Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 22 de junho de 2010

Vítimas de derrame recuperam a fala com o canto

Quem teve lesão do lado esquerdo do cérebro não pronunciam, mas cantam palavras

AFP

SXC
Um paciente com lesão no lado esquerdo não conseguiu recitar
"Parabéns para Você", mas pode cantar a música

As vítimas de acidentes vasculares cerebrais podem recuperar a fala com o canto, anunciaram neste sábado (20) cientistas americanos.

Gottfried Schlaug, professor associado de Neurologia do Hospital das Clínicas Beth Israel Deaconness Medical Center, e a Facultade de Medicina de Harvard concluíram que os pacientes que sofreram derrame no lado esquerdo do cérebro são incapazes de pronunciar palavras, mas podem cantá-las.

Na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), Schlaug exibiu à imprensa um vídeo de um paciente com uma lesão no lado esquerdo do cérebro, a quem pediu que recitasse a letra de "Parabéns para Você".

O paciente não conseguiu atender o pediro e se limitou a repetir as letras N e O.

Mas quando Schlaug pediu que cantasse a música, enquanto alguém sustentava a mão esquerda do paciente com uma batida no ritmo da canção, ele disse claramente "Parabéns para Você".

- Este paciente murmura frases sem sentido quando pedimos que diga as palavras, mas se pedimos que cante ele consegue pronunciar as palavras.

A outro paciente ele ensinou a dizer "tenho sede" com o canto, enquanto outro enfermo, vítima de uma grande lesão no lado esquerdo do cérebro e que durante muitos anos tentou várias terapias para recuperar a fala, todas sem êxito, conseguiu falar o próprio endereço.

Imagens dos cérebros de pacientes com lesões provocadas por derrames no lado esquerdo do cérebro - que é mais usado para a fala - mostram mudanças funcionais e estruturais no lado direito do cérebro depois que foram submetidos a essa forma de tratamento com as canções, chamada Terapia de Entonação Musical (MIT, na sigla em inglês).

Schlaug está realizando atualmente um teste clínico aleatório da terapia para obter sua aceitação na área médica.

Fonte : R7 noticias

JORNAL DA CBN

Médicos se mobilizam no Dia Mundial do AVC, doença que mata mais de 100 mil brasileiros todos os anos

Entrevista com Mirto Nelso Prandini, neurocirurgião e chefe do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Para acessar o áudio Clic Aqui

Melhore sua vida com uma atitude de gratidão



No primeiro dia do Mês da Gratidão que estipulei para mim mesmo, o meu filho de 5 anos acordou “entediado” às 5h15 da manhã, vi uma multa por excesso de velocidade na bolsa da minha mulher e o aquecedor deu o último suspiro na hora em que entrei no banho. Em geral, eu começaria a resmungar e o dia teria um péssimo início. Mas aquele dia foi diferente. Como são lindas as covinhas do meu filho, mesmo nessa hora infeliz. Como é encantador o espírito aventureiro da minha mulher. Faltam apenas 29 dias.

Uma semana antes, enquanto brigava com a sensação de que viera ao mundo para encher e esvaziar a lavadora de pratos, decidi que já era hora de dar fim aos resmungos automáticos. Mas não eram apenas as pequenas coisas que me atormentavam. De repente, os meus amigos vinham enfrentando adversidades: câncer, divórcio, demissão. Eu não deveria comemorar minha relativa boa sorte?


Já ouvira falar do benefício da gratidão. O que não entendia direito era como passar da rabugice à alegria transbordante. Em busca de dicas, liguei para Robert A. Emmons, professor da Universidade da Califórnia, pioneiro na pesquisa sobre os benefícios do pensamento positivo. Emmons citou novos estudos que indicam que basta fingir estar grato por algo que o nível de substâncias químicas associadas ao prazer e ao contentamento – serotonina e dopamina – aumenta. Viva como se fosse agradecido por tudo, disse ele, e logo isso se tornará real. (...) segue

Fonte : Revista Seleções

BOM DIAAAAAAAAA!!!



Momentos de Vida

O que julgamos ser óbvio; Quase nunca o é em verdade...

O que julgamos ser verdade
; Quase nunca o é em absoluto...

O que julgamos ser absoluto
; Quase nunca o é para sempre...

O que julgamos ser para sempre; Quase nunca vai além do amanhã...

O que julgamos ser até amanhã;
Quase nunca chega até lá de fato...

Quando julgamos, quase sempre o fazemos com nossos sentimentos e sem ter o conhecimento de todo o contexto, nos falta compreender o que seja a transitoriedade da vida, por isso, na grande maioria das vezes... erramos.

Autor: Sérgio Rossetto