Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pesquisas com células-tronco avançam no país

Foi inaugurado nesta segunda-feira no Rio de Janeiro o primeiro laboratório do Brasil voltado exclusivamente para estudos com células-tronco embrionárias. É um dos mais modernos do mundo.

O laboratório fica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram investidos R$ 4 milhões em equipamentos que vão produzir bilhões de células-tronco, com capacidade para abastecer uma rede de até 70 laboratórios e hospitais do país.

“O Brasil esta muito bem posicionado porque se adiantou foi possível elaborar uma lei favorável ao uso de células-tronco embrionárias humanas. Então nos estamos muito bem posicionado internacionalmente”, disse o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Lent.

Aqui serão criados dois tipos de células-tronco. As embrionárias são produzidas a partir de embriões humanos congelados entre cinco e sete dias após a fertilização in vitro. Embriões que seriam descartados nas clínicas de reprodução.
O material pode ser usado, por exemplo, nas pesquisas para o tratamento do Mal de Parkinson. Cientistas tentarão criar células de neurônios que serão testadas em camundongos doentes. Mas ainda não um prazo para a aplicação em seres humanos.

Outro tipo é a célula-tronco induzida, feita a partir de uma amostra da pele do próprio paciente.

As células recebem um material genético de embriões humanos, mudam de comportamento e passam a gerar células de todos os tipos, para qualquer órgão do corpo.

Pesquisadores de vários países que hoje trabalham com células-tronco encontram problemas , como a contaminação das células por bactérias, além das possibilidades de rejeição e do surgimento de tumores nos pacientes.

Estes são também os desafios dos cientistas brasileiros no novo laboratório. “Nós temos as melhores condições de trabalho e os melhores equipamento pra se produzir essas células nas condições que se espera pro desenvolvimento dessa área visando a aplicação em humanos, quando essa aplicação se mostrar de fato viável, a partir de estudos que estão sendo desenvolvidos no Brasil e no mundo”, disse o pesquisador, coordenador do laboratório,

Stevens Rehen.

Fonte : Jornal Nacional da Globo

A Benção da Doença

Lendo a entrevista do ator de Hollywood, Michael J. Fox, famoso por estrelar a trilogia De Volta para o Futuro, nas páginas amarelas da edição desta semana da revista Veja, ficamos a refletir, através de seu exemplo real, como podemos nos modificar para melhor, ao entender corretamente o sentido da doença em nossas vidas.

Michael conta que no auge de sua carreira, há 18 anos, recebeu o diagnóstico de Parkinson, doença degenerativa do sistema nervoso.

Hoje , aos 48 anos, ele afirma ter saído fortalecido de todas as provações por que passou à medida que a doença progredia.

Embora tendo sido obrigado a abandonar a carreira, ele avalia que se tornou uma pessoa mais rica do ponto de vista espiritual.

Ele afirma que teve uma ajuda inestimável ao ler o livro:

Sobre a morte e o morrer, da psiquiatra Elisabeth Ross.(...) segue

Fonte : www.institutoespirita.blogspot.com

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP

A partir das 20:30 hs NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

NOVA FOTO AEREA DA ABP

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


TEMA VOCÊ ACREDITA NA CURA ATRAVÉS DA CÉLULA TRONCO? CASO POSITIVO, EM QUANTO TEMPO.

Samuel, Badu e demais amigos esperam por você

Para participar
CLIQUE AQUI

BOM DIA !



Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são puras perdas de tempo e ocupam um espaço mental precioso, que deveria ser usado para coisas mais importantes.
Gurdjieff