Visualizações de página do mês passado

domingo, 4 de julho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE11]



VII -2-
NUTRICIONISTA

Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que incluem as gorduras, os óleos e as ceras. Muitos lipídios são importantes no controle da quantidade de outros lipídios, como o bom colesterol (HDL), que ajuda a controlar o meu colesterol (LDL) Estes não podem ser eliminados totalmente da dieta. Os chamados ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são encontrados nos óleos de peixes, e são cardioprotetores, ou seja, protegem o coração de várias doenças. Por isso é sempre aconselhável substituir alimentos gordurosos por outras fontes de lipídios mais saudáveis, como frituras por saladas temperadas com azeite de oliva.

Para reduzir o colesterol:
- Fazer atividade física,
- Diminuir o consumo de frituras, preferindo alimentação cozida,
- Evitar queijos amarelos, pães e bolos com recheios, gema de ovo, carnes gordurosas, embutidos, frutos do mar, manteigas, cremes de leite, banha.
- Aumentar o consumo de frutas e hortaliças.

Os carboidratos são a principal fonte de energia da dieta humana, o mais abundante encontrado na natureza é a glicose, mas existe a frutose e a galactose.

As fibras na dieta alimentar promovem uma função normal do intestino, pois estimulam a sua movimentação, sendo que as insolúveis aumentam o tempo de transito e o volume do bolo fecal, tendo assim um efeito laxativo. É importante salientar que a ingestão de fibras com o aumento do consumo de água pode resultar em constipação em pacientes com longa história de constipação crônica. Como os indivíduos portadores da DP costumam se queixar da constipação intestinal,sendo que a freqüência aumenta com a idade do paciente e também com o uso de certos medicamentos, o médico neurologista deve ser informado, pois o tratamento com o medicamento Levadopa, pode ser atrapalhado. O levadopa deve ser levado até o cérebro para se transformar em dopamina. Se a levadopa ficar muito tempo no intestino, as bactérias transformam a em dopamina ali mesmo no intestino e a dopamina não entra no cérebro. Sabemos também do mal estar causado pelo intestino preso, contribuindo para a irritação e o nervosismo do paciente. Para aliviar este incomodo o médico deverá prescrever um laxante adequado.

Conselhos da nutricionista com relação à dieta alimentar de um paciente de DP estimular o funcionamento do intestino:
- Pela manhã, tomar água de ameixa preta seca e comê-la,
- Não adiar o horário de ir ao banheiro.
- Tomar muito líquido entre as refeições (oito copos dor dia)
- Mastigar bem os alimentos,
- Ingerir iogurte diariamente,
- Comer frutas-laranja com bagaço, melão, melancia, ameixa, usa abacate, morango,(pelo menos três porções de frutas ao dia).
- Comer vegetais.
- Usar feijão, lentilha, grão de bico.
- Usar mel para adoçar líquidos.
- Usar cereais integrais.
- Não abusar de arroz branco, batata, mandioca.
- Evitar embutidos, pastéis,frituras, polpa de goiaba, limão.

Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO CHAT AMIGOGAMP

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON

A PARTIR DAS 20:30HS

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E
FRATERNO



TEMA DA NOITE:
"QUAL SINTOMA DA DOENÇA DE PARKINSON MAIS ABORRECE VOCÊ? E O QUE TEM FEITO PARA COMBATER?"

Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

Para participar
CLIQUE AQUI

Experimento com células-tronco faz ratos ficarem resistentes ao HIV

Os pesquisadores agora irão testar a técnica em seres humanos

AFP
Pesquisadores americanos encontraram uma nova opção para o tratamento da Aids: tornar o sistema imunológico resistente ao vírus HIV, causador da doença, introduzindo células-tronco modificadas no organismo. O estudo foi publicado nesta sexta-feira (2) na revista Nature Biotechnology.

Como o vírus da Aids ataca proteínas específicas das células de defesa, os cientistas conseguiram desenvolver novas células imunológicas sem essas proteínas específicas.

Para conseguir fazer isso, a equipe de Paula Cannon, da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, estudou um grupo de pessoas que não possuem essas proteínas - o que as tornam resistentes às principais cepas do HIV.

Os pesquisadores eliminaram esse gene específico de células-tronco e produziram outras células imunológicas sem as proteínas atacadas pelo vírus da Aids.

Em seguida, os cientistas introduziram essas células modificadas em ratos de laboratório, substituindo assim seu sistema imunológico por células humanas, antes de infectá-los com o HIV.

Depois de 12 semanas, o sistema imunológico dos animais já havia retomado sua força inicial e a presença do HIV era bastante limitada.

Os pesquisadores agora irão aplicar essa técnica em seres humanos.

Tire suas dúvidas sobre a transmissão da Aids no infográfico abaixo.


Fonte : R7 Notícias Saúde

Sal e sódio causam dúvida a hipertensos, diz pesquisa

Sódio não está apenas em alimentos salgados, mas também em conservantes

Agência Estado
Reduzir o sal na dieta é a primeira recomendação que um portador de hipertensão recebe do médico. Mas uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia com 1.294 hipertensos mostrou que 93% deles não sabem fazer a relação entre o sal e o sódio descrito nas embalagens de alimentos. Pior: 75% nem sequer leem os rótulos e 45% não sabem que os produtos industrializados podem conter sal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de sal não deve exceder seis gramas por dia - uma colher de chá. A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) deve lançar em breve uma nova diretriz reduzindo esse valor recomendado para cinco gramas.

Estudo recente no New England Journal of Medicine apontou que diminuir o consumo de sal pode reduzir doenças cardiovasculares tanto quanto parar de fumar, combater a obesidade e controlar o colesterol. O problema é que a tabela nutricional das embalagens não informa a quantidade de sal e sim a de sódio - um dos componentes do sal de cozinha e o verdadeiro causador da pressão alta.

Para aumentar a confusão, o sódio não está apenas em alimentos salgados, mas também em conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico). Segundo a nutricionista Cristiane Kovacs, uma das autoras do estudo, "Costuma-se recomendar a redução no consumo de sal porque ele é a principal fonte de sódio da alimentação, mas não é a única."

Isoladamente, o sódio não tem sabor, mas apenas 24% dos entrevistados sabiam disso,

O cardiologista Daniel Magnoni, coordenador da pesquisa, explica que é preciso multiplicar o valor de sódio no rótulo por 2,5 para saber o quanto aquilo corresponde em gramas de sal. Um alimento com 500 mg de sódio representa 1,25 g de sal.

- Estou elaborando uma proposta governamental para alterar a informação dos rótulos para que contenham a quantidade de sal.

Mas, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não seria possível fazer essa alteração porque muitos alimentos - como o leite - contêm naturalmente sódio, mas não sal. Declarar a quantidade de sal em um alimento que não teve adição desse ingrediente seria enganar o consumidor", afirmou a agência em nota.

Fonte : R7 - NotÍcias saúde

Assunto: Maus habitos podem encurtar a vida

Quatro habitos de vida considerados indesejaveis são responsáveis pela diminuição do numero de anos a serem vividos.

Segundo novas pesquisas, o tabagismo, o sedentarismo, o excesso de consumo de bebidas alcoólicas e uma dieta alimentar pobre em nutrientes pode nos fazer viver cerca de 12 anos menos, dependendo de alguns outros fatores individuais.

Estes achados foram obtidos de uma pesquisa entre 5000 cidadãos da Gran-Bretanha durante período de observação de 20 anos, conforme publicado na revista Archives of Internal Medicine.

O grande propósito de se apontar esses dados se dá pela necessidade de se convencer as pessoas quanto à importância de se adotar estilo de vida saudável.

Os conhecidos maus hábitos de vida se somam à exposição aos fatores tóxicos que atualmente fazem parte do nosso planeta e que, se não observarmos certas regras que possam nos beneficiar, nos fará viver menos e de forma bem pior.


Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaismann

BOA TARDE E UM DOMINGO CHEIO DE ALEGRIAS!!!



A Alegria

A alegria que se demonstra é força contra a tristeza e o medo...
Ao abrir-se num sorriso, você encaminha alegria em direção aos
outros e também a si mesmo...

É como se dissesse estar contente consigo mesmo, com a vida, com os outros e com Deus...

O sorriso que vem do mais profundo sustenta a mente, à semelhança do combustível que sustenta o motor...

Por isso, não se feche nem seja indiferente ao sorriso dos outros...

Eles demonstram uma alegria que precisa encontrar ressonância para continuar existindo...
Sorrir é mostrar que vale a pena viver...

(Extraído do livro OTIMISMO TODO DIA)