Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cientistas pedem a Lula MP para reduzir burocracia em instituições de pesquisa

Lideranças de organizações entregam proposta para alavancar o desenvolvimento tecnológico


Herton Escobar, de O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - Lideranças das principais organizações científicas do País - a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - entregaram nesta quarta-feira, 26, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta de Medida Provisória para reduzir a burocracia que atravanca o desenvolvimento científico-tecnológico nacional.


Veja também:

A íntegra da proposta de Medida Provisória encaminhada ao governo federal

A urgência de novas normas para compras e contratações de instituições de ciência & tecnologia

O texto propõe mudanças na Lei de Licitações (8.666/93), que, segundo as entidades, é hoje "o maior entrave à atuação" das instituições públicas de pesquisa do País. Como solução, a Medida Provisória criaria um "regime jurídico especial para licitações e contratos realizados por Instituição Científica e Tecnológica (ICT) e Agência de Fomento", denominações que incluem todas as universidades públicas, institutos nacionais (como o Inpe) e agências de fomento (como CNPq e Fapesp).

Pela legislação atual, o cientista que precisa comprar um microscópio ou vidro de reagentes passa pelo mesmo processo licitatório de um engenheiro que compra cimento para construção de uma usina, por exemplo. É um processo complicado e lento que, segundo as entidades, se torna incompatível com a agilidade e a flexibilidade necessárias para o avanço científico e tecnológico.

"A morosidade resultante da observância dos ritos, prazos e formalidades especificados na lei, com rigidez incontornável, acaba por ameaçar o regular andamento de projetos em matérias prioritárias, como a prevenção e o combate ao câncer, a produção de vacinas ou a construção e a operação de satélites para monitorar alterações climáticas e desmatamentos", diz uma justificativa que acompanha o texto da Medida Provisória. (...) segue

Fonte : estadão.com.br

Fisioterapia gerontológica propicia qualidade de vida aos idosos

O Brasil terá uma população de cerca de 63 milhões de idosos até 2050, sendo 172 idosos para cada 100 jovens. Essa é a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para atender as necessidades dessa população “envelhecida”, profissionais de diversas áreas estão se especializando em gerontologia, como é o caso dos fisioterapeutas.

O tratamento de fisioterapia gerontológica começa com uma avaliação global e continua com tratamentos específicos como treino de equilíbrio, ganho de força muscular e flexibilidade, dentre outros.


O fisioterapeuta que cuida do idoso tem por desafio promover a independência nas tarefas básicas e funcionais de sua vida diária, minimizando as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, propiciando assim a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida.

Para tanto, é preciso uma visão global do paciente, entendendo todas as esferas que perpassam sua vida – seja social até cultural.

Idosos tratados por fisioterapeutas especializados em gerontologia apresentam melhoras sob o ponto de vista físico e psicossocial. “A filha de uma paciente de 94 anos que atendi relatou que sua mãe depois deste tratamento de fisioterapia gerontológica teve melhoras físicas – redução de dores no joelho – e também ficou mais atenta aos acontecimentos da casa e motivada”, comenta a fisioterapeuta Cristina Ribeiro, especializada em tratamento de idosos.(...) segue

Fonte : ClicFoz

BOM DIA!!!

As crianças processam rapidamente uma grande quantidade de informações sobre o mundo. Em um curto espaço de tempo, elas aprendem a falar e entender a fala, a comer, a andar e muitas outras coisas.

Durante esse período de intenso aprendizado, elas passam boa parte do tempo brincando.

Leve em consideração o valor de brincar. É uma atividade de baixo risco que permite a você baixar a guarda. Não importa realmente se você perde algum jogo – isso não vai tirar sua casa de você. Numa atividade de tão baixo risco como brincar, você fica mais aberto a novas idéias e novas formas de pensar.

Brincar é relaxante. É uma oportunidade de conhecer gente e dividir experiências positivas. Pode ser desafiante e instrutivo. Pode gerar autoconfiança. E claro que é divertido. Se não for divertido, não é brincadeira.

Separe sempre algum tempo para brincar. Faça algo somente para se divertir. Você pode acabar aprendendo algo novo.