Visualizações de página do mês passado

sábado, 8 de maio de 2010

Conheça a fruta considerada a maior fonte de vitamina C já encontrada

A fruta encontrada em áreas alagadas da Amazônia tem o tamanho de uma jabuticaba é apontada por pesquisadores como a maior fonte de vitamina C. Só uma unidade equivale ao suco de trinta limões. É o camu-camu.

Daniela Assayag Iranduba, AM

Até parece jabuticaba, vermelha e pequenininha. A fruta, típica da Amazônia, pode ser encontrada na região da várzea, as matas que são invadidas pelos rios.

Como ele nasce na margem do rio feito mato, durante muitos anos ninguém dava muita importância para o camu-camu. Era comida para peixe. Até que cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia afirmam: nenhuma outra fruta do mundo tem uma concentração tão grande de vitamina C.

Apenas um camu-camu corresponde a três acerolas, mais de vinte laranjas ou trinta limões. Ao contrário das outras frutas, ele conserva todos os nutrientes mesmo em forma de polpa ou desidratado. Por isso, já está sendo desenvolvido o camu-camu em pó para que possa chegar a outros lugares do Brasil.

"Não estraga, a vitamina não se degrada e o tempo de vida é muito maior que a fruta congelada", explica Jaime Aguiar, pesquisador do INPA. (...) segue

Fonte : Jornal Hoje

Próximo Milênio: Felicity Lawrence


por Equipe Milênio |

Felicity 1

O mundo está cheio de gente obesa. Milhões de outras se arrastam magras de fome e mal têm o que comer. A indústria mundial de comida nos alimenta mal, cria hábitos pouco saudáveis e nos entope de substâncias danosas ao organismo, enquanto acumula lucros bilionários.

Grandes empresas multinacionais, pouco conhecidas do público, dominam o setor e fogem da transparência que revelaria suas práticas. O consumidor não tem tempo para fiscalizar o que compra no mercado e depois come, sem perceber quando é manipulado pela má informação nos rótulos e na publicidade.

Essas são denúncias que uma das mais importantes jornalistas britânicas do jornal The Guardian, Felicity Lawrence, apresenta ao correspondente Silio Boccanera. Felicity se especializou em matérias investigativas e em livros que abordam a questão dos alimentos, sua produção e distribuição pelo mundo.

“Em meio à movimentação de pessoas e o abre-fecha de portas na nova sede do excelente jornal britânico The Guardian, onde Lawrence recebeu o Milênio, ela nos contou dos caminhos do alimento, desde nossas plantações em Mato Grosso até o supermercado dela aqui em Londres e aos laboratórios que testam a qualidade do que vai parar nas mesas de muitas famílias”, conta o correspondente.

Silio Boccanera.

Próxima segunda-feira (10/05), às 23h30.

  • Horários de exibição

    Programa inédito Seg 23:30 Horários alternativos Ter 03:30, 11:30, 17:30 Qua 05:30 Dom 07:05

9 alimentos que prolongam a vida

Com a ajuda de um time de especialistas, selecionamos os ingredientes capazes de cuidar dos órgãos mais importantes do corpo, como coração, cérebro, estômago e rins

por Rita Trevisan

fotos Fabio Mangabeira

A máxima “você é o que você come” nunca foi tão atual. Graças aos avanços científi cos e à tecnologia aplicada, que permitiram isolar componentes bioativos dos alimentos, examinando sua ação sobre o metabolismo celular, crescem as evidências de que uma dieta balanceada pode produzir efeitos fi siológicos positivos para a saúde. E não se trata apenas de fornecer nutrientes que funcionam como matéria-prima para os processos vitais do organismo.

A escolha correta dos ingredientes, na hora de montar cada uma das refeições, pode ser uma medida importante para combater doenças crônico-degenerativas que estão se tornando epidemias graças ao estilo de vida moderno, como o colesterol alto e as complicações cardiovasculares que dele podem resultar. E muito embora todos os alimentos tenham lá suas propriedades benéfi cas, quando consumidos em doses adequadas, alguns vêm se destacando por conterem compostos capazes de favorecer o organismo como um todo, protegendo, em especial, um órgão ou sistema cujo funcionamento é de vital importância para todos os outros.

Com o objetivo de chegar aos nove alimentos que mais reúnem vantagens ao organismo, VivaSaúde consultou médicos de diversas áreas, além de nutricionistas. Juntos, eles listaram os ingredientes que você pode consumir regularmente, se quiser garantir mais longevidade e qualidade de vida nos anos que terá pela frente. Eles atuam sobre o corpo todo, mas cada um tem função especial sobre órgãos como o cérebro, o coração, o pulmão, o intestino, o fígado, o estômago, a pele, os ossos e os olhos.(...) segue

Fonte : Revista VivaSaúde

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



Minha Mãe é um Anjo de Deus

Quando eu proclamo que Deus me deu um Anjo eu não proclamo que tenho privilégios: Eu anuncio que não estou perdido e que estou seguro no caminho
.
Quando eu proclamo que Deus me deu um Anjo eu não proclamo com arrogância: Eu confesso que às vezes caio e preciso desse Anjo para me ajudar a levantar.

Quando eu proclamo que Deus me deu um Anjo eu não estou exibindo força: Eu estou declarando que não sou todo poderoso e que preciso de uma força maior.

Quando eu proclamo que Deus me deu um Anjo eu não estou contando vantagem: Eu estou admitindo que sou frágil e que sem esse Anjo tudo pareceria mais difícil.

Quando eu proclamo que Deus me deu um Anjo eu não estou me julgando um favorito: Eu estou dizendo que tenho falhas, mas também um Anjo que acredita no meu valor.

Quando eu proclamo que Deus me deu um Anjo eu confesso que tenho minhas dores, que ainda não superei muitas mágoas e que preciso chamar esse Anjo para me fortalecer.

Quando eu proclamo que Deus me deu um Anjo eu não rebaixo aquele que me ouve nem tenho a pretensão de fazer isso: eu apenas declaro que Deus me deu minha Mãe, o Anjo que me dá a certeza de que sou amado!

Silvia Schmidt

Bom dia!!