Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

[Foto: Leopoldo Silva]
Água potável e saneamento básico para todos são desafios da ONU para 2010

A celebração do Dia Mundial da Água este ano tem como tema "Água limpa para um mundo saudável". Na mensagem oficial para a data - celebrada anualmente no dia 22 de março -, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, destacou a importância da preservação dos recursos hídricos e os objetivos das Nações Unidas até 2015, entre os quais facilitar o acesso à água potável e melhorar o saneamento básico.

Para comemorar a data, o Congresso Nacional abre nesta segunda-feira (22) uma exposição fotográfica, em cerimônia às 17h30, no Salão Branco. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 22 de fevereiro de 1993. A instituição da data seguiu as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Eco 92 -, realizada no Rio de Janeiro.

A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um documento para a imprensa sobre a data. Esse documento tem como objetivos abordar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável e aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água e de fontes e suprimentos de água potável.

Em sua mensagem, Ban Ki-moon observou que os recursos hídricos estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados, pois todos os dias milhões de toneladas de esgotos sem tratamento e resíduos industriais e agrícolas são despejados em sistemas de água.

Até 2015, a ONU coloca o tema dos recursos hídricos nos seus objetivos de desenvolvimento do milênio. Uma das metas é assegurar a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável nas políticas e programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.

A ONU pretende também reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico, bem como diminuir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.

A

Helena Daltr
Publicar postagem

o Pontual / Agência Senado

Quem é você de VERDADE?

Patinho olhando no espelho

Dentro de cada uma de nós existe uma semente adormecida que carrega nossa verdadeira essência. Despertá-la é o caminho mais seguro para sermos felizes e realizadas em todos os aspectos da vida.

Eu não desenvolvo, sou.” A frase, dita pelo mestre da pintura Pablo Picasso, pode parecer um pouco pretensiosa à primeira vista. Mas, para o psicólogo americano James Hillman, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em psicologia analítica, corrente baseada nos estudos de Carl Gustav Jung, ela ilustra perfeitamente a ideia de que todas nós temos, em nosso interior, um gênio a ser despertado. Que fique claro: não estamos falando de uma super-heroína com capacidades extraordinárias, e sim de dons inatos que precisam ser identificados e desenvolvidos ao longo da vida para que encontremos nossa real vocação.

As palavras de Hillman, autor de O Código do Ser – Uma Busca do Caráter e da Vocação Pessoal (ed. Objetiva), traduzem a essência do seu trabalho, tão bem talhada na teoria da Semente do Carvalho. Segundo ela, da mesma maneira que a totalidade de um imenso carvalho está contida em sua pequena semente, o ser humano traz em si as potencialidades do que pode vir a ser. Também chamado de vocação, destino, caráter ou imagem inata, esse caldo de características é o que determina nossa singularidade e, de acordo com o autor, já está presente antes mesmo do nascimento.

“Mais cedo ou mais tarde alguma ‘coisa’ parece nos chamar para um caminho específico. Essa ‘coisa’ pode ser lembrada como um momento marcante da infância, quando uma urgência inexplicável, um fascínio, uma estranha reviravolta dos acontecimentos teve a força de uma anunciação: isso é o que eu devo fazer, isso é o que eu preciso ter. Isso é o que eu sou”, explica o autor.(...) segue

Fonte : Bons Fluidos

Pode faltar remédio para doença genética grave

Empresa que fabrica a única droga contra a doença de Gaucher informa o ministério de que atrasará o prazo de entrega


Lígia Formenti - O Estadao de S.Paulo

O estoque brasileiro do único remédio para um mal genético raro, a doença de Gaucher, corre risco de desabastecimento por problemas de fornecimento da fabricante. A Genzyme, produtora do remédio imiglucerase, informou ao Ministério da Saúde que não cumprirá o prazo para entrega do produto, previsto para 16 de abril.

Diante da mudança, a pasta divulgou que está se esforçando para evitar as falhas na entrega. "Isso dependerá da capacidade da empresa em cumprir o contrato firmado", diz a nota. Além disso, secretarias e serviços de atendimento aos pacientes estão sendo orientados a fazer ajustes no tratamento, com mudanças das doses indicadas. Isso garantiria maior duração dos estoques.

O vice-presidente latino-americano da empresa, Rogério Vivaldi, informou que, na data prevista, a Genzyme entregará um terço do que havia sido acordado - 18.147 doses. O restante será distribuído nos dois meses seguintes. A mudança do cronograma, em sua avaliação, não caracteriza atraso. Ele também diz que há estoque suficiente, portanto o produto não vai faltar.

Não é a primeira vez que o problema ocorre. Em junho passado, por causa de contaminação viral nos equipamentos da fabricante, a produção foi interrompida. O Ministério da Saúde informou que, na época, a empresa negou risco de desabastecimento. Um mês depois, a empresa voltou atrás. Disse não ter condições de cumprir o contrato e prazos para entrega do remédio.(...) segue

Fonte : estadao.com.br

Veja a lista de doenças crônicas que podem obrigar pacientes a se vacinar

Pessoas com esses problemas devem ir a um médico e verificar se a dose é necessária

Do R7
Um dos grupos que devem se vacinar a partir desta segunda-feira (22) contra a gripe suína é formado por pessoas com doenças crônicas que tenham menos de 60 anos. A recomendação é que esses pacientes consultem um médico de confiança para saber se precisão ou não receber a dose - o prazo para que eles sejam imunizados termina dia 2 de abril.

O Ministério da Saúde forneceu uma lista com problemas que podem fazer com que o indivíduo tenha de se vacinar. Confira:


1) Pessoas com grande obesidade (Grau 3), incluídas atualmente nos seguintes parâmetros:
- crianças com idade igual ou maior que dez anos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25
- criança e adolescente com idade maior de dez anos e menor de 18 anos com IMC igual ou maior que 35
- adolescentes e adultos com idade igual ou maior que 18 anos, com IMC maior de 40. (...) segue

Fonte : R7 noticias/saúde

Para STF, SUS não deve negar tratamento

Quando acesso a remédios e tratamentos é negado, pacientes devem acionar Justiça

Agência Estado
Medicamentos caros, exames complexos e até internação em UTI entraram na lista de direitos dos brasileiros, independentemente de terem condições de financiar o tratamento.

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu por unanimidade que todos têm amplos direitos à saúde e podem exigir isso do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a decisão, quando o acesso a remédios e tratamentos é negado, é legítimo que pacientes acionem a Justiça, para que o poder público arque com os custos.

Nesta quinta-feira (17), os ministros confirmaram a validade de nove decisões do presidente da Corte, Gilmar Mendes, que recusaram pedidos de governos municipais, Estados e da União para que fossem desobrigados de pagar remédios, tratamentos e serviços de diagnósticos.

Normalmente, as ações são contra os municípios, mas como o SUS é integrado, o Judiciário entende que a responsabilidade deve ser das três esferas de governo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte : R7 - noticias - saúde

PINCELADAS DA MINHA VIDA DE PORTADORA DA DOENÇA DE PARKINSON


Dalva Molnar
responsável pelas publicações neste blog

“Somente a dor imensa, a dor longa, lenta, sem pressa [...] compele-nos a descer às nossas máximas profundezas [...] Duvido que essa dor nos faça “melhores”, mas sei que nos torna mais profundos [...] Por fim, que não deixe de ser dito o que mais importa: desses abismos, dessas enfermidades, retornamos renascidos, tendo trocado a casca [...] com sentidos mais alegres, com uma segunda e perigosa inocência na alegria, mais infantis e no entanto cem vezes mais perspicazes do que jamais fôramos..”
Nietzche

Como é ser parkinsoniano?
O que podemos fazer para recuperar os nossos sonhos e renascer... de sermos maravilhosamente restituídos a nós mesmos e ao mundo? (...) segue

Fonte : Blog Odenise Bellini

BOM DIA, BOM INICIO DE SEMANA!!!



Alegrias

Quero dizer para você amigo, não se apressar, não estar ansioso por nada, mas simplesmente descansar e deixar sua vida nas mãos do Senhor.

Não apresses a chuva, ela tem seu tempo de cair e saciar a sede da terra; Não apresses o pôr do sol, ele tem seu tempo de anunciar o anoitecer até seu último raio de luz;

Não apresses tua alegria, ela tem seu tempo para aprender com a tua tristeza; Não apresses teu silêncio, ele tem seu tempo de paz após o barulho cessar;

Não apresses teu amor, ele tem seu tempo de semear mesmo nos solos mais áridos do teu coração; Não apresses tua raiva, ela tem seu tempo para diluir-se nas águas mansas da tua consciência;

Não apresses o outro, pois ele tem seu tempo para florescer aos olhos do Criador; Não apresses a ti mesmo, pois precisas de tempo para sentir tua própria evolução!

Não apresses nada em sua vida, deixa ela nas mãos de Deus, descanse nele, confie nele e ele tudo fará por você!

Espero que meus “Bom Dia" continuem alegrando o seu dia!