Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Psicose associada à doença de Parkinson - Notícias | Viva Bem com Parkinson

O termo psicose é amplo e deve ser diferenciado em neurologia daquele que é usado em doença psiquiátrica, como na esquizofrenia. A psicose encontrada na doença de Parkinson (DP) envolve tanto má interpretação como alucinações visuais, auditivas e táteis; às vezes, os estímulos tornam-se verdadeiros delírios. Os estímulos surgem a partir da estimulação de um objeto qualquer, interpretando objetos não vivos como vivos, principalmente quando estão em movimento.
Ainda dentro desse contexto de ilusão aparece à sensação de existir uma pessoa ao seu lado, sensação de presença, ou mesmo, ter a sensação de que alguém passou ao seu lado, sensação de passagem no seu campo visual periférico. As ilusões são facilitadas pelo pôr-do-sol ou ambientes interiores com pouca luz.
Alterações na visão ocorridas na DP podem resultar de alterações na acuidade visual, contraste sensitivo, visão colorida, discriminação de objeto, reatividade das pupilas, movimentos dos olhos, percepção, sensibilidade do campo visual e velocidade de reação visual; todas essas alterações podem ser decorrentes da DP. Lentidão na velocidade de processamento visual pode também conduzir ao declínio na percepção visual, especialmente para mudança de estímulos rápidos. Portanto, os pacientes com DP precisam de mais tempo para visualizar os objetos em foco.

Fonte : Psicose associada à doença de Parkinson - Notícias | Viva Bem com Parkinson

PREVINA-SE DE DOENÇAS OCULARES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 180 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum tipo de deficiência visual. Destes, 50 milhões são cegas e 135 milhões correm o risco de ficar cegas.

Hoje, toda a medicina e também a oftalmologia, caminha para a prevenção, apesar de que na prevenção de doenças oculares o Brasil ainda está muito aquém. Tanto é assim que a catarata, glaucoma e degeneração macular ainda cegam muitos brasileiros, apesar de serem doenças passíveis de tratamento e controle.

Mas quando iniciar os exames oftalmológicos?

Em toda a fase da vida, cuidados com a visão são importantes. A prevenção deve começar logo após o parto. Desde o nascimento já é possível diagnosticar algumas doenças, entre elas a catarata congênita, glaucoma, hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade.

Já na adolescência e fase adulta cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de problemas de visão devido ao uso constante do computador. Este número vem aumentando em um milhão a cada ano. Os exames também são obrigatórios e devem ser de preferência anualmente ou de 2 em 2 anos.

A partir dos 40 anos é comum as pessoas sofrerem da conhecida vista cansada (presbiopia) e terem problemas de redução de visão para perto. É importante que sejam feitos exames de rotina para mapear a retina e medir a pressão ocular.

Nessa fase também há o risco de aparição de doenças como catarata e glaucoma. Doenças sistêmicas como Hipertensão Arterial e diabetes necessitam de uma avaliação oftalmológica semestral.

A melhor forma para ter uma visão saudável é fazer exames periódicos para precaver certas doenças, já que muitas delas podem ser desaceleradas ou até mesmo curadas se descobertas a tempo.

Lembre-se: Todas as doenças citadas podem ser retardadas ou até mesmo evitadas se detectadas logo no início. Por isso é de extrema importância a visita periódica ao oftalmologista. Com isso você terá excelência na visão pois as melhores coisas da vida são para serem vistas d e perto e nitidamente.

Dra. Ana Cristina Picchioni / Dr. Paulo Silvério – oftalmologistas

Fonte: Blog da 3ª. idade

4 dicas para melhorar a sua memória | Vida de Qualidade



Com o passar da idade existe cada vez maior propensão para começar a ter problemas de memória. Temos tendência para  encarar a memória como algo estático, que não se altera, mas na verdade, assim como podemos treinar e melhorar algumas das nossas capacidades, também em relação à memória se pode aplicar o mesmo.
Podemos dividir a memória em dois tipos distintos: a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. A memória de curto prazo é o tipo de memória que o nosso cérebro usa para armazenar pequenos pedaços de informação que precisamos no imediato, como o nome de alguém que encontramos pela primeira vez, por exemplo. A memória de longo prazo é usada para as situações que não precisamos de lembrar naquele instante. Por exemplo, quando estudamos para um teste ou exame, estamos a trabalhar a memória de longo prazo. Um momento memorável das nossas vidas, eventos com a família ou amigos e outros tipos semelhantes de situações também ficam armazenados na memória de longo prazo.
Mas como podemos melhorar a nossa memória. Continue a ler e descubra 4 dicas que o vão ajudar.

  1. Mantenha a sua memória bem organizada – O nosso cérebro gosta de ter a informação bem organizada. Já reparou que fazemos tudo com base numa organização definida? Os livros têm capítulos, marcar matérias importantes é um método de estudo aconselhado, os documentos são guardados em pastas, por exemplo. Tudo isto para que seja mais simples para acedermos ao que queremos. Ao organizar cuidadosamente aquilo que precisa de memorizar vai ajudar o seu cérebro a codificar melhor a informação que recebe.
Fonte : 4 dicas para melhorar a sua memória | Vida de Qualidade

Ligação entre exposição pesticida
e o desenvolvimento de Parkinson


Ao longo das últimas décadas, neurologistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) têm-se dedicado a estudar a ligação existente entre pesticidas a doença neurodegenerativa Parkinson. Até à data foi já demonstrado que os químicos paraquat, maneb e ziram, espalhados com frequência no Vale Central californiano, estão relacionados com o aumento da doença, não só entre os agricultores como em outros indivíduos que habitam ou trabalham perto dos campos.
Agora, os investigadores descobriram uma ligação entre Parkinson e outro pesticida, o benomyl, cujos efeitos tóxicos ainda se fazem sentir, 10 anos após este químico ter sido proibido pela Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos.

A exposição ao benomyl dá início a uma série de eventos a nível celular que pode levar ao desenvolvimento de Parkinson. O pesticida impede a enzima ALDH (aldeído desidrogenase) de 'tapar' a DOPAL, uma toxina que ocorre naturalmente no cérebro.
Quando deixa de ser controlada pela ALDH, a DOPAL acumula-se, provocando danos nos neurónios e aumentando o risco de um indivíduo poder desenvolver Parkinson.
 
Fonte : Ligação entre exposição pesticida <br> e o desenvolvimento de Parkinson

Começar o ano da melhor forma | Vida de Qualidade



Já entrámos num novo ano e com ele vêm novos desafios e objetivos. A cada ano que passa tentamos sempre encontrar formas de nos reinventarmos e superar-nos, por isso, é importante começar o ano da melhor forma e com o chamado “pé direito”.
Acima de tudo, o importante é conseguirmos encontrar estratégias para viver uma vida de qualidade, melhor e repleta de serenidade e felicidade para nós e para os que mais amamos.
Aqui ficam algumas dicas de como começar o ano da melhor forma.

  Fonte : Começar o ano da melhor forma | Vida de Qualidade

BOA TARDE, MAS BOA TARDE MESMO!!!


A Honra também se ensina

É comum, em nossos dias, ouvirmos reclamações por parte de pessoas que se sentiram desrespeitadas em seus direitos.

É o médico que marca uma hora com o paciente e o deixa esperando por longo tempo, sem dar satisfação.
É o advogado que assume uma causa e depois não lhe dá o encaminhamento necessário, deixando o cliente em situação difícil.

É o contador que se compromete perante a empresa em providenciar todos os documentos exigidos por lei e, passados alguns meses, a empresa é autuada por irregularidades que este diz desconhecer.
É o engenheiro que toma a responsabilidade de uma obra, que mais tarde começa a ruir, sem que este assuma a parte que lhe diz respeito.
É o político que promete mundos e fundos e, depois de eleito, ignora a palavra empenhada junto aos seus eleitores.

Esses e outros tantos casos acontecem com freqüência nos dias atuais. É natural que as pessoas envolvidas em tais situações exponham a sua indignação junto à sociedade, e reclamem os seus direitos perante a justiça. Todavia, vale a pena refletirmos um pouco sobre a origem dessa falta de honradez por parte de alguns cidadãos.

Temos de convir que todos eles passaram pela infância e, em tese, podemos dizer que não receberam as primeiras lições de honra como deveriam. Quando os filhos são pequenos, não damos a devida atenção às suas más inclinações ou, o que é pior, as incentivamos com o próprio exemplo.

Se nosso filho desrespeita os horários estabelecidos, não costumamos cobrar dele uma mudança de comportamento.
Se prometem alguma coisa e não cumprem, não lhes falamos sobre a importância da palavra de honra. Assim, a palavra empenhada não é cumprida, e nós não fazemos nada para que seja.

Ademais, há pais que são os próprios exemplos de desonra. Prometem e não cumprem. Dizem que vão fazer e não fazem. Falam, mas a sua palavra não tem o peso que deveria. É importante que pensemos a respeito das causas antes de reclamar dos efeitos.

É imprescindível que passemos aos filhos lições de honradez. Ensinar aos meninos que as irmãs dos outros devem ser respeitadas tanto quando suas próprias irmãs. Que a palavra sempre deve ser honrada por aquele que a empenha. Ensinar o respeito aos semelhantes, não os fazendo esperar horas e horas para só depois atender como que estivéssemos fazendo um grande favor.

Enfim, ensinar-lhes a fazer aos outros o que gostariam que os
outros lhes fizessem, conforme orientou Jesus. Pense nisso!

Não há efeito sem causa. Todo efeito negativo tem uma causa igualmente negativa. Por essa razão, antes de reclamar dos efeitos, devemos pensar  se não estamos contribuindo com as causas, direta ou  indiretamente.