Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Gruparkinson Bahia: II Encontro Nacional Parkinsoniano de Lazer

Pré Inscrição




II Encontro Nacional Parkinsoniano de Lazer em Salvador


Devido à procura de informações sobre o II Encontro Nacional Parkinsoniano de Lazer, a ser realizado em Salvador, nos dias 3,4 e 5 de maio de 2012, resolvemos abrir uma Pré Inscrição, que poderá ser feita a partir do próximo dia 9 de junho .


veja a postagem completa no blog do Grparkinson Ba  http://gruparkinsonbahia.blogspot.com

SOLENI NO CHAT DA APPP ONTEM NOS PRESENTEOU COM ESSA LINDA PAGINA

A cada dia que passa me surpreendo um pouco mais com a fidelidade de Deus.A capacidade que Deus tem de mudar
o mundo por causa de uma vida...

De colocar pessoas em nossas vidas com histórias diversas,
e nos fazer ser canal de Deus para essas vidas e ainda fazer
delas um canal para nós....

Deus é mesmo maravilhoso!

Hoje quero te convidar a olhar em volta e perceber quão
preciosas são as vidas que Deus tem colocado ao seu lado,
e o quanto elas podem te abençõar se você permitir...

Se abrir seu coração para isso... não faça da sua vida
uma estrada de mão única por onde muitos passam e
nínguém fica...

Que haja retribuição, e que cresçam no jardim da
sua vida árvores com raízes profundas, de amizades
sólidas nascidas em Deus.
Mais de 1 bilhão de pessoas são portadoras de deficiência, diz relatório  

Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial pedem que os governos facilitem o acesso destas pessoas a serviços básicos e invistam em programas que desenvolvam seus potenciais

09 de junho de 2011 | Genebra - Mais de um bilhão de pessoas - aproximadamente 15% da população mundial - são portadoras de algum tipo de deficiência, e 20% delas enfrentam grandes dificuldades em seu cotidiano, revelou nesta quinta-feira um relatório conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial (BM).

O documento, o primeiro de caráter global publicado sobre o tema em 40 anos, destaca que poucos países contam com mecanismos adequados para responder às necessidades dos portadores de deficiência.

O número de pessoas com necessidades especiais, além disso, aumenta devido ao envelhecimento da população e da maior ocorrência de problemas de saúde crônicos, como diabetes, doenças cardiovasculares e mentais.

Grande parte dessas pessoas - entre 110 milhões e 190 milhões - enfrenta ainda barreiras que vão desde a discriminação até a ausência de serviços adequados de atendimento sanitário e reabilitação, passando por sistemas de transporte e edifícios inacessíveis.

Dessa forma, essa parcela representativa da população não tem acesso a um sistema de saúde de qualidade, tem menos sucesso nos estudos e possibilidades de emprego, além de sofrer com maiores taxas de pobreza.

"Devemos fazer mais para romper as barreiras que segregam essas pessoas, em muitos casos excluindo-as da sociedade", disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.

Para isso, a OMS e o BM pedem que os Governos acelerem seus esforços para permitir aos portadores de deficiência acessar serviços básicos, além de investir em programas especializados que permitam a estas pessoas desenvolverem seus potenciais.

O estudo ressalta que nos países mais pobres as crianças com necessidades especiais têm menos possibilidades de se manterem escolarizadas que as demais.

Nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico a taxa de portadores de deficiência inseridos no mercado de trabalho é de 44%, o que representa pouco mais da metade do que a das pessoas sem necessidades especiais (75%).

O estudo mostra ainda alguns exemplos positivos, entre eles Curitiba, com seu sistema público de transporte integrado que facilita o acesso dos portadores de deficiência adotando um design universal e conscientizando motoristas.

Em Moçambique e Tanzânia, oficinas sobre linguagem Braille e de sinais garantem que as mensagens de prevenção contra a aids cheguem aos jovens com necessidades especiais. Fonte: O Estado de S.Paulo.

Genética / Célula da pele é reprogramada para virar célula nervosa

Técnica dispensa o uso de células-tronco embrionárias

09/06/2011 - Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, provaram que é possível converter células maduras da pele em células do cérebro sem passar pelo estágio de células-tronco. É a primeira vez que este tipo de célula é obtido desta maneira. A primeira evidência de que isso poderia ser realizado surgiu no ano passado, quando uma equipe norte-americana reprogramou células da pele para se tornarem células cardíacas.

A reprogramação geralmente envolve fazer com que uma célula adulta, já especializada (ou seja, com propriedades específicas para a constituição de um tecido especial do corpo, como as células musculares cardíacas, por exemplo), retorne ao estado em que era indiferenciada, ou pluripotente. Só depois ela é convertida em uma 'nova' célula. Este mecanismo, no entanto, é ainda pouco compreendido pelos cientistas.

Já a técnica que os pesquisadores de Lund desenvolveram não devolve a célula ao estágio de indiferenciação. E é surpreendentemente simples do ponto de vista genético: envolve apenas três genes, ativados durante a formação das células cerebrais na fase fetal. Os cientistas reprogramaram células chamadas fibroblastos e as transformaram diretamente em células nervosas. O método pode ser uma alternativa às questões éticas que pesquisas com células-tronco embrionárias suscitam, oferecendo um novo caminho para a criação de tecidos e órgãos que possam recuperar ou substituir partes do corpo lesionadas. Além disso, o uso de células reprogramadas eliminaria o risco de formação de tumores nem causaria rejeição em caso de transplantes.

A descoberta também representa uma mudança fundamental na forma como se enxergam as funções e capacidades de células maduras. Os próprios cientistas se mostraram surpresos. "Realmente não acreditávamos que isso funcionaria. Achávamos apenas que seria uma experiência interessante", disse Malin Parmar, coordenador da equipe. "Contudo, logo vimos que as células eram surpreendentemente receptivas a receber instruções."

Durante os experimentos, a equipe ainda constatou que a ativação de dois genes também pode produzir um tipo de célula do cérebro capaz de substituir as que morrem em pacientes com Parkinson. "Esta é uma grande ideia a longo prazo", afirma Parmar. "Esperamos ser capazes de fazer uma biópsia no paciente, produzir células de dopamina, por exemplo, e depois enxertá-las como tratamento para o Parkinson." Até que isso ocorra, no entanto, mais pesquisas são necessárias. O próximo passo agora é determinar qual é o tempo de vida da célula reprogramada. Fonte: Revista Veja.

VIOLÊNCIA E SONO NA ERA DA INTERNET


O que passa pela cabeça de uma pessoa que tem um comportamento violento? Como a neurociência moderna explica esse processo? Este e outros assuntos - como a privação do sono na era da internet e os transtornos de humor e personalidade causados pela dor – estarão em pauta durante o 7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, entre os dias 15 e 18 de junho, em Gramado (RS).

O evento, cujo tema oficial deste ano será "Vínculos científicos e o princípio de respeitar a riqueza maior da multidisciplinaridade", contará com pesquisadores e profissionais de áreas que envolvem a mente e o cérebro. Participarão especialistas da Argentina, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Itália, os quais farão um intercâmbio de experiências com os profissionais brasileiros e discutirão os avanços científicos de acordo com as diferentes realidades vividas nos países.

O presidente do Congresso, Pedro do Prado Lima, destaca a contribuição do evento à população: "o congresso vai reunir profissionais brasileiros renomados com especialistas de outros países que são referências mundiais nas áreas de psiquiatria e neurologia. O encontro é uma oportunidade relevante para conhecermos e aplicarmos, de acordo com a nossas práticas clínicas, o que há de mais novo no mundo em pesquisas e tratamentos" explica o psiquiatra. Por exemplo, o Congresso receberá a visita de um dos principais neurocientistas da atualidade, Professor Giacomo Rizzolatti, da Universidade de Parma, descobridor dos ‘neurônios espelho’ e que falará sobre como através destes neurônios as pessoas entendem umas às outras, relata o diretor científico do evento, André Palmini.

Durante o encontro, referência em saúde mental e neurologia, também serão destaques: novos tratamentos para epilepsia; comportamento da dor; como poderá funcionar o cérebro depois dos 100 anos; o uso e abuso de drogas, as últimas novidades sobre doença de Parkinson e como crises emocionais podem confundir-se com crises epilépticas (com Tino – Projetos em Comunicação).

PARA ESPANTAR O FRIIIIIIIIIIIIIO!


CALDINHO DE FEIJÃO
Tempo de Preparo: 40 minutos     Rendimento: 8 Porções


INGREDIENTES

·         2 xícaras (chá) de feijão cozido
·         2 xícaras (chá) de água
·         1 cebola média
·         ½ xícara (chá) de cheiro verde
·         ½ xícara (chá) de bacon picado
·         2 dentes de alho picados
·         Molho de pimenta a gosto
·         Sal a gosto
·         Salsinha picada a gosto para decorar


PREPARO
Bata no liquidificador o feijão cozido, a água, a cebola e o cheiro verde até que fique homogêneo.
Reserve.
Em uma panela, refogue o bacon, o alho e despeje a mistura de feijão.
Deixe apurar por cerca de 10 minutos no fogo médio.
Tempere com o molho de pimenta, o sal e salpique a salsinha.

MICHAEL J. FOX, O ETERNO ADOLESCENTE, COMPLETA 50 ANOS




 Michael J. Fox, o eterno adolescente da famosa trilogia «Regresso ao Futuro», completa 50 anos esta quinta-feira, praticamente longe das câmaras do cinema e da televisão devido à sua luta contra a doença de Parkinson, apesar de não hesitar em dar a cara esporadicamente em projectos do seu interesse.



Fox interpretou o personagem em três filmes realizados por Robert Zemeckis e tornou-se um dos grandes ícones cinematográficos para toda uma geração, ao lado do seu fiel Doc, o delirante cientista vivido por Christopher Lloyd.

O primeiro «Regresso ao Futuro» estreou em 1985, recebeu quatro nomeações aos Óscares (ganhou o de Edição de Som) e arrecadou cerca de 400 milhões de dólares. No filme, o adolescente Marty (Fox), típico jovem americano dos anos 1980, viajava ao passado até 1955, onde tinha de garantir que os seus pais se conhecessem e se apaixonassem.

Com a ajuda do Doc, o jovem usou uma máquina do tempo em forma de automóvel - o DeLorean -, alimentado por plutónio e cujo componente principal era um «condensador de fluxo».

O segundo e terceiro filmes da saga, com menos impacto nas bilheteiras, foram rodados de forma consecutiva e enviavam McFly de novo na máquina do tempo, primeiro até ao ano 2015 (quando descobria que a sua família estava em crise) para depois retroceder até 1885 numa aventura pelo Velho Oeste para evitar a morte de Doc.

O personagem transformou Fox numa estrela de Hollywood. Uma fama em grande escala que chegou de forma inesperada, já que nas primeiras cinco semanas de filmagem, outro actor interpretava o papel principal: Eric Stolz.

Zemeckis e Steven Spielberg, produtor executivo do filme, chegaram à conclusão que o Stolz não era exactamente o que queriam, nem o tipo de humor do personagem, e decidiram começar tudo do zero, com outro actor, agora com o próprio Fox.

Tal iniciativa mudou a vida de Fox. Este canadiano, baixinho para os padrões de Hollywood (1,64 metros), mudou para Los Angeles (Califórnia) depois de fazer algumas pontas em projectos de televisão no seu país, e após um tempo recebeu a oferta de interpretar Alex Keaton na série de comédia «Family Ties», que recebeu três prémios Emmy entre 1986 e 1989 e um Globo de Ouro.

Essa foi a porta de entrada que comprovou que o actor era capaz de protagonizar «Regresso ao Futuro».

Após ser diagnosticado com Parkinson em 1991, o actor decidiu afastar-se das câmaras permanentemente. Em 1998, submeteu-se a uma operação cirúrgica no cérebro para reduzir os tremores que sofria, e um ano depois anunciou oficialmente a sua doença quando os sintomas eram evidentes.

Desde então, o público pode desfrutar da sua voz nas versões originais de «Stuart Little» (1999) e das duas sequelas, assim como das suas aparições especiais em séries como «Scrubs», «Boston Legal», «Rescue Me» e «The Good Wife».

A 27 de Maio, foi agraciado com a Ordem do Canadá, a máxima condecoração do país, em reconhecimento pela sua luta contra a doença de Parkinson, enquanto a sua fundação Michael J. Fox, focada na pesquisa da doença, arrecadou 225 milhões de dólares para pesquisar uma cura para a doença.

BOM DIA!


Frases para Orkut

FOLHA EM BRANCO

Certo dia um professor estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.

Faltavam uns quinze minutos para o encerramento e um jovem levantou o braço e disse: professor, pode me dar uma folha em branco? O professor levou a folha até sua carteira e perguntou-lhe porque queria mais uma folha em branco, e o aluno falou: eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez.

Apesar do pouco tempo que faltava, o professor confiou no rapaz, deu-lhe a folha em branco e ficou torcendo por ele. A atitude do aluno causou simpatia ao professor que, tempos depois, ainda se lembrava daquele episódio simples, mas significativo.

Assim como aquele aluno, nós também recebemos de Deus, a cada dia, uma nova folha em branco. E muitos de nós só temos feito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada... Outros apenas amassam essa nova página e a arremessam na lixeira, preferindo a ociosidade, a omissão, gastando o tempo na inutilidade.

Talvez hoje fosse um bom momento para começar a escrever, nessa nova página em branco, uma história diferente, visando um resultado mais feliz.

Assim como tirar uma boa nota depende da atenção e do esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção e da dedicação de cada um.

Não importa qual seja a sua idade, a sua condição financeira, a sua religião...

Tome essa página em branco e passe sua vida a limpo. Escreva, hoje, um novo capítulo, com letras bem definidas e sem rasuras. E o principal: que todos possam ler e compartilhar suas experiências e conhecimento. Não se preocupe em tirar nota dez, ser o primeiro em tudo, preocupe-se apenas em fazer o melhor que puder.

Pense que mesmo não tendo pedido, Deus lhe ofereceu uma outra folha em branco, que é o dia de hoje. Por isso, aproveite essa nova chance e escreva um capítulo feliz na sua história, com dignidade, ética, fraternidade e esperança.

Não amasse nem rabisque de forma inconsequente essa página em branco, chamada hoje.

Tenham todos um ótimo dia.