Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Estudos clínicos ameaçados

Relatório mostra que caiu o número de pesquisas com seres humanos no Brasil. Para muitos pacientes, o acesso a esses testes é a última esperança

Mônica Tarantino

chamada.jpg
LACUNA
Petrilli deixou de estudar vacina contra gripe suína

O Brasil é o único país do Bric – sigla formada pelas iniciais dos quatro principais países emergentes – onde se registra uma redução no número de pesquisas clínicas necessárias para a aprovação de novos remédios. Rússia, Índia e China tiveram crescimento desses estudos, que envolvem o uso da substância em teste por seres humanos.

“De 2005 até hoje, houve queda de 4% no número de pontos de recrutamento de pacientes para novos estudos no Brasil”, afirma Fábio Thiers, fundador do ViS Research Institute, instituição que estuda a infraestrutura das pesquisas clínicas realizadas no mundo.

A informação é resultado de um trabalho que ele acaba de concluir, feito em conjunto com o Massachusetts Institute of Technology e o National Bureau of Economic Research, que avalia a evolução desse segmento.(...) segue

Fonte : IstoÉ Independente - Medicina e Bem-Estar

EUA autorizam duas empresas a testar células-tronco em humanos.

DA REUTERS

Uma empresa norte-americana anunciou nesta segunda-feira que recebeu autorização da FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos) para testar células-tronco embrionárias em pacientes com distrofia macular de Stargardt, uma forma progressiva de cegueira.

É apenas a segunda vez que os EUA autorizam testes com células-tronco embrionárias em humanos. A empresa Advanced Cell Technology disse que vai testar o tratamento em 12 pacientes.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

No mês passado, a Geron Corp. recebeu o primeiro voluntário para uma experiência com o uso de células-tronco em pessoas com lesão grave de coluna.

Peter Macdiarmi - 19.mai.2004/Reuters
Teste com células-tronco embrionárias será em pacientes com distrofia macular de Stargardt, uma forma de cegueira
Teste com células-tronco embrionárias será em
pacientes com distrofia macular de Stargardt,
uma forma de cegueira

Células-tronco são uma espécie de "livro de receitas" do organismo, capaz de dar origem a qualquer tipo de tecido do organismo. Elas são mais abundantes em embriões, e cientistas afirmam que novas técnicas podem levar à cura de diversas doenças e lesões, porém, muitos se opõem às pesquisas por envolverem a destruição de embriões humanos.

No ano passado, o governo dos EUA revogou as restrições que existiam ao uso de verbas federais para essas pesquisas, mas o assunto é objeto de uma disputa judicial.(...) segue

Fonte : Folha. com - Ciência

Células-tronco ensinando a tratar doença de Rett


Recentemente relatei uma pesquisa desenvolvida pela doutora Maria Rita Passos-Bueno, do Centro do Genoma Humano, mostrando como células-tronco obtidas da polpa dentária de crianças com lábio leporino e palato fendido ajudavam a desvendar os mecanismos responsáveis pelo aparecimento dessa malformação congênita.

Agora uma nova pesquisa realizada pela doutora Maria Carolina Marchetto e doutor Alysson Muotri, dois cientistas brasileiros, permite um salto importante.

A partir de células de pele (fibroblastos) obtidos de meninas com síndrome de Rett – uma doença genética neurológica progressiva – esses cientistas conseguiram gerar neurônios, descobrir o que havia de errado neles e propor estratégias para corrigir o defeito genético.

O trabalho que foi publicado na revista CELL é um exemplo de como, além da terapia celular, as células-tronco podem contribuir para descobrir mecanismos que causam doenças e indicar novos caminhos para tratá-las. Para falar mais sobre conversei com o doutor Alysson Muotri que foi o coordenador dessa pesquisa e que atualmente está na Universidade da California.

Doutor Alysson, você poderia explicar o que é a síndrome de Rett e por que ela só afeta quase que exclusivamente meninas?

A síndrome de Rett é uma doença causada por alterações no gene chamado MeCP2, cuja função ainda não é bem estabelecida. Esse gene se localiza no cromossomo X, e é importante para estágios iniciais do desenvolvimento humano.

Dessa forma, meninos (XY) que possuem apenas uma cópia do gene, têm menos chances de sobreviver caso aconteçam alterações no MeCP2. Meninas (XX) por outro lado, possuem duas cópias do gene, sobrevivendo melhor durante o desenvolvimento, pois a outra compensa até certo ponto. Existem alguns raros meninos com Rett que conseguem sobreviver, mas neles o quadro clínico é bem mais dramático do que nas meninas.(...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

HOJE É DIA DO AMIGOGAMP



A partir das 20:30 hs

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


TEMA LIVRE
Samuel, Badu e demais amigos(as)esperam por você
Para participar

CLIQUE AQUI

BOM DIA,FELIZ INICIO DE SEMANA!!!





Em seu Auxílio

Conserve a própria fé, por tal modo,
que você não possa se afligir, excessivamente,
em nenhuma dificuldade.

Guarde otimismo, com tamanha elevação que
os contratempos da vida não lhe venham a ferir.
Habitue-se à tolerância com tanta fidelidade, que consiga se ver sempre na posição da pessoa menos simpática, evitando ressentimento ou a censura.

Cultive o amor ao próximo, com tanto empenho
que você não consiga fixar-se em qualquer aversão.
Creia na influência e na vitória do bem,
com tanta convicção, que não possa prender-se
à qualquer idéia do mal.

Sustente a própria compreensão, de tal maneira,
que não disponha de meios para ver inimigos e
sim amigos e instrutores, em toda parte.
Resguarde-se no trabalho, com tanta dedicação
ao bem, que não conte com qualquer ensejo
de atrapalhar os outros.

Faça o melhor que puder, em qualquer situação,
com tamanho devotamento à felicidade alheia
que não sofra arrependimento ou remorso,
em tempos de crise.

Atenda à harmonia, onde estiver, com tanta pontualidade, que não encontre motivos para
perder a própria segurança.

Consagre-se a descobrir o " lado bom " das
criaturas e das situações, com tanta pertinácia,
que não ache oportunidade para criticar a ninguém.
Se fizermos isso, estejamos certos de que assim venceremos.

Chico Xavier