Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ALZHEIMER


Dr. Drauzio Varella - Site Oficial

O portal Dr. Drauzio Varella disponibiliza artigos, entrevistas, diagnósticos, além de conteúdos multimídias como áudios, vídeos e ferramentas interativas.




[Ouça importantes recomendações do Dr. Drauzio sobre Alzheimer]

Suplementos para evitar osteoporose aumentam risco de ataque cardíaco

Comprimidos de cálcio prejudicam condição do coração, diz estudo

AFP
Getty ImagesFoto Getty Images
Comprimidos de cálcio são prescritos para reduzir o risco de fratura óssea nas pessoas com mais idade

Os suplementos de cálcio tomados por pessoas idosas para combater a osteoporose e prevenir fraturas decorrentes podem aumentar o risco de ataque cardíaco. Os resultados da pesquisa, que incluiu 12 mil pessoas, sugerem que o papel do cálcio no tratamento da osteoporose deve ser reconsiderado.

De acordo com a análise, a ingestão de comprimidos de cálcio está associada a um aumento do risco cardíaco de cerca de 25% a 30%. No entanto, o estudo não indica um aumento significativo de mortalidade.

A equipe internacional, dirigida por Ian Reid, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, realizou chegou à conclusão de que o aumento moderado do risco cardíaco não depende de idade, do sexo e do tipo de suplemento.

No entanto, uma alimentação mais rica em cálcio, da forma natural, não está associada a um risco aumentado de problemas cardiovasculares.

John Cleland, da Universidade de Hull, no Reino Unido, diz que, sem levar em conta um possível impacto sobre os números de ataques cardíacos, os suplementos de cálcio são, de qualquer maneira, pouco eficazes para reduzir as fraturas ósseas.

Confira também




Fonte : R7 Noticias Saúde

Transplantes e doação de órgãos crescem no primeiro semestre

Brasil teve 2.367 cirurgias, 16,4% a mais que no mesmo período de 2009.
Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Do G1, em São Paulo

O Brasil teve 16,4% mais transplantes e atingiu patamar histórico de doação de órgãos no primeiro semestre de 2010 na comparação com o mesmo período no ano passado, conforme informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2).

Foram 2.367 cirurgias realizadas no País nos primeiros seis meses deste ano contra 2.033 entre janeiro e junho de 2009. No mesmo período em 2008, o número de operações foi 1.688, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos procedimentos feitos no Brasil são oferecidos pelo SUS, de forma gratuita.

Doadores efetivos de órgão subiram 17% no primeiro semestre de 2010. São 983 pessoas em 2010 ou apenas 10,06 doadores por milhão de população (ppm). Em 2009, no mesmo período, foram 818 doadores ou 8,6 ppm.

São Paulo (22,76 ppm), Santa Catarina (17 ppm), Distrito Federal (16,88 ppm), Espírito Santo (16,06 ppm) e Ceará (15,68 ppm) lideram o ranking de doadores.

Todos os números de transplantes por órgão subiram entre os primeiros semestres de 2010 e 2009, com exceção das operações com coração e de transplantes de rim e pâncreas, juntos.

Os estados de Amazonas e Rondônia não registram doadores de órgãos efetivos ou implantados nos primeiros seis meses deste ano. Do total de 983 doadores, São Paulo responde por 471 deles. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

Poluição veicular eleva risco de doença respiratória entre jovens em SP

Estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP indica relação direta entre doenças e localização de casas

Agência USP


SÃO PAULO - Os poluentes emitidos por veículos na cidade de São Paulo aumentam as chances de crianças e adolescentes até 18 anos serem internados por doenças respiratórias. Um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP indica que há uma relação direta entre o aumento das possibilidades de jovens desenvolverem essas doenças e a localização de suas casas em locais de grande circulação de veículos. Isso acontece porque nessas áreas são maiores as concentrações de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados (PM).

A pesquisa da bióloga Giovana de Toledo teve orientação da professora Adelaide Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP. O estudo divide as concentrações de poluentes em quatro níveis, denominados quartis. O primeiro é o menos poluído - até 25% de concentração de poluentes - e o quarto é o mais poluído - mais de 75%. Verificou-se que nas áreas mais poluídas, entre elas a região do centro expandido de São Paulo, o risco de jovens serem internados por doenças respiratórias é maior.

Além disso, as chances de internação são diferentes para os períodos de inverno e verão. No quartil mais poluído, as chances chegam a 78% no inverno, ante 45% no verão. A diferença entre as estações também é verificada nas áreas menos poluídas. Nestas, no inverno, a chance de internação é de 56%, enquanto no verão baixa para 21%.

Segundo Giovana, nos dois períodos a poluição é maior onde o tráfego de veículos é mais acentuado, porém, no inverno, as internações são mais frequentes em função das características de temperatura e regime de chuvas, que dificultam a dispersão de poluentes.(...) segue

Fonte : Estadão.com.br - Saúde

Assunto: Sauna desintoxica?

Sauna é uma boa maneira de se conseguir uma desintoxicação do organismo, especialmente se houver impregnação por substancias químicas de agrotóxicos e metais pesados, como mercúrio e chumbo.


De fato, o suor abundante é um método utilizado para remover substancias tóxicas do corpo há mais de 100 anos.


Alguns estudos recentes demonstraram que o excesso de suor é uma forma interessante de se remover mercúrio. Por isso, se utilizarmos a sauna como rotina, 1 a 3 vezes por semana, poderemos remover toxinas acumuladas em tecidos gordurosos, principalmente no subcutâneo, onde o suor teria um papel muito importante.


A pratica da sauna não deve exceder 20 minutos por cada vez. Com o passar do tempo, observa-se que o uso crescente de ar condicionado nos ambientes fechados faz com que se transpire menos e, por isso, a pratica da sauna passa a ser bem indicada como forma de desintoxicação.


Não se deve esquecer que um medico deverá ser consultado se houver duvidas quanto às indicações de uso da sauna .


Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaismann

Carne vermelha pode provocar câncer de bexiga

Na pesquisa, os cientistas avaliaram o consumo de nitratos, nitritos e outros componentes encontrados na carne vermelha em 30.000 homens e mulheres de 50 a 71 anos

Carne
(Thinkstock)

Os cientistas descobriram que as pessoas cujas dietas eram ricas em nitritos de qualquer tipo, não só na carne, e pessoas que consumiam muitos nitratos de carne processada, como os frios, tinham entre 28% e 29% mais chances de desenvolver câncer de bexiga

A carne vermelha, vinculada ao risco de acidentes cardiovasculares e alguns tipos de câncer como o de pâncreas, está novamente no centro de uma polêmica. Agora ela é suspeita de causar câncer de bexiga, segundo um estudo divulgado nos Estados Unidos pela revista Cancer.

No entanto, para todos aqueles que não resistem à tentação de comer um hambúrguer com queijo e bacon, uma boa notícia: os cientistas não encontraram qualquer associação entre o consumo de lombo, bacon, hambúrguer, salsicha e filé e o câncer.


Mas sim, "uma associação indireta real entre os frios de carne vermelha" e o câncer de bexiga, informaram os cientistas no estudo. No processamento dos frios, são adicionados nitratos e nitritos à carne para preservá-la e realçar sua cor e sabor. "Os nitratos e nitritos são precursores de compostos N-nitrosos, que induzem à formação de tumores em muitos órgãos, inclusive na bexiga, em várias espécies animais", diz o estudo. (...)segue

Fonte : Veja Noticia Saúde

BOM DIA, MAS BOM DIAAAA MESMO!!!



A sua manhã é importante...

Não comece o dia com idéias negativas. Nem se exalte ou discuta. Valorize-se.

Aproveite a manhã para trabalhar com dedicação e prazer. Preserve-a.

Antes do trabalho, uma boa oração. Agradeça a Deus, ampla e generosamente.

Uma manhã bem vivida é começo de um dia feliz e proveitoso Deus abençoou a alvorada para que pudéssemos ser felizes desde cedo.

MUITA LUZ! A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo!!!

A Beleza Da Sua Vida Depende De Você Por isso...Faça tudo pra ser feliz!

Tudo pra você e por você Lembre-se...O impossível ele já realizou por nós...