas. "Os vírus consomem as células de defesa. É como se eliminassem o exército que combateria outros agentes nocivos", compara o médico Edson Mitre, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em São Paulo. (...) segue


Fonte : Revista Saúde

Perda de memória ou Alzheimer?


Problemas de esquecimento nem sempre estão atrelados à doença

A doença de Alzheimer, conhecida pela perda progressiva de memória, é temida por grande parte das pessoas que geralmente confunde esse tipo de distúrbio com outros problemas de memória, comuns aos idosos.


Segundo a neurologista do Hospital Santa Cruz, Viviane Zétola, só 5% dos casos na terceira idade são diagnosticados como "puros", ou seja, a maior parte das pessoas são acometidas pelo tipo "misto" do distúrbio, que integra o Alzheimer a outras doenças cerebrovasculares, como o infarto cerebral. (...) segue


Fonte : MdeMulher - saúde

BOM DIAAAAAAA! QUE CADA MINUTO DO SEU DIA SEJA DE MUITAS ALEGRIAS!






Assim como a semente traça a forma e destino da arvore,
os teus próprios desejos é que te configuram a vida.