Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Droga anti-impotência é ligada a tumor na próstata, sugere pesquisa

CLÁUDIA COLLUCCI

DE SÃO PAULO

Uma pesquisa inédita da PUC do Paraná em parceria com os NIH (Institutos Nacionais de Saúde dos EUA) sugere que o uso de medicamentos contra a impotência sexual pode aumentar as chances de câncer de próstata.

Esse é o segundo tumor mais frequente entre homens -o primeiro é o câncer de pele que não o melanoma.

Os pesquisadores avaliaram tumores de próstata de 50 pacientes do Hospital AC Camargo, de São Paulo, e descobriram que, em 30%, há uma redução da função de uma proteína do gene PDE11A, que estaria associada ao câncer de próstata.

Acontece que drogas contra impotência (em especial as de longa duração e uso contínuo) também causam, de forma indireta, a diminuição da função dessa proteína, segundo Fábio Rueda Faucz, professor de genética molecular pela PUC e um dos autores do trabalho.

"A gente encontrou na pesquisa uma simulação do que o medicamento faz. O problema maior estaria nos medicamentos de longa duração, que são administrados a cada 36 horas. Eles podem criar uma condição de suscetibilidade ao câncer."

Segundo Faucz, pacientes que fazem uso constante desses medicamentos devem ser submetidos a exames preventivos regulares, como o toque retal e o PSA.(...) segue

Fonte : Folha.com - Equlíbrio e Saúde

BOM DIA, UM DIA DE MUITA ESPERANÇA!!!



Esperança

Enquanto almoçava em um restaurante, pude ouvir a conversa entre dois oncologistas. Um queixava-se amargamente:
- Bob, eu não consigo entender. Nós dois usamos as mesmas drogas, a mesma dosagem, a mesma programação e os mesmos critérios.

Contudo eu tenho uma taxa de cura em 22 por cento e você em 74 por cento. É um índice sem precedentes na estatística do câncer. Como você consegue?

Seu colega respondeu:
- Sim, ambos usamos Etoposide, Platina, Oncovin e Hydroxyurea.
Você chama de seu EPOH. Eu os chamo ao contrário, de trás para frente.

Então digo a meus pacientes que estou lhes dando ESPERANÇA (HOPE).
As estatísticas são funestas, eu enfatizo que temos uma grande chance.


(William M. Buchholz)