Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prêmio México de Ciência e Tecnologia

No dia 16 de julho passado eu estava em meu laboratório na USP quando recebi um telefonema e uma voz feminina muito simpática me disse: “Dra. Mayana? Estou ligando do México, do Conselho de Ciência e Tecnologia. Quero confirmar seu número de telefone porque vão ligar em breve para lhe dar uma boa notícia”. Embora eu suspeitasse o que poderia ser a boa notícia, foram quase dois meses até que fui oficialmente informada de que havia sido escolhida para o prêmio mexicano de ciência e tecnologia. Não podia imaginar um presente melhor: dia 16 de julho é meu aniversário.

Esse prêmio, que existe desde 1990, é outorgado todo ano a um cientista da América Latina, Portugal ou Espanha que tenha se destacado por suas pesquisas e “impacto social”. O prêmio tem duas características especiais: os mexicanos não podem concorrer e ele é entregue pelo próprio presidente da República mexicana, uma clara demonstração da valorização da ciência e tecnologia pelo governo mexicano. Os premiados têm o compromisso de passar uma semana no México dando palestras em diferentes centros universitários.

Transcrevo aqui meu discurso emocionado no momento da entrega do prêmio, na manhã do dia 14 de dezembro, pelo presidente Felipe Calderón:

É impossível descrever como me senti honrada quando soube que eu havia sido selecionada entre tantos grandes cientistas para receber o prêmio México de Ciência e Tecnologia e a emoção de recebê-lo das próprias mãos do presidente Felipe Calderón. (...) segue

Fonte : veja.com-Mayana Zatz

Tocando em Frente

BOM DIA E RETROSPECTIVA 2009!



O QUE CONHECEMOS É UMA GOTA, O QUE IGNORAMOS É UM OCEANO