Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Qualidade de vida com Parkinson

Atividades em grupo e atendimento multidisciplinar resgatam a autoestima e promovem a independência dos pacientes.

Juliana Fontanella
jufontanella@odiariomaringa.com.br


O diagnóstico de Parkinson vem carregado de ansiedade. A doença é degenerativa, tem origem neurológica, e compromete o movimento, a fala e a velocidade de pensamento. Uma outra característica é que geralmente vem acompanhada por tremores involuntários.

Em Maringá, a Associação Maringaense de Parkinson formada e mantida por voluntários, presta auxílio aos pacientes e suas famílias em forma de tratamento multidisciplinar. A fonoaudióloga Maria Marlene Santos explica que a proposta é melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O aposentado Nelson Cherba frequenta a associação há dois anos e diz que consegue ter uma excelente qualidade de vida seguindo as recomendações dos médicos e da equipe. “Eu não poderia comparar minha vida de antes com a melhora que tenho hoje, Tenho muitos amigos e me sinto muito feliz, mal me reconheço”, comemora.

A equipe dispõe de três psicólogos, dois fonouadiólogos e dois fisioterapeutas. Na associação os pacientes ainda participam de cursos livres de canto e artesanto como terapia ocupacional e, uma vez por mês, neurologistas e convidados promovem palestras gratuitas sobre Parkinson e assuntos relacionados.


Saiba mais

A Associação Maringaense do Mal de Parkinson atende quem tiver dúvidas ou precisar de tratamento. Informações: (44) 3901-1143 ou mmsfono@hotmail.com.

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/219605

QUINTA-FEIRA É DIA DE BATE-PAPO DA APPP

AQUELE BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

CHAT DA APPP

"Aceitação não é submissão e resignação mas sim coragem e demonstração de amor pela vida. Esqueça sua doença"

1ª parte Horário das 20:00 h ás 20:40 h

TEMA : "VOCÊ SENTE DIFICULDADES EM ULTRAPASSAR PORTAS?"

TODOS NO MESMO BARCO

2º parte Das 20:40 h em diante livre para colocar o papo em dia: É MUITO BOM ENCONTRAR OS AMIGOS E BATER AQUELE PAPO, MAS ENTENDEMOS QUE ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, VAMOS CONHECER MELHOR A DOENÇA DE PARKINSON

SOB O COMANDO DO AMIGO MAGNO

PARA PARTICIPAR

CLIQUE AQUI

APROVEITE BEM O SEU DIA

Por Adriano Silva

Aí um dia você toma um avião para Paris, a lazer ou a trabalho, em um vôo da Air France, em que a comida e a bebida têm a obrigação de oferecer a melhor experiência gastronômica de bordo do mundo, e o avião mergulha para a morte no meio do Oceano Atlântico. Sem que você perceba, ou possa fazer qualquer coisa a respeito, sua vida acabou. Numa bola de fogo ou nos 4 000 metros de água congelante abaixo de você naquele mar sem fim. Você que tinha acabado de conseguir dormir na poltrona ou de colocar os fones de ouvido para assistir ao primeiro filme da noite ou de saborear uma segunda taça de vinho tinto com o cobertorzinho do avião sobre os joelhos. Talvez você tenha tido tempo de ter a consciência do fim, de que tudo terminava ali. Talvez você nem tenha tido a chance de se dar conta disso...

Fonte : Portal da Revista Exame