Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Câmara aprova aposentadoria especial para pessoas com deficiência

Prazo de contribuição e idade para aposentadoria serão menores.
Proposta segue para análise do Senado Federal.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) um projeto que cria uma aposentadoria especial para pessoas com deficiência. A proposta reduz o prazo de contribuição e a idade mínima para que essas pessoas possam se aposentar. O projeto segue para análise do Senado Federal.

Atualmente, todos os homens precisam contribuir à Previdência por 35 anos e as mulheres por 30 anos. O projeto reduz em até dez anos o prazo de contribuição de acordo com o grau de deficiência. Quem tem deficiência considerada leve terá uma redução de cinco anos neste prazo, quem apresenta deficiência moderada contribuirá oito anos a menos que o cidadão comum e quem tem deficiência grave terá prazo dez anos menor para a aposentadoria com base no tempo de contribuição.

No caso da aposentadoria por idade, cai de 65 para 60 entre os homens e de 60 para 55 entre as mulheres a idade para a aposentadoria desde que seja cumprido um tempo mínimo de 15 anos de contribuição. Será necessário também comprovar que a deficiência existe há 15 anos para se conseguir a aposentadoria especial por idade.

São beneficiadas pelo texto pessoas que tenham deficiência que apresente restrição física, mental, auditiva, intelectual, sensorial, visual ou múltipla e que restrinja a capacidade funcional. Um regulamento seria feito posteriormente pelo Executivo para definir qual grau de limitação levará à qualificação da deficiência como leve, moderada ou grave.

De acordo com o texto, o grau de deficiência será atestado por perícia do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que deverá ser refeita a cada 15 anos. A pessoa com deficiência tem o direito ainda de pedir uma perícia em prazo inferior no caso do agravamento da deficiência.

O projeto estabelece ainda que no caso de o segurado da Previdência adquirir a deficiência após já estar contribuindo, o benefício de redução de prazo será proporcional aos anos trabalhos com e sem a deficiência.

Fonte : G1 - politica/Câmara dos Deputados

Doença de Parkinson é tema de fórum em Alagoas

O evento, promovido pela In Neuro, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e tem como finalidade ampliar a discussão sobre a doença que afeta milhares de pessoas no mundo.

Parkinson.jpg
Mal de Parkinson é uma doença neurológica progressiva que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita.

Repórter: Mônica Lima

Uma oportunidade para os profissionais, cuidadores e portadores da doença de Parkinson, será o I Fórum Alagoano de Parkinson, que acontece na próxima sexta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal), a partir das 8h15.

O evento, promovido pela In Neuro, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e tem como finalidade ampliar a discussão sobre a doença que afeta milhares de pessoas no mundo.

Segundo a médica neurologista, Cícera Pontes, do In Neuro, a iniciativa tem como finalidade levar a discussão não apenas para os profissionais, mas envolver os portadores da doença, cuidadores e familiares, sobre o que é a doença e as suas peculiaridades e o tratamento que deve ser realizado por uma equipe multiprofissional. Cícera, que está à frente do evento, pretende viabilizar um programa de assistência para os portadores do Parkinson em Alagoas.

Após a abertura do evento, haverá a participação de Genário Couto, do Gruparkinson da Bahia, que vai falar sobre a doença na visão de um portador.

Num segundo momento, a farmacêutica Rusliene Pereira, da diretoria de Assistência Farmacêutica da Sesau fará uma exposição sobre o acesso dos pacientes aos medicamentos na rede pública.

A programação prossegue com palestras sobre as alterações na deglutição na doença de Parkinson, nutrição, qualidade de vida e portadores de doenças crônicas, programa de atenção ao parkinsoniano, diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson e uma apresentação de vídeos.

Doença - O médico inglês, James Parkinson, descreveu pela primeira vez a doença em 1817. Conhecida também como mal de Parkinson, é uma doença neurológica progressiva que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. Mesmo com os avanços científicos, ainda permanece incurável.

Fonte : Site Da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Pâncreas artificial pode beneficiar diabéticos

Protótipo, apresentado nesta quarta, mede o glucagon, hormônio que eleva a quantidade de açúcar no sangue.

A revista científica Science divulgou nesta quarta o resultado do teste com um pâncreas artificial.

"Eu tenho diabetes há 25 anos, descobri quando era criança, e carrego uma bomba de insulina, que é a minha vida, se assim posso dizer. Mesmo assim é difícil”, diz o doutor Aaron Kowalski. “Eu preciso furar os dedos várias vezes ao dia para ver o nível da glicose no meu organismo”.

Mas um aparelho que funciona como um pâncreas artificial pode resolver esse problema. O protótipo, apresentado nesta quarta, mede o glucagon, hormônio que eleva a quantidade de açúcar no sangue.

Manda a informação para um computador, que interpreta os dados, e injeta automaticamente no organismo a quantidade necessária de insulina e glucagon para manter o nível de glicose equilibrado.

saiba mais

Até agora os aparelhos portáteis só aplicavam a insulina e não tinham a capacidade de medir e controlar o nível de açúcar no sangue em tempo real.

O médico, que ajudou na desenvolver o pâncreas artificial, conta que será possível evitar problemas graves provocados pela diabetes, como amputações, cegueira, infarto. (...) segue

Fonte : Jornal Nacional

Depressão é uma doença que exige tratamento

Depressão é uma doença como outra qualquer que exige tratamento, compromete o corpo, o estado de humor e o pensamento, afeta o julgamento (senso crítico) e o comportamento social, caracteriza-se por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de trabalhar, dormir, alimentar-se e desfrutar de atividades anteriormente consideradas agradáveis pela pessoa.

A depressão de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa,afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física.

SINTOMAS DE DEPRESSÃO

Nem todas as pessoas com depressão apresentam todos os sintomas relacionados a seguir. Algumas apresentam poucos, outras, muitos. A gravidade dos sintomas também varia de indivíduo para indivíduo.
- Alterações do apetite e do sono.
- Inquietação, irritabilidade, impaciência.
- Idéias de morte ou suicídio; tentativas de suicídio.
- Tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio.
- Diminuição da energia; fadiga, sensação de desânimo.
- Dificuldade para concentrar-se, recordar e tomar decisões.
- Sentimentos de desesperança, pessimismo, culpa, inutilidade, desamparo.
- Dificuldade para começar a fazer suas tarefas ou de terminar as coisas que começou.
- Perda do interesse em atividades que anteriormente causavam prazer, incluindo a atividade sexual.
- Sintomas físicos e persistentes que não respondem a tratamento; por exemplo: dor de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica.

CAUSAS DA DEPRESSÃO

Considerada como um dos males do século, a depressão não é causada por apenas um fator. Provavelmente é conseqüência da combinação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, ambientais e sociais, entre outros.

TRATAMENTO

O tratamento depende da gravidade dos sintomas. Basicamente, é feito com psicoterapia e antidepressivos. Normalmente, os medicamentos demoram de 10 a 15 dias para surtir efeito. Além disso, a terapia com remédios deve durar no mínimo seis meses. O tratamento ideal deve ser aceitável pela maioria dos pacientes, ser previsivelmente eficaz e produzir mínimos efeitos adversos.

O paciente deve sempre ser muito bem orientado sobre os passos, o tipo e a natureza do tratamento a que está sendo submetido. Ele deve saber sobre a natureza dos medicamentos, suas ações e efeitos adversos, sobre o tempo previsto para sua ação terapêutica, bem como a previsão de tempo de uso.

O tratamento eficaz deve:
• eliminar os sintomas;
• melhorar o funcionamento ocupacional, interpessoal e conjugal;
• reduzir o potencial de suicídio;
• racionalizar recursos (reduzir o uso de serviços de saúde);
• melhorar a evolução a longo prazo.


[link]

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP



A partir das 20:00 hs

TEMA DA NOITE :

"QUAL A SUA MAIOR PREOCUPAÇÃO : FALTA DE MEDICAMENTOS? ATENDIMENTO MÉDICO? COM O FUTURO INCERTO? INDIQUE OUTRAS"

Magno e Demais amigos
ESPERAM POR VOCÊ

Para participar
CLIQUE AQUI

BOM DIA!!!



A verdade e a parábola

Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua quanto o seu nome. E todos os que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas. Assim a Verdade percorria os confins da
Terra, rejeitada e desprezada.

Numa tarde, muito desolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.

- Verdade, porque estás tão abatida? - perguntou a Parábola.

- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!

- Que disparate - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.

Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda a parte onde passava era bem vinda.

Então a Parábola falou:

- A verdade é que os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada...!