Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pesquisa de universidade gaúcha pode ajudar pacientes de Alzheimer › novohamburgo.org :: portal de Novo Hamburgo

Uma pesquisa recente do Centro de Memória da PUCRS pode ajudar pacientes que sofrem de perda de memória e doença de Alzheimer.
Publicado em outubro pelo periódico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS, na sigla em inglês), o estudo identificou a acetilcolina, um dos muitos neurotransmissores presentes no cérebro, como responsável pela orientação espacial e pela potenciação de longa duração.
O coordenador do Centro de Memória, neurocientista Ivan Izquierdo, acredita que a partir de agora a indústria farmacêutica conta com um novo elemento para fabricar medicamentos que afetem especificamente o problema. Até então, sabia-se que a acetilcolina interfere na memória, mas não sobre quais aspectos.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Pesquisa de universidade gaúcha pode ajudar pacientes de Alzheimer › novohamburgo.org :: portal de Novo Hamburgo

RELEMBRAR É VIVER- A HISTÓRIA DO AMIGOGAMP, NOSSO BATE-PAPO SEMANAL!!



A INTERNET TRABALHANDO PARA OS PARKINSONIANOS
LANÇAMENTO DO GAMP = GRUPO DE AJUDA MÚTUA EM PARKINSON
12/abril/1999 - 2ª feira - 20 horas, na sede social da Associação Brasil Parkinson
Avenida Bosque da Saúde, 1.155 - São Paulo
Temos o prazer de informar que, em colaboração com os Produtos Roche, estaremos inaugurando a formação do Grupo de Ajuda Mútua em Parkinson - GAMP, através da Internet.
O programa pretende constituir um canal de comunicação entre os parkinsonianos e seus familiares,que poderão "on line" conversar entre si, sem necessidade de sair de casa, para uma troca de informações e de experiências pessoais, a fim de poder enfrentar a doença com mais coragem e com mais conhecimento de causa. Esse bate-papo eletrônico, certamente constituirá um fator de apoio psicológico recíproco e de melhoria do conhecimento da enfermidade por todos aqueles que vierem a participar do GAMP.
O programa estará disponível a partir do dia 12 de abril, todas as segundas-feiras, das 20:00 às 21:00 horas, através da Internet. Acesso pelo site:
www.amigogamp.com.br
ESPERAMOS POR VOCÊ PARA PRESTIGIAR ESSE IMPORTANTE LANÇAMENTO.
Um coquetel e serviço de bufet será oferecido pela Roche aos que comparecerem ao evento.
Contaremos com um técnico-orientador e a Roche colocará à disposição dos presentes, 6 computadores para que os interessados se familiarizem com o novo programa e participem deste primeiro bate-papo eletrônico sogre a doença de Parkinson. CONFIRMEM SUA PRESENÇA COM ANTECEDÊNCIA PELO TELEFONE (11) 2578-8177.

- Até Maio/2003, o ct era postado diretamente no blog Mal de Parkinson, graças a atuação da Dalva e colaboração do Ryma (samuel)
Vide abaixo como era nosso chat:
Segunda-feira, Abril 07, 2003
CHAT DA ROCHE - 7 de abril de 2003
Bem vindo ao Chat!
18:55:46 - Dalva fala para todos: Boa noite!
19:01:56 - ryma entrou na sala.
19:02:21 - Dalva fala para todos: Boa noite ryma!
19:02:37 - ryma fala para Dalva: boa noite. recebi o seu email convocatorio. Muito bem!
19:03:03 - ryma fala para Dalva: ent
o? Como vo as coisas ai em Campinas?
19:03:21 - Dalva fala para ryma: hahah vamos ver se aumentamos a frequencia deste chat!
19:03:43 - Dalva fala para ryma: tranquilo.. s
que difcil contactar os pk daqui
19:03:45 - ryma fala para Dalva: sua lista
grande, variada e internacional!!
19:04:23 - Dalva fala para ryma: pois
.. depois voc poderia me passar alguns mails para eu

Segunda-feira, Maio 26, 2003
CHAT DA ROCHE em 26 de maio de 2003
Seja bem-vindo ao Chat!

19:02:28 - ryma fala para todos: boa noite a todos: presentes e ausentes
19:11:58 - Meg entrou na sala.
19:12:22 - ryma fala para Meg: como vai?
19:13:22 - ryma fala para Meg: o que a traz a este chat?
19:13:59 - Meg saiu da sala.
19:15:50 - Meg entrou na sala.
19:16:13 - ryma fala para Dalva: estava estranhando a sua demora
19:16:16 - Dalva fala para todos: boa noite...
- A partir de junho/2003 foi criado o blog Parkinsonchat com a seguinte equipe de colaboradores:

"Não há volta, os médicos terão de se reeducar" - Saúde - Notícia - VEJA.com

Eric Topol anda com seu código genético debaixo do braço. É na tela de seu iPad que o cardiologista, um dos geneticistas mais renomados dos Estados Unidos, consegue analisar, por meio de um aplicativo de fácil leitura, as informações de seu genoma. Não é só isso. Na parte de trás de seu smartphone, duas placas de metal correspondem a dois eletrodos que, com uma pressão dos polegares, fazem a leitura dos batimentos cardíacos.

O dispositivo é seu eletrocardiograma portátil. Em casos de emergência, como já calhou de acontecer, Topol analisa a frequência cardíaca com o aplicativo fabricado pela AliveCor, acessado na tela do telefone. Foi assim que, num voo para San Diego, o médico pôde atender a um dos passageiros, prestes a sofrer um infarte. O  paciente foi socorrido a tempo. 

Para Topol, inovações como essas vão impactar o sistema de saúde e a cultura médica. O uso do dispositivo para celular está em vias de ser aprovado na Europa, e aguarda endosso do FDA (Departamento de Saúde) norte-americano para ser comercializado nos Estados Unidos. 

"Nada mais será como antes", alerta o cientista que apostou, de forma pioneira,nas pesquisas genéticas como a vanguarda no diagnóstico de doenças. Os estudos que identificaram genes envolvidos em determinados tipos de câncer levou Topol a pesquisar o DNA de pacientes cardíacos. Sua tese foi comprovada: dois genes ligados a problemas cardiovasculares foram descobertos e, a partir daí, surgiram novos remédios para o tratamento.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : "Não há volta, os médicos terão de se reeducar" - Saúde - Notícia - VEJA.com

Bem Estar - Crianças que comem muito fast food desenvolvem QI menor, diz estudo

Crianças que comem muito fast food têm mais risco de desenvolver um QI (quoeficiente de inteligência) menor até a vida adulta do que aquelas que consomem alimentos frescos, aponta um novo estudo feito pelo Goldsmiths College, da Universidade de Londres.

saiba mais
A pesquisa avaliou a principal refeição diária de 4 mil crianças escocesas entre 3 e 5 anos de idade, e o impacto do tipo de comida na capacidade cognitiva do cérebro – que envolve funções como raciocínio, memória, atenção e imaginação – e no crescimento desses participantes.


Leia mais acessando o link abaixo:
  
Fonte : Bem Estar - Crianças que comem muito fast food desenvolvem QI menor, diz estudo

Cancro da Mama, causas e factores | Qualidade de Vida

O cancro da mama é o cancro mais comum no Reino Unido, contabilizando um em cada três casos de câncer.
O que é o cancro da mama?

O cancro da mama é uma forma de câncer que se desenvolve na mama. Este tipo de câncer ocorre quando as células da mama se multiplicam sem controlo. 

Isso faz com que nódulos ou tumores se formem bem profundo, dentro da mama. Sem tratamento, as células continuam a crescer e multiplicar, fazendo com que o cancro se espalhe gradualmente por todo o seu corpo.
Pode ficar surpreendida(o) ao saber que os homens também podem desenvolver cancro da mama. Embora seja raro, cerca de 250 homens são diagnosticados no Reino Unido a cada ano.

Causas e Factores de Risco do cancro da Mama.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte :  Cancro da Mama, causas e factores | Qualidade de Vida

BOM DIA, BOM INICIO DE SEMANA!



Reiniciando
Você já teve um problema com seu computador?
Eu já. Freqüentemente, muitos problemas simples podem se tornar problemas importantes. Em meu trabalho de suporte técnico para um provedor de serviço de Internet local, eu tenho aprendido a lidar com muitos problemas de computador. Eu disse a alguém outro dia que eu consegui dez anos de experiência em computadores em apenas seis meses ao ajudar os outros com seus problemas.

Quando alguém está tendo dificuldade para conectar à Internet, uma das primeiras coisas que normalmente peço é para eles reiniciarem seu computador. Sim, este ato simples pode resolver um grande número de problemas.

A maioria das pessoas não sabem que quando abrem um programa, o computador reserva uma certa quantia de memória para que aquele software opere. Mesmo depois de fechar o programa, o computador, às vezes, continua a reservar segmentos de memória.

À medida que se abre e fecha mais programas, o computador reserva seções de memória para que eles operem. Eventualmente, não existe suficiente memória livre para o software que opera o modem. Isto, por sua vez, impede que se navegue pela Internet.

Nossas vidas são da mesma forma. Quando nós nos permitimos errar, isto ocupa espaço em nosso coração e mente e "reserva" tempo de nossas vidas que nós poderíamos estar usando em algo mais produtivo. Quanto mais tempo for "reservado", menos estará disponível para usos mais produtivos. Como um de meus amigos costuma dizer,
- O pecado leva você aonde você não quer ir, lhe mantém longe de onde você quer ficar, e lhe custa mais do que você quer pagar.

Quando você reinicia um computador, a memória é liberada para ser usada em outros meios.
Por que não apertar o seu próprio botão "reset" agora mesmo? E comece tudo de novo, da maneira certa...

Tradução de Sérgio Barros