Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Miguel Nicolelis avança em tratamento para mal de Parkinson | EXAME.com

São Paulo – Uma equipe de cientistas liderada pelo neurologista brasileiro Miguel Nicolelis e pelo pesquisador chileno Romulo Fuentes fez grandes avanços na busca de um possível tratamento para o mal de Parkinson. Os primeiros testes, realizados com saguis, mostraram bons resultados e o conteúdo foi publicado hoje em um artigo na revista científica Neuron.
As pesquisas foram realizadas no Centro de Primatas do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra (IINNELS), na capital do Rio Grande do Norte. O novo tratamento detalhado no artigo é a estimulação epidural de medula espinhal (EEMS).
A nova técnica seria uma opção à estimulação cerebral profunda (ECP). Esse procedimento depende de uma cirurgia que dura algumas horas. Por conta disso, ele não pode ser usado no tratamento de boa parte dos pacientes que sofrem de Parkinson.
Um artigo em 2009, assinado pelos mesmos pesquisadores, já descrevia testes em roedores. De acordo com um comunicado, mais de 50 pacientes com Parkinson já se beneficiaram dos primeiros tratamentos usando o método de EEMS.
Fonte : Miguel Nicolelis avança em tratamento para mal de Parkinson | EXAME.com

Exercício físico: processo inflamatório e adaptação | Vida de Qualidade

A inflamação, ou o processo inflamatório caracteriza-se como uma resposta natural de defesa do nosso corpo, contra uma infeção ou lesão, com o objetivo de eliminar os agentes invasores.
As causas da inflamação podem ser bactérias, vírus ou parasitas, veneno, exposição prolongada ao sol, ou às radiações e ainda traumatismos, como a quebra de um osso. Este processo faz parte do nossosistema imunológico.
As nossas células do sistema imunológico estão amplamente espalhadas por todo o corpo, no entanto, quando há um processo infeccioso, essas células e os seus produtos se concentram no local infectado para amenizar os danos causados pelo organismo invasor. Este processo se caracteriza pela inflamação, ou processo inflamatório, e é caracterizada por três principais etapas: a primeira é um aumento do suprimento sanguíneo no local afetado; a segunda é o aumento da permeabilidade das células capilares, que ocorre devido a retração das células endotelial, permitindo assim que os mediadores solúveis da imunidade consigam chegar a área atingida; e a terceira é a migração dos leucócitos e dos capilares para os tecidos circundantes da área, impedindo assim o alastramento da infecção.
A sobrecarga, proveniente dos exercícios físicos, provoca micro traumas de diferentes graus tanto no tecido muscular, como no tecido ósseo e no tecido conjuntivo. Esses pequenos traumas podem ser considerados apenas danos temporários e reparáveis, uma vez que são resultado de uma resposta inflamatória aguda, por agentes que têm como principal função a limpeza, o reparo e o desenvolvimento dos tecidos que foram danificados.

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS DO BLOG - CAMPANHA - Asas do Bem, com Drauzio Varella!!!

PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON NO ES SÃO TRATADOS COM 'GAMETERAPIA'

Proposta de estudante é usar videogame, fazendo com que se movimentem.
Além de ajudar na coordenação motora, tratamento diverte o paciente.


Videogame auxilia pacientes com a doença 
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Um projeto de iniciação científica do curso de fisioterapia de uma faculdade em Vitória  usa a tecnologia de entretenimento para trabalhar a recuperação de pacientes com doença de parkinson. Segundo os professores, atualmente, o projeto trabalha experimentando como a 'gameterapia' - terapia através de jogos de videogame - pode auxiliar na melhoria do equilíbrio do paciente que tem a doença.