Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Erros comuns durante uma caminhada publicado pela Renata em Esporte em January 22, 2009

Fazer exercício físico é muito importante para a saúde. A caminhada é a mais praticada, principalmente por ser um exercício que não necessita de investimentos financeiros. Ela pode ser praticada a qualquer hora, em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

Todo mundo sabe que caminhar faz bem para a circulação sanguínea, hipertensão e varizes, mas como todo exercício físico, caminhar também tem precisa de precauções:
- Evite passos largos, pois podem causar torsões e quedas.
- Não dê pisada muito forte, nem ande na ponta dos pés.
- Atenção à postura, mantenha a coluna reta, o olhar para frente e abdomen contraído.
- Não utilize pesos pois pode causar dores na coluna.
- O tênis deve ser apropriado para o tipo de exercício. Nada de tênis muito duro.
- A hidratação antes, durante e depois da caminhada é importante para evitar câimbras.
- Não caminhe em jejum, pois pode causar tonturas e desmaios. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, frutas e leite e derivados.
- A caminhada deve ser gradativa. O ideal é começar com 30 minutos.
- Deve-se fazer alongamento antes e depois da caminhada.
- O melhor horário para caminhar é de manhã e a noite.

Mas lembre-se de pedir auxilio de profissionais para um acompanhamento.


Fonte: Terra – Vida e Saúde

http://www.vivendocomsaude.com/erros-comuns-durante-uma-caminhada/

1 de outubro

ESPECIAL IDOSO

Direitos dos idosos nas relações de consumo

O dia 1º de outubro de 2003 marca a data em que foi sancionado o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), criado para garantir maior proteção a um grupo vulnerável da sociedade – a exemplo de outras legislações existentes no país, como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Os idosos, que devem representar 11,4% dos 219 milhões de brasileiros (25 milhões) até 2020, segundo as projeções do Censo 2000, vêm aumentando sua participação na renda das famílias e demandando produtos e serviços especializados. Neste Especial Idoso, o Idec destaca orientações sobre direitos específicos a esse público e orientações sobre produtos e serviços. Conheça e faça valer seus direitos!

SAÚDE
O idoso precisa ficar atento a alguns detalhes na hora de contratar um plano de saúde para não sofrer com reajustes e cláusulas abusivas. Além disso, tem direito a acompanhante em caso de internação, na rede pública ou privada, atendimento preferencial no SUS e acesso à medicação, inclusive preventiva.
Confira seus direitos!

TRANSPORTE TURISMO
É assegurado ao passageiro acima de 65 anos a gratuidade no transporte coletivo urbano e semi-urbano. No caso de ônibus interestaduais, as vagas destinadas a esse público são condicionadas a reservas, assim como em estacionamentos.
Confira seus direitos!

Já existe até um programa do governo federal destinado à terceira idade, com descontos no período de baixa ocupação. Mesmo oferecendo condições especiais, esses pacotes estão sujeitos às regras previstas pelo CDC.
Confira seus direitos!

CULTURA E LAZER
O valor de Ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer também devem ter pelo menos 50% de desconto para idosos.
Confira seus direitos!

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS HABITAÇÂO
Tanto o poder público quanto os estabelecimentos privados têm obrigação de assegurar prioridade no atendimento aos idosos, de forma a tornar o atendimento o mais confortável possível e com atendimento adequado. Confira seus direitos!

Programas habitacionais devem destinar um percentual específico de unidades aos idosos. No caso das casas de repouso, os contratos devem ser detalhados e firmados com eles, a menos que sejam considerados incapazes, para evitar internações forçadas. Descumprimento das regras pode levar à multa e interdição.
Confira seus direitos!

FINANCIAMENTO PREVIDÊNCIA PRIVADA
O INSS estabelece as normas sobre empréstimo consignado para os idosos. A modalidade tem juros mais baixos e o número de parcelas, descontadas diretamente do benefício, não pode exceder o prazo de 60 meses.
Confira seus direitos!

Há dois tipos de previdência privada: aberta e fechada (fundos de pensão). Os planos seguem uma fase de acumulação, em que o participante faz contribuições, e outro de recebimento do benefício contratado. É preciso acompanhar as flutuações e verificar possibilidades de perdas acentuadas durante esse processo. Confira seus direitos!

CONTATOS ÚTEIS
Confira alguns telefones e sites que podem ajudar na busca por informações sobre direitos dos idosos e para denunciar eventuais casos de descumprimento de regras ou mesmo de maus tratos contra essa faixa da população.
Leia mais!

MAIS INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES

>> CARTILHA DOS DIREITOS DOS IDOSOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

>> ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO AOS PLANOS DE SAÚDE – A
QUESTÃO DOS REAJUSTES POR MUDANÇA DE FAIXA ETÁRIA

BOM DIA!



Onde está a felicidade? No amor, ou na indiferença? Na obediência, ou no poder? No orgulho, ou na humildade? Na investigação, ou na fé? Nas celebridades, ou no esquecimento? Na nudez, ou na prosperidade? Na ambição, ou no sacrifício? A meu ver, a felicidade está na doçura do bem, distribuído sem idéia de remuneração. Ou, por outra, sob uma fórmula mais precisa, a nossa felicidade consiste no sentimento da felicidade alheia, generosamente criada por um ato nosso.

Rui Barbosa