Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ESTUDO COLABORATIVO ANUNCIA PRIMEIRO TESTE HUMANO DE MEDICAMENTOS CONTRA ESQUIZOFRENIA


O Vanderbilt Center for Neuroscience Drug Discovery, nos EUA, anunciou que novos medicamentos candidatos para terapias contra esquizofrenia, geradas a partir da colaboração com a Janssen Pharmaceutica, estão a entrar em fase de preparação para os primeiros testes clínicos com humanos, avança o portal ISaúde.   [Segue...]


COMO UMA PESSOA COM PARKINSON PODE EVITAR QUEDAS?

Melhor Amiga

Estar bem consigo mesmo quer dizer fazer pequenas transformações que por medo não fazemos. Que tal você dar uma mudada no visual para simplesmente se sentir mais atraente? Isso faz com que você tenha mais vontade de sair para a luta, mais vontade de vivenciar pequenos detalhes ao seu redor. Outra dica boa é fazer compras, para simplesmente mudar, comece mudando seu guarda roupa, diversificando seu estilo, talvez motive você a se abrir a novas mudanças, faça aquilo que deseja fazer. Que tal você começar aquele regime que há décadas você está adiando, e que vive se queixando?   [Segue...]

Em apenas um segundo, médicos radiologistas são capazes de fazer diagnóstico

Diagnóstico médico em um segundo: estudo conclui que reconhecer a imagem de um objeto e identificar um tipo de lesão ativam as mesmas regiões do cérebro
Diagnóstico médico em um segundo: estudo conclui que reconhecer a imagem de um objeto e identificar um tipo de lesão ativam as mesmas regiões do cérebro (ThinkStock)

É a primeira vez que um estudo investiga os mecanismos cerebrais que estão diretamente envolvidos no diagnóstico médico

Os médicos radiologistas precisam de pouco mais de um segundo para identificar lesões no tórax em uma radiografia. É o que concluiu um estudo feito na Universidade de São Paulo (USP), publicado nesta semana na página da internet do periódico científico PLoS One. Segundo a pesquisa, fazer esse diagnóstico ativa as mesmas regiões do cérebro utilizadas quando reconhecemos o desenho de um objeto ou uma letra (veja imagem abaixo).


CONHEÇA A PESQUISA Título original: How Doctors Generate Diagnostic Hypotheses: A Study of Radiological Diagnosis with Functional Magnetic Resonance Imaging Onde foi divulgada: PLoS One Quem fez: Marcio Melo, Daniel J. Scarpin, Edson Amaro Jr, Rodrigo B. D. Passos, João R. Sato, Karl J. Friston e Cathy J. Price
Instituição: Universidade de São Paulo

Dados de amostragem: 25 médicos radiologistas

Resultado: Os médicos levam, em média, 1.33 segundo para diagnosticar lesões do tórax em radiografias, e ativaram as mesmas regiões do cérebro de quando identificaram imagens de animais ou letras. Porém, ao diagnosticar lesões, a atividade nessas áreas é mais intensa.
Essa é a primeira vez que um estudo investiga os mecanismos cerebrais que estão diretamente envolvidos no diagnóstico médico. Os resultados mostraram o reconhecimento de um problema pode ser muito rápido e muitas vezes feito pelo médico antes de o paciente relatar os sintomas. "Um exemplo disso é quando um médico encontra um paciente com icterícia (cor amarelada da pele) acentuada e imediatamente o diagnóstico de doenças hepáticas vem a sua mente", afirma o estudo, que foi coordenado pelo pesquisador do Laboratório de Informática Médica da USP Márcio Melo.
A pesquisa — Para entender o que se passa no cérebro dos profissionais ao realizar um diagnóstico, os pesquisadores fizeram ressonância magnética em 25 médicos radiologistas no momento em que olhavam para radiografias. Elas mostravam, durante 1.5 segundo, 20 lesões, 20 animais e 20 letras diferentes, e os médicos deveriam descrever as imagens. (...)  segue


Fonte : Revista Veja - Saúde

Rapidinha!!!


 Stress não é uma Toxina mas é Perigoso para o Organismo

Embora não consideremos o stress uma toxina, pois não é algo que se ingira (provavelmente não é tão perigoso como os cigarros), não será por isso que deixa de ser perigoso para o organismo. Quando nos sentimos sob stress, o organismo produz uma variedade de químicos para fazer soar o alerta. A tensão arterial sobe e a circulação é acelerada, facilitando a circulação de toxinas perigosas pelo organismo. Quando estamos sob stress, temos tendência a tomar uma bebida alcoólica, fumar um cigarro ou comer alimentos que contenham gorduras ou açúcar, o que introduz outras toxinas no organismo. Combater o sfress é uma parte importante da desintoxicação, além de ser também uma das mais agradáveis. Jamais alguém descobriu um método para se descontrair de que não gostasse.

Farmácias do programa Saúde Não Tem Preço vão passar a ser monitoradas mensalmente

Programa deu remédios grátis para 7 milhões de pessoas, diz governo


O governo federal divulgou nesta quarta-feira (14) que o programa Saúde Não Tem Preço lançado em fevereiro deste ano, atendeu 7 milhões de pessoas. A ação oferece 11 medicamentos para pacientes de hipertensão e diabetes.

SUS inclui novos remédios para tratar casos de infarto


Leia mais notícias do dia


Antes da criação do Saúde Não Tem Preço, os produtos eram oferecidos com até 90% de desconto nas drogarias e farmácias credenciadas ao “Aqui Tem Farmácia Popular”.


Na comparação de janeiro com novembro de 2011, o acesso a medicamentos aumentou 264% - de 853 mil pacientes atendidos para 3,1 milhões.


Além dos remédios gratuitos, o programa oferece outros 14 produtos com 90% de desconto em medicamentos para o tratamento de asma, incontinência, osteoporose, rinite, colesterol, doença de Parkinson e glaucoma. Anticoncepcionais também recebem o desconto. (...) segue



Fonte : R7 - Saúde

Temos de lutar por uma educação para o século XXI

EXAME DE SANGUE PARA PREVENIR PRECOCEMENTE O ALZHEIMER!!!


Pesquisas apontam um meio para diagnosticar

MAL DE ALZHEIMER


Entrevista com José Augusto Nasser, doutor em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo

Fonte : CBN -
Pesquisas apontam um meio para diagnosticar Mal de Alzheimer - CBN

Cientistas desenvolvem exame de sangue que detecta possibilidade de ter mal de Alzheimer

BOM DIA, VIVA A VIDA INTENSAMENTE!!!




Neste Momento
 
Agora, neste momento, onde quer que esteja, sente o coração tranqüilo, a alma leve, a mente junto da luz... A tua luz, aquela que habita teu ser, que corre os dias contigo, que varre as noites para que fiques tão somente com as estrelas.

Sente este momento, o ar que te rodeia, a vida que pulsa perfeita em ti. Vê, há sempre dois caminhos à frente. Dois caminhos esperando pela tua opção. O sim e o não, o sol e a lua, o céu e o inferno...

A opção que tomares transformará teus próximos momentos em alegria ou decepção. Não descuida de ti. Dá sempre ao teu reino, o melhor. Dança com a alegria e retira os véus da tristeza.

Tenha sempre a mão a chama viva do discernimento e no coração, a certeza de estar acompanhado, de estar protegido. E deixa, deixa que os dias venham, que os dias aconteçam...

E que junto deles tu possas ir, vivendo a cada momento, aceitando a transformação dos tempos, do teu ser e daqueles que contigo habitam.

Simplesmente vivendo, respirando e se dando a oportunidade única de ser, de sentir e aprender que, a cada dia, muito está reservado para ti.

 Sê feliz agora e deixa... Tudo cresce por si mesmo!