Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 15 de maio de 2013

G1 - Cientistas criam células-tronco humanas por meio de clonagem - notícias em Ciência e Saúde


Depois de mais de 15 anos de fracassos de cientistas de todo o mundo, além de um caso de fraude, cientistas finalmente criaram células-tronco humanas com a mesma técnica que produziu a ovelha clonada Dolly, em 1996. A equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos EUA, publicou artigo a respeito na revista "Cell", nesta quarta-feira (15)
Como informa a agência Reuters, para chegar ao resultado, os pesquisadores transplantaram material genético de células adultas em óvulos cujo DNA havia sido removido. Eles cultivaram células de seis embriões criados, em dois casos, a partir de DNA de amostras das peles de uma criança com uma doença genética, e, nos outros quatro casos, de fetos saudáveis.
Fonte : http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/cientistas-criam-celulas-tronco-humanas-por-meio-de-clonagem.html

Reprogramação de células ajuda tratamento de doenças como Parkinson - Vida - Sol

Investigadores reprogramaram células de pele humana para produzirem células-mãe, um passo importante para o tratamento de doenças como a de Parkinson ou a esclerose múltipla, considera hoje a revista norte-americana Cell, que publica as investigações.
As células-mãe ou células estaminais são as únicas que têm a capacidade de se diferenciarem em todo o tipo de células do organismo e em se multiplicarem sem limite, apresentando, assim, um grande potencial terapêutico.
Para os cientistas, as células estaminais são promissoras no tratamento da doença de Parkinson, da esclerose múltipla, de patologias cardíacas e de lesões da espinal medula.
Investigadores da Universidade de Ciências de Oregon, nos Estados Unidos, transferiram o núcleo da célula da pele, contendo o ADN (informação genética) de uma pessoa, para a célula de um óvulo, de onde foi retirado o material genético.
O núcleo de uma célula adulta uniu-se com um óvulo que produz células-mãe.
"As células-mãe obtidas por esta técnica demonstraram a sua capacidade para se diferenciarem, como as células-mãe normais, em diferentes tipos de células - nervosas, hepáticas e cardíacas", explicou o coordenador da investigação, Shoukhrat Mitalipov, citado pela revista Cell.
O médico adiantou que as células estaminais reprogramadas "podem ser obtidas a partir de material genético do núcleo [de uma célula] de um doente" e que "não há qualquer problema de rejeição das células implantadas".


Fonte :  Reprogramação de células ajuda tratamento de doenças como Parkinson - Vida - Sol

G1 - Unesp de Rio Preto busca encontrar remédio eficiente contra o Alzheimer - notícias em Rio Preto e Araçatuba


O esquecimento entre os idosos pode ser um sinal do Mal de Alzheimer. A doença não tem cura, mas segundo especialistas de São José do Rio Preto (SP), quanto antes for identificada, melhor.
O Mal de Alzheimer afeta o sistema neurológico e provoca a morte das células nervosas e a perda de tecido do cérebro. A doença atinge principalmente as partes responsáveis pela memória, linguagem e comportamento. “O esquecimento não deve ser negligenciado, deve ser investigado. Hoje sabemos que quando os sintomas do Alzheimer aparecem, a doença já vem acontecendo sem sintomas a mais de uma década”, afirma o geriatra João de Castilho.

Nove alimentos para deixar a imunidade nas alturas | Minha Vida

Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

BOM DIAAAA, MAS BOM DIA MESMO!!!


Idealismo
Durante longos e longos anos de minha vida caminhei, perseverante, através de tortuosas vias, tentando atingir o topo de uma montanha. Meu olhar estava sempre voltado para o alto. Fechava os olhos e minha visão espiritual sempre refletia aquele objetivo.

Muitas vezes os pés sangravam, os obstáculos eram tantos e tão dolorosos que meu olhar se voltava para baixo, sentindo-me invadido pelo desânimo e depressão.

Os olhos custavam a secar diante de tantas dificuldades, mas, apesar das lágrimas e do abatimento momentâneo, o olhar sempre retomava o alto, voltado à esperança e à fé no Pai.

Lá sempre foi meu objetivo. Era para lá que eu me dirigia. Era como se eu tivesse sido criado para aquilo; andar, andar, subir aquela montanha com o topo todo enevado.

Um dia lá cheguei. Meus cabelos e barbas estavam tão encanecidos tal o topo da montanha. Meus olhos brilhavam de alegria. Enfim havia conseguido meu intento.

Que bom, meu Deus, vitória, vitória, me sentia o maior vitorioso do mundo... Olhei ao redor... Olhei novamente... Meu Deus! Não havia ninguém, ninguém com quem comemorar. Ninguém.

Durante todo meu caminho, naquela senda dolorosa, mas perseverante, eu havia me perdido em meu ideal, havia me segregado.

Havia esquecido de mim mesmo e esquecido de todos.
Não façam como eu, unam-se sempre como fazem todas as semanas para trabalharem juntos e atingirem juntos o ideal.
Ninguém consegue nada sozinho.
Ninguém sabe mais que ninguém.
A união faz a força.

Que Deus nos ilumine!