Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 3 de março de 2010

Vitamina D e longevidade

Vitamina D passou a ser reconsiderada, apos muitos anos relegada a segundo plano, como um suplemento de grande importancia na estimulação e manutenção da saúde. Alem de vários efeitos benéficos, ela também pode nos ajudar a viver mais.


Pessoas que tomam vitamina D regularmente aumentam em 7% a possibilidade de viver mais, segundo estudos mais apurados.

A principal razão para explicar esse fenômeno é a capacidade desta vitamina oferecer proteção natural contra certos tipos de câncer, diminuindo a possibilidade de proliferação de células malignas.

Alem disso,ajuda a fixar calcio nos ossos e estimula defesas imunológicas, diminuindo inclusive a possibilidade de se contrair viroses respiratórias.


A vitamina D pode ser encontrada no leite e derivados, nos ovos, peixes ricos em gordura tipo ômega-3 alem do que o próprio corpo a produz quando exposto ao sol.

Apesar de ser facilmente consumível, os cientistas também acham ótima idéia de suplementar vitamina D para todas as pessoas.
Procure levar isso em conta.


Fonte : Site Dr.Sérgio Vaismann

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO














TEMA DA NOITE :


"VOCÊ ACHA QUE AS ASSOCIAÇÕES SÃO UNIDAS
OU CADA UMA TRATA DE SI?"


Magno e Demais amigos

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

Cérebro só consegue administrar 150 amigos em redes sociais, diz estudo

Segundo cientistas, sites de relacionamento não expandiram número de amigos que cérebro humano é capaz de administrar.

Da BBC

O cérebro humano é capaz de administrar um máximo de 150 amigos nas redes de relacionamento disponíveis na internet, como os sites Facebook e Orkut, revelou uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Segundo Robin Dunbar, professor de antropologia evolucionária na entidade, esse número é praticamente o mesmo que se via antes da existência desses sites.

Nos anos 90, o cientista desenvolveu uma teoria batizada de "Número de Dunbar", que estabelece que o tamanho do neocortex humano - a parte do cérebro usada para o pensamento consciente e a linguagem - limita a capacidade de administrar círculos sociais a até 150 amigos, independente do grau de sociabilidade do indivíduo.

Sua experiência se baseou na observação de agrupamentos sociais em várias sociedades - de vilarejos do neolítico a ambientes de escritório contemporâneos. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e saúde/neurologia

Cientistas avançam em pesquisas para máquinas obedecerem pensamento

Quando o corpo se ataca

Cientistas criam testes de diagnóstico e investigam a causa das doenças autoimunes - uma reação do organismo contra si mesmo

Mônica Tarantino

chamada.jpg
ACERTO
Com a medicação correta, Milena agora controla a psoríase

A expressão fogo amigo é usada nos campos de guerra para se referir aos incidentes em que um soldado alveja um aliado. Sem engano, ajuda a explicar o que acontece no corpo de quem convive com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, a psoríase e a diabetes tipo 1, entre outras. Nesses casos, o sistema de defesa despacha substâncias inflamatórias e anticorpos contra tecidos do próprio corpo para destruílos. Normalmente, essas reações são deflagradas apenas se algo estranho, como um vírus, é identificado pelas células do sistema imunológico.

Diante da elevada incidência dessas enfermidades – dados do National Institutes of Health, do governo americano, indicam que atingem até 8% da população –, a busca de exames mais precisos para detectá-las no princípio e dos gatilhos que levam o organismo a se comportar de forma alterada estão no topo da lista de preocupações de reumatologistas e dermatologistas.

Essa investigação está produzindo avanços. Um deles é uma combinação de exames capaz de confirmar a presença da artrite reumatoide o mais cedo possível. “A associação entre a dosagem do anticorpo anti-CCP, raio X e ultrassom com doppler é muito eficaz para confirmar o diagnóstico”, diz a reumatologista Hellen de Carvalho, de Brasília.

“Em casos especiais, deve ser pedida também a ressonância magnética.” Outros métodos estão em estudo.

Para um futuro próximo, cientistas da Universidade de Umea, na Suécia, prometem um exame de sangue que identifica 30 citocinas – substâncias inflamatórias associadas à doença. Nos testes feitos até agora, pacientes que apresentam níveis elevados dos compostos manifestaram 86% de chance de ter artrite. (...) segue

Fonte : IstoÉ - independente/medicina&bem estar

Mudanças climáticas podem prolongar temporada de alergias

Aquecimento está estendendo período de polinização e aumento de pessoas com crises alérgicas foi verificado.


Reuters

Porcentual de pacientes com reações alérgicas ao pólen aumentou  durante o estudo

André Dusek/AE

Porcentual de pacientes com reações alérgicas ao pólen aumentou durante o estudo

WASHINGTON - Os espirros, congestão e coriza característicos de crises alérgicas poderão incomodar as pessoas por mais tempo por causa das mudanças climáticas, que estão estendendo a temporada de pólen, afirmam médicos italianos.

Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira, 1, em congresso da Academia Americana de Alergia, durante os últimos 26 anos a quantidade de pólen no ar aumentou progressivamente.

O grupo de médicos da Universidade de Gênova registrou a quantidade de pólen, a duração da temporada e a reação das pessoas diante de cinco tipos de pólen na região de Bordighera entre 1981 e 2007.

"Nós observamos que a elevação progressiva da temperatura prolongou a duração da temporada de pólens de algumas plantas, o que, consequentemente, aumentou a quantidade média do pólen no ar", disse o médico italiano Walter Canônica.

O porcentual de pacientes que apresentaram reação alérgica ao pólen aumentou durante o estudo, contudo os médicos não afirmam que a temporada mais longa de pólen colabore com o aumento de pessoas suscetíveis a esse tipo de alergia. (...) segue

Fonte : estadao.com.br - vida&saúde

BOM DIA, HOJE É DIA DO ENCONTRO VIRTUAL DOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES NO CHAT DA APPP!!

LINDO

ENCONTRO

VIRTUAL

DO S

PRESIDENTES

DO ENÇA

PARKINSON

ABRAÇADOS

E chegaremos ao ponto final. Certamente fomos feitos para abrir caminhos, romper barreiras, ultrapassar limites e vencer. Deus, na sua infinita misericórdia, não nos abandonaria num deserto de incertezas. Não nos deixaria à beira do caminho, condenando-nos a um fim sem propósitos.

Logo mais no chat da APPP a partir das 20:00hs

http://www.appp.com.br/chat/index.php