Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Saiba como identificar e prevenir os danos causados pelo bruxismo

Hábito de apertar os dentes pode causar dor e desgaste dos dentes

O bruxismo é o habito de apertar ou ranger os dentes. Este comportamento involuntário é muito mais frequente a noite, ao dormirmos que durante o dia, mas, ás vezes, ele pode ocorrer tanto quando estamos em vigília como quando estamos descansando. Segundo a odontogeriatra Amanda Davanço, o problema costuma se manifestar em pacientes com quadros de ansiedade, depressão, durante a doença de Parkinson e em algumas fases da doença de Alzheimer.

A odontogeriatra revela que, muitas vezes, o paciente não sabe que tem o problema. Na maioria dos casos, ele só é descoberto através da queixa do barulho noturno que o parceiro(a) nota ou através do exame clínico em consultório odontológico.

Para Amanda, o bruxismo é causado predominantemente pelo estresse. O problema, associado a respostas emocionais, ativa o sistema nervoso e este, por sua vez, aciona uma atividade muscular intensa na face na tentativa de preservar danos à saúde de outros órgãos como o estômago, por exemplo.

Desta forma descarregamos toda a tensão do estresse na atividade mastigatória, o que dá origem ao bruxismo — explica.

A dentista alerta, no entanto, que é importante ter bem claro que o estresse não é a única causa do problema. Ele pode, ainda, ser um sintoma de outras patologias.

Associamos também ao bruxismo os problemas oclusais, que nada mais é do que o encaixe imperfeito dos dentes, que ocorre entre a maxila e mandíbula. Quando elas estão em desarmonia, podem desencadear o hábito de apertar ou de ranger os dentes — destaca.

Na infância, o bruxismo é muito comum, podendo ter como causa a fase intermediária da troca dental nessa faixa etária, que apresenta concomitantemente dentes de leite e dentes permanentes. Além disso, também nessa época, ocorre o crescimento ósseo e muscular da região.

Segundo Amanda, há ainda alguns biótipos, como aqueles pacientes que tem o rosto mais quadrado, chamados de braquecefálicos, que apresentam o músculo na mandíbula bem desenvolvido. Nesse grupo de indivíduos, o bruxismo é facilmente encontrado.

— Tratando o problema
Não importa a causa do bruxismo, o restabelecimento da harmonia oclusal reduz muito a dor e o hábito de ranger os dentes.

O uso da placa de mordida ou placa miorelaxante, é uma maneira de proporcionar um espaçamento forçado entre a maxila e mandíbula. Desta forma, há relaxamento muscular seguido imediatamente do alívio da dor. A mais longo prazo, explica a especialista, o uso da placa atua na diminuição da frequência do hábito.

Em alguns casos mais graves sugerimos a aplicação de Botox na face para diminuir a atividade muscular, isso é muito usado em pacientes com Alzheimer, por exemplo, que apresentam um bruxismo severo em determinada fase da doença e são pouco colaboradores para um ajuste oclusal ou mesmo o uso de placa de mordida — explica.

— Sinais e sintomas do bruxismo:
- sensação de cansaço muscular na face;
- dor na face;
- dor na cervical (região posterior do pescoço);
- dor de cabeça;
- dor na articulação da mandíbula e maxila, próximo ao ouvido;
- problemas gengivais;
- perda óssea ao redor do dente;
- mobilidade dental;
- fratura dental;
- desgaste dos dentes;
- erosão entre a raiz e a coroa dental, formando uma concavidade nesta região.

Fonte: Zero Hora

Médico do HC de São Paulo dá dicas para adaptação ao novo fuso horário

Hora será adiantada no dia 17 de outubro, próximo domingo.
Estados do Norte e Nordeste não terão horário oficial alterado.

Do G1, em São Paulo

O início do horário de verão no próximo domingo (17) vai exigir uma boa qualidade de sono por parte dos brasileiros, segundo Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas da USP. Para o médico, os cinco primeiros dias após a mudança no relógio são os piores, mas após o período o corpo já consegue se adaptar, se a pessoa conseguir descansar adequadamente.

A má qualidade de sono afeta o desempenho da pessoa nas atividades do dia seguinte. Mas a nova marcação no relógio não é a única causa de desequilíbrio do organismo. "Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma", diz Jacob.

Complicações no coração e no sistema circulatório também poder surgir com uma rotina de noites mal dormidas. "O infarto, por exemplo, costuma acontecer apenas algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, quando o stress aumenta", afirma o médico.

O horário oficial será adiantado em uma hora neste mês de outubro, menos nos estados do Nordeste e do Norte. Na prática, os moradores do Centro-Sul do Brasil terão 60 minutos a menos para dormir. No diaciso reduzir o consumo de chá preto e café. "Exercícios físicos mais cansativos também devem se 20 de fevereiro de 2011, o horário de verão terminará.

O que não fazer

Segundo o especialista, é preciso reduzir o consumo de chá preto e café. "Exercícios físicos mais cansativos também devem ser evitados", afirma Jacob. "O ideal é praticar atividade física depois de, pelo menos, duas horas acordado e não praticar o esforço à noite."

O sono é regulado pelo melatonina, um hormônio acionado pela falta de luz. Atividades muito estimulantes como ler livros ou ver filmes antes de dormir atrapalham a capacidade da pessoas em relaxar e pioram a qualidade do sono. “Para se adaptar ao novo horário, é importante evitar situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite”, diz o médico.

Comer demais no jantar, ir dormir sem se alimentar até tomar banhos muito frios ou muito quentes são também práticas não recomendadas, segundo o especialista.

Fonte : G1 Ciência e Saúde

Casa Branca ilumina-se de rosa para campanha contra o câncer de mama

Ação em prol da campanha de conscientização mundial 'Outubro Rosa' durará apenas uma noite

Efe

WASHINGTON - A Casa Branca iluminou-se nesta quinta-feira, 14, com luzes cor-de-rosa para chamar a atenção da população sobre o câncer de mama durante o "Outubro Rosa", mês em que o mundo todo se conscientiza sobre a importância de prevenir e diagnosticar a doença.

Charles Dharapak/AP
Charles Dharapak/AP
Visitantes tiram fotos em frente à 'Casa Cor-de-rosa'

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em mensagem enviada pelo Twitter, "a partir das 18h30 (19h30 em Brasília), a Casa Branca se iluminará de rosa pelo Mês de Conscientização Nacional contra o Câncer de Mama".

A ação durará apenas uma noite, informou Washington. Essa não é a primeira vez que a residência presidencial participa da campanha. No ano passado, a Casa Branca chegou a ostentar um grande laço cor-de-rosa, símbolo da luta contra a doença, em seu pórtico norte.

Fonte : Estadão.com.br/Saúde


BOM DIA,TENHA UM FINAL DE SEMANA FANTÁSTICO!!!



Vivemos num mundo de transferências

Se pudermos, transferimos nossos problemas, arrumamos culpados pelo nosso fracasso, transferimos nossa felicidade para outras mãos, nos transformamos em vítima na primeira dor.

E é difícil não ser assim, porque viver e assumir riscos é complicado,
é preciso mais do que coragem, é preciso amar-se de verdade.

Eis ai a chave para a sua libertação: Goste-se! Sinta prazer de estar em sua companhia! Saiba de cor e salteado às suas qualidades, ressalte seus dons, seja sábio:

ouça mais do que fala, não se compare com ninguém, tenha metas arrojadas, tenha em mente o que deseja.

Preste atenção em você, no seu corpo, cuide dos seus pensamentos, cuido do seu nível de amor. Respeite-se!

Tudo começa e termina em você. Por isso, comemore-se! Vibre com cada pequena conquista e não desista de tentar, quantas vezes a vida pedir, diga: presente! Diga bem alto para a felicidade: "eu estou aqui!"

Sabedoria é seguir tentando, com respeito, humildade e paz, sabendo-se merecedor, a vida te reconhecerá assim.

Paulo Roberto Gaefke

Doença de Parkinson... não viva só!

Como posso ser mais útil e eficiente?
Esta edição da revista tem como objectivo ajudar os Doentes de Parkinson (DP) a combater o isolamento a que a grande maioriadeles se submetem. É fácil encontrar DP em casa, sem nenhuma atividade, recusando muitas das vezes sair de casa, seja para ir ao café, à associação, ao clube, jantar fora, visitar familiares ou amigos, etc.

À medida que o tempo avança e as dificuldades também, a tendência para o isolamento acentua-se. Partindo da doença de Parkinson, intrinsecamente lenta, em que cada indivíduo marca os seus tempos na realização de atividades, vamos tentar encontrar objetivos e atividades que não estejam diretamente relacionadas com o tempo, ou seja, atividades e ações em que o tempo não é importante na sua realização.

Uma atividade que nos pode ajudar a aumentar os nossos conhecimentos e a nossa atividade social, é a internet. Em rede, podemos conseguir informações sobre os domínios da mesma, de alta qualidade.

Procurar informação ajuda-nos a estar mais atualizados sobre a doença de parkinson
Fóruns: uma boa maneira de se abrir para com os outros e manter-se ativo. Outros fóruns como o da APDPk (http:// parkinson.informe.com/ ou no site www.parkinson.pt) também é uma boa ponte de relações sociais, de dar a conhecer a sua experiência com a DP, expôr as suas dúvidas, os seus medos etc. e conhecer os de outros doentes.

Outra alternativa para aumentar a sua criatividade e desenvolver mais círculos sociais, é o portal que hoje em dia está na moda: http://www.facebook.com. Este site de redes sociais pode ser acedido por qualquer pessoa que tenha uma conta de correio electronico (e-mail). Os utilizadores podem participar em uma ou mais redes sociais, relacionadas com as suas habilitações, o local de trabalho, a região geográfica. Pode ser mais um incentivo para nos mantermos ativos e independentes do tempo de utilização.

Jogos de mesa presenciais ou através de internet
Também se pode estimular a eficiência e a criatividade formando a nossa inteligência com jogos intelectuais como o xadrez, as damas, as cartas ou outros jogos de mesa em que nos podemos inter-relacionar com outras pessoas num ambiente calmo e descontraído. Se tem problemas de mobilidade ou de se mover, pode encontrar algumas páginas na internet onde pode jogar online, com outras pessoas.
[Deixo aqui um comentário pessoal: muito cuidado para não iniciar jogos com aposta em dinheiro, pois leva a problemas de enorme gravidade. Os jogos devem valer como passatempo, convívio social. Vale apostar grão de feijão, fatia de bolo, a última bolacha do pacote, beijinhos, quem lava a louça da janta, mas nunca dinheiro! *TT]

Fazer algo pelos outros
Outra forma para manter a sua atividade de uma maneira eficiente, é procurar a sua utilidade na sociedade com a participação em clubes, associações, a ajuda aos conhecidos e amigos na melhoria do seu estado social, e oferecendo a sua ajuda, formação, aptidões e conhecimentos profissionais, para o bem comum. Lembre-se que há sempre quem precise mais do que você! São atividades muito gratificantes, que além de beneficiarem o indivíduo activo, beneficiam também a sociedade.
[Como sugestão: para quem é professor,ou tem habilidades em artesanato ou artes plásticas, pode procurar abrigos de menores carentes e ajudar com reforço escolar ou ensinar alguma atividade de desenho, pintura, colagens. Faço isso nas férias. Costumo promover algumas oficinas de recreação com artesanato para adolescentes. E uma vez por mês vou à uma instutição de idosos para ler histórias ou poesia. As vezez algum deles pede para declamar um versinho que decorou, porque sempre deixo com eles algumas cópias de poesia. É muito gratificante! *TT]


Saber adaptar-se às circunstâncias
É importante não dar nada por garantido, estar preparado para tudo, mantendo a capacidade de inovar e de mudar, adaptando-se às circunstâncias do momento atual em que vivemos para que, apesar das nossas dificuldades, caminharmos paralelos à sociedade,mas no nosso ritmo.

Não se isole, viva a vida...!

Fonte: Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson - Revista PARKINSON Nº 29