Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Quanto menos, melhor

Conheça as novas drogas que podem ser tomadas com intervalos maiores e, assim, melhorar a vida do paciente

Por Ivonete Lucirio

Um paciente que se descobrisse portador do vírus da Aids, há pouco mais de uma década iniciava seu tratamento tomando cerca de 30 comprimidos por dia. Era uma verdadeira tortura. “Sentia-me como se estivesse comendo um cachorro vivo, e este cachorro me comia por dentro”, descreveu o cantor e compositor Renato Russo, que faleceu vítima da doença. “Os esquemas terapêuticos são variados, dependendo da fase da doença.

O número de comprimidos ou até o medicamento injetável dependem de cada esquema”, diz o infectologista David Uip, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Mas não se pode negar que, hoje, a situação já melhorou bastante: no geral, para se combater o HIV são necessários três comprimidos, duas vezes ao dia.

O coquetel contra a Aids é apenas um exemplo de uma tendência da indústria farmacêutica: reduzir cada vez mais o número de vezes que uma droga precisa ser tomada por dia, até se chegar a extremos em que remédios possam ser ingeridos uma vez ao ano e com a mesma eficácia das drágeas diárias. “O objetivo médico e da indústria farmacêutica é ministrar o menor número de comprimidos, em doses cada vez mais espaçadas, com reduzidos efeitos adversos”, explica Uip.

Essa tendência não significa que haja uma redução na dosagem, que continua sendo a mesma – para garantir a eficiência do tratamento e também o grau de toxicidade. O que muda é a posologia (o número de vezes que cada medicamento deve ser ingerido). “O objetivo principal é tornar o tratamento menos penoso para o paciente e, assim, aumentar a aderência”, explica André Feher, diretor médico do laboratório Novartis. Ou seja, garantir que a droga será tomada pelo tempo certo, exatamente como o médico indicou. “Quando temos uma sinusite é preciso tomar a antibiótico de 8 em 8 horas por 14 dias.

No início, o paciente cumpre o cronograma direitinho. Mas, por volta do quarto dia, quando os sintomas diminuem, a pessoa para de tomar o remédio”, explica o cardiologista Sandrigo Mangini, do Hospital Israelita Albert Einstein. “Imagine como isso se complica no caso de doenças assintomáticas, como hipertensão arterial e aterioesclerose, que exigem um tratamento longo. Diante de uma grande quantidade de comprimidos, fica difícil manter a regularidade”. Nesses casos, reduzir a posologia é ainda mais importante. (...) segue

Fonte : VivaSaúde

A arte de conhecer a si mesmo




Aristóteles afirmava que o objetivo da arte era representar o significado interno das coisas. Hoje, essa forma de expressão é reconhecida como uma via com fins terapêuticos

por Cristina Almeida

" Cheguei ao consultório apreensiva. Na escrivaninha da terapeuta, logo avistei os materiais disponíveis. Tintas, pincéis, giz de cera, canetas hidrográficas, papel, água. Dali a pouco minhas emoções comporiam esse cenário. Era dezembro, e então fui orientada a pensar nos acontecimentos mais significativos do ano. Meu desenho deveria representar o todo: o modo como eu me percebia e me sentia. Esbocei uma casa, um bosque, raios de sol e uma hera que avançava sobre as paredes, quase alcançando as nuvens. Já nos primeiros traços, as lágrimas começaram a cair. Sem parar. Pensei em falar sobre essas sensações, mas não consegui. Pouco a pouco, as linhas coloridas foram preenchendo os caminhos do labirinto interno.

Na AACD, a união entre arte e reabilitação promove a melhoria da saúde de portadores de paralisia cerebral, AVC ou traumatismo craniano

Com a ajuda da especialista, visualizei as saídas possíveis. Observando mais atentamente a imagem sobre o papel, ela atentou para o fato de que eu deixara uma faixa branca, na parte inferior da casa. Toda minha representação parecia flutuar. Isso tem algum significado para você? Perguntou a terapeuta. Uma única visita, e enxerguei a completa desconexão com as minhas raízes. (...) segue


Fonte : Viva Saúde



QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP

CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO



TEMA DA NOITE


"Você Toma Levodopa junto com proteínas" (carnes, aves, leites e derivados, ovos, feijão, etc...)

As proteínas podem competir com a Levodopa e com sua absorção. "


Magno e demais amigos

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

'Super pílula' poderá prolongar a vida

A fonte da longevidade já está sendo desenvolvida em laboratório. Cientistas americanos trabalham na criação de uma "super pílula" que ajudaria a prolongar a vida por mais de 100 anos. Os testes com humanos começam dentro de três anos, informou nesta quarta-feira o jornal britânico Telegraph.

O novo medicamento foi elaborado de modo a copiar a ação de três genes que aumentam significativamente as chances de viver mais de 100 anos. Dois desses genes agem na produção do HDL, o chamado colesterol "bom", que reduz as chances de doenças do coração e derrames, enquanto o terceiro ajuda a prevenir o diabetes.

Essas variações genéticas foram identificadas numa pesquisa realizada com um grupo de judeus com 100 anos ou mais e podem revolucionar tratamentos capazes de retardar o envelhecimento. Segundo Nir Barzilai, diretor do Instituto de Pesquisa sobre o Envelhecimento da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, diversos laboratórios americanos já trabalham no processo de criação de um fórmula que provoque o mesmo efeito desses genes no corpo humano.

Fonte : Veja.com

ALERTA: CFM JULGA NO DIA 4 DE FEVEREIRO PROCESSO QUE PEDE CASSAÇÃO DO REGISTRO DO DR. LUIZ MOURA

O Conselho Federal de Medicina (CFM) pode cassar o registro profissional do dr. Luiz Moura no dia 4 de fevereiro próximo. Ele está sendo julgado em “processo Ético-Profissional” . O julgamento começa às 14 horas, na sede do conselho, em Brasília.
O médico, que exerce a medicina há 60 anos e tem atuação irrepreensível, pode perder o direito de atuar na sua profissão por ter dado entrevista explicando como funciona a auto-hemoterapia. A técnica aumenta a imunidade em quatro vezes, e tem custo extremamente baixo.
A convocação para o julgamento do dr. Luiz Moura foi enviada pelos Correios, via internet, para o advogado do médico, no Rio de Janeiro.
O CFM informou o seguinte: “Ao(s) senhor(es)
Dr. Ronaldo da Silva Brandão
Procurador do dr. Luiz Moura
Notificamos Vossa Senhoria para julgamento do processo Ético-Profissional CFM 2507-059/2008 (processo CRM-RJ 1737/2007), no dia 04/02/2010, à partir das 14:00 horas (Pleno), na sede deste Conselho Federal no SGAS 915 lote 72-Brasília/DF, conforme pauta na página do CFM: www.portalmedico. org.br. V. Sa. poderá fazer sustentação oral, usando da palavra pelo prazo improrrogável de 10 minutos e após os esclarecimentos mais 5 minutos, podendo ainda ter vista dos autos e do parecer jurídico do CFM até 30 minutos antes do julgamento (até às 13:30hs).
Este Conselho Federal de Medicina cordialmente informa que, em cumprimento à Instrução Normativa CFM 003/2006, para o ingresso nesta instituição, a participação nas sessões de julgamento estabelece que todas as partes e procuradores sejam submetidos à revista com equipamento de detecção de metal.
Atenciosamente
José Fernando Maia Vinagre
Corregedor do Conselho Federal de Medicina.”(...)segue

Fonte : sistemaflorais.blogspot.com

BOA TARDE!




Não pense que abandonar a vida poderá resolver seu caso. Enfrente a luta, que todos os seus esperam de você a coragem de lutar até o fim. Não fuja do campo de batalha, justamente na hora em que o combate se toma mais aceso. Não fuja às responsabilidades que você assumiu.