Visualizações de página do mês passado

sábado, 29 de outubro de 2011

Uma em cada seis pessoas terá um derrame - vida - saude - Estadão

Uma em cada seis pessoas no mundo irá sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em algum momento da vida. Nos Estados Unidos, há um registro a cada 40 segundos, e um indivíduo morre a cada três ou quatro minutos. Na Europa, são mais de um milhão todos os anos. Os números fazem parte de um alerta da World Stroke Organization em função do dia mundial do AVC, que acontece neste sábado, 29.

Segundo especialistas, a maioria dos casos poderia ser evitada com simples mudanças de estilo de vida e sabendo reconhecer os sinais de alerta. De acordo com dados da organização, 85% das vítimas possuem fatores de risco que podem ser identificados, o que ajudaria a reduzir a chance de um evento.

O AVC acontece quando há uma obstrução em algum vaso sanguíneo do cérebro ou quando ele se rompe, causando uma hemorragia. Sem receber sangue rico em nutrientes, células do cérebro acabam morrendo. O atendimento imediato é essencial para reduzir a chance de sequelas. (...) segue
Veja também:
link Teste seu risco de sofrer um AVC (em inglês)
link Saiba mais sobre o AVC
link AVC: mais de 100 pessoas são internadas por dia em SP



Doença de Alzheimer: como ocorre o depósito de placas amilóides? « Genética – Mayana Zatz – VEJA.com


A doença de Alzheimer (DA) que é a forma mais comum de demência senil, está associada a depósito de placas b-amilóides (Ab) e proteína tau no cérebro. Já falei disso em colunas anteriores. Entretanto como se dá esse depósito e qual é o mecanismo desencadeador que  causa esse acúmulo é uma incógnita. Uma pesquisa que acaba de ser publicada na revista Molecular Psychiatry, coordenada pelo Dr. C. Soto da Universidade do Texas, mostrou resultados surpreendentes. Esses pesquisadores injetaram extrato de cérebro de  uma paciente que havia falecido com DA em camundongos e esses desenvolveram a patologia da DA.

Recordando
A DA, que afeta principalmente indivíduos com mais de 65 anos, é caracterizada por uma perda progressiva da memória e da capacidade cognitiva. Mais de 90% dos casos não são hereditários, felizmente. Com o envelhecimento da população a incidência e as consequências do ponto de vista  social e médico da DA tem aumentado significativamente. O depósito de placas compostas principalmente da proteína  Ab  com uma conformação anormal, formando agregados  no cérebro das pessoas afetadas, tem sido apontado como o principal responsável por induzir as alterações cerebrais características da DA. Entretanto não sabemos o que causa essa proteína, que é normalmente produzida pelo organismo, a assumir uma conformação errada e depositar-se no cérebro.(...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

NÃO DEIXE O FRIO ATRAPALHAR SUA ATIVIDADE FÍSICA


Com o outono, chegaram também as temperaturas baixas. Nessa época muitas pessoas usam o frio como desculpa para não praticar atividade física. O que elas não sabem é que com o frio, surgem alguns problemas musculares tais como lombalgias, hérnia de disco, artrite, artrose, que podem ser evitadas com a prática de atividade física. Além disso, o temido efeito sanfona também é uma das consequências da pausa da atividade física nessa época do ano. [Segue...]

EXERCÍCIOS ESPORÁDICOS PODEM AUMENTAR PROBLEMAS CARDÍACOS

 Melhor Amiga

A falta de tempo e a necessidade de realizar uma atividade física faz com que as pessoas procurem fazer exercícios apenas aos finais de semana. Apesar da busca pela saúde, a prática esporádica pode ocasionar em um aumento nos problemas cardíacos.

EXERCÍCIO FEITO POR PRAZER DIMINUI RISCO DE DEPRESSÃO


Pessoas que praticam exercícios regularmente por prazer são menos propensas a ter sintomas de depressão e ansiedade, segundo um estudo norueguês com 40.000 pessoas. 

Top Blog inicia segundo turno com mais de 150 mil blogs indexados


O segundo turno de votação do Prêmio Top Blog 2011 já começou. Com o encerramento do primeiro turno em 11 de outubro, os 100 blogs com maior número de votos, separados por categorias e grupos, passaram para o segundo o turno e agora podem chegar a final.
A lista dos 100 blogs mais votados – Top 100 -  foi divulgada na sexta-feira (21) e, no sábado (22),  começou a votação para a escolha dos finalistas. A votação do segundo turno termina em 22 de novembro, quando os votos serão computados para a grande entrega do prêmio, em dezembro.
O Prêmio Top Blog está em sua terceira edição e neste ano traz o tema Educação Solidária, com o objetivo de incentivar a discussão na blogosfera sobre o tema.
Nesta edição, o número de blogs inscritos ao prêmio aumentou 32%, em relação a edição de 2010. Para o Prêmio Top Blog 2011 foram criadas 10 novas categorias com destaque para Literatura e Educação que superaram as estimativas de inscritos. (...) segue

Fonte : Site Top Blog

Rapidinha!!!




   
Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo. Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você.
Drumonnd de Andrade

A doença de Parkinson é hereditária? | Qualidade de Vida


doença de parkinson não é hereditária. Porém quem tiver um familiar em que a  doença se  desenvolveu antes dos 40 anos,  os riscos de contrair a doença também é muito maior. No entanto, se o familiar desenvolver a doença apenas em anos posteriores, ahereditariedade não parece desempenhar um papel proeminente. Ter pais ou irmãos que desenvolveram  esta doença nas idades mais avançadas, não implica que elementos da mesma família possam também a desenvolver.
Causas da doença de Parkinson
A doença de  parkinson pode ser causada por determinadas drogas antipsicóticas. A substância química MPTP, um contaminante da heroína vendida nas ruas, pode provocar esta doença de forma grave quando injectada por via intravenosa.

Artigos Relacionados:

(...) segue


BOM DIA E UM FELIZ FINAL DE SEMANA COM A PINTURA DA LOURDES FABIANI TORRECILAS!!!


Façamos acontecer

De um modo didático podemos dizer que – em relação ao nosso comportamento ante os desafios da existência - há três tipos de pessoas na vida:

1°) aquelas que vivem, sendo levadas pelos acontecimentos da vida;
2°) aquelas que acompanham os acontecimentos, mas são levadas pela corrente da vida;
3°) aquelas que fazem os acontecimentos da vida, e demarcam os rumos que querem seguir...

Busquemos e lutemos por estar sempre no terceiro grupo: não se rebelando contra os fatos, todavia também não se conformando com eles; não menosprezando a sabedoria de ninguém, contudo não se acomodando nem deixando de buscar novos conhecimentos; não desanimando com os obstáculos, no entanto aprendendo com eles, fazendo deles plataforma para vôos maiores. Reflitamos acerca desses posicionamentos.

Locupletemos a vida, a cada dia, mais e mais de força, garra e esperança. Recordemos a famosa canção da década de sessenta, em que Geraldo Vandré nos exortava a meditar que “quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”. Façamos acontecer fatos bons e grandes realizações por onde passarmos.

Muitos se queixam da vida, de tudo reclamando, e outros acabam até por desertar dela. Mal sabem ou sabiam eles que a grande mágica de nossa jornada existencial está guardada na gaveta de nosso coração.

Basta abrí-la diariamente junto com o amanhecer e iniciar o show de magia, onde cada número bem elaborado redundará no espetáculo de um dia de alegrias, satisfação e bons sentimentos. Façamos acontecer.