Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O poder curativo das águas

O uso das características físico-químicas das nascentes minerais é mais um aliado da medicina tradicional para a prevenção e o tratamento de doenças

por Cristina Almeida

Foto: Shutterstock
A água já foi definida como o ouro do terceiro milênio. Desperdício e poluição são os problemas, mas se todos conhecessem seu poder curativo, ela seria valorizada tanto quanto o precioso metal.

O uso das águas minerais como terapia era um hábito comum entre os gregos, e depois foi popularizado pelos romanos por meio da cultura do banho e da higiene nas famosas termas públicas. Já no ano 450 a.C., Heródoto registrou o primeiro estudo sobre a prática.

Naquele tempo, a água era considerada benéfica apenas por suas qualidades físicas (temperatura), pois sua composição era desconhecida. Com o Renascimento, Para celso desenvolveu técnicas para análises químicas e, assim, os efeitos desse líquido no organismo passaram a ser observados. Hoje, a palavra
termalismo define as várias formas como as águas minerais podem ser utilizadas com fins terapêuticos.

No Brasil, a partir da década de 1990, a Medicina Termal passou a ter uma abordagem coletiva, incentivando o chamado Turismo Saúde, dada a existência de várias fontes minerais em todo País. Considerada terapia complementar, o Ministério da Saúde a incluiu entre as Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS. (...) segue

Fonte : Revista VivaSaúde

Grupo de Estimulação Cerebral

O que é Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica avançada e promissora, que desponta como instrumento inovador na terapêutica biológica dos transtornos mentais, sendo também amplamente empregada na avaliação e tratamento de doenças cerebrovasculares, dor e anormalidades dos movimentos.

A EMT faz uso de um campo magnético potente, similar ao de ressonância magnética, promovendo ativação de neurônios ou sistemas neuronais desativados em função de diferentes patologias, como a depressão, por exemplo.

Uma de suas principais vantagens está no fato de ser um método não invasivo, indolor e seguro para a investigação da fisiopatologia de doenças no sistema nervoso central (SNC) no ser humano desperto. Isso motivou a rápida difusão do procedimento em vários países, muitas vezes, com objetivos clínicos.

Como funciona
O mecanismo de ação da EMT é parcialmente conhecido. Os aparelhos modernos de EMT produzem campos magnéticos muito intensos (1,5 a 3 Tesla) que variam rapidamente no tempo. Para que isso ocorra os aparelhos trabalham com alguns milhares de ampéres e volts em curto espaço de tempo. Como conseqüência da variação deste campo magnético, ocorre a indução de uma corrente elétrica cortical (ou em nervos periféricos), paralela e em sentido oposto à corrente primária.

Esta corrente é altamente focalizada e permite a modulação (ativação ou inativação), de circuitos neuronais, preferencialmente horizontais e superficiais. Circuitos inibitórios ou excitatórios podem ser modulados, de acordo com a freqüência de estimulação. Freqüências superiores a 1Hz induzem excitação e inferiores ou iguais 1Hz induzem inibição.(...) segue

Fonte : Instituto de Psiquiatria

Luis Fernando Correia - CBN

Diabetes pode elevar risco de câncer

Escute o áudio :

CLIC AQUI

Hospital vai monitorar diabéticos a distância

O Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo vai monitorar a distância 800 diabéticos dependentes de insulina. A família dos pacientes e médicos de outros hospitais também poderão acessar os dados do tratamento. A partir de amanhã, estão abertas as inscrições para quem quiser participar do grupo, chamado de Telemedicina para Diabéticos.
Os participantes do programa vão receber um kit com glicosímetro (aparelho para medir a glicemia), insulina, lancetas e as fitas para a coleta do sangue. Os pacientes farão a medição das taxas de glicemia pelo menos três vezes por dia. Os dados ficarão armazenados nos aparelhos de medição e não existe a possibilidade de violar as informações.
Na primeira fase do programa, os pacientes irão ao Hospital do Servidor para conectar o glicosímetro a um aparelho chamado Unidade de Comunicação. Vinte deles estarão disponíveis no hospital. Os dados da medição seguirão para uma central. Lá, serão repassados para os prontuários eletrônicos dos pacientes, que receberão a senha de acesso.
Dentro de 45 a 60 dias, os equipamentos de Unidade de Comunicação estarão descentralizados pela cidade. “A ideia é colocar os aparelhos em locais próximos dos grupos de pacientes - em uma escola que fique de fácil acesso para a maioria deles,por exemplo”, explica a médica Walkiria Perin, diretora do Ambulatório Médico do Hospital do Servidor.
À medida que as informações dos pacientes se tornarem disponíveis para os médicos do Servidor Estadual, eles poderão acompanhar o estado de saúde do diabético. “Se perceber que alguma coisa saiu do padrão, a ideia é entrar em contato com o paciente - seja por e-mail, celular ou telefone”, explica Evandro de Souza Portes, diretor do Serviço de Endocrinologia do hospital do Servidor Público Estadual e coordenador do programa.
Caso um desses pacientes monitorados precise passar pelo serviço de emergência de qualquer outro hospital, ele poderá informar ao médico a senha do seu prontuário no Hospital do Servidor. O profissional, assim, conseguirá acessar o histórico do diabético, assim como as medicações que ele usa e outras doenças que possam ser relevantes para o tratamento.
(Com Agência Estado)

Fonte : Veja Saúde

Seis em cada 10 pessoas conseguem fazer transplante de medula óssea no Brasil

Chance de conseguir doador passa de 10% para 64% no Brasil

Do R7, com Jornal da Record

O Ministério da Saúde lança esta semana uma campanha para incentivar a doação de medula óssea com uma boa notícia sobre o assunto. A chance de um paciente conseguir um doador no Brasil passou de 10% para 64% em dez anos. Isso quer dizer que de cada dez pacientes, seis e meio conseguem fazer o transplante no país.

A medula óssea, que é um líquido, é responsável pela produção de hemácias, leucócitos e plaquetas presentes no sangue. O transplante desse tecido é indicado para alguns tipos de leucemia. O problema, que progride rapidamente, faz com que a medula produza um grande número de células sanguíneas anormais.


O ato de doar abre portas para milhares de vidas novas entre os portadores de leucemia, tipo grave de câncer que atinge o sangue. Porque após o transplante, em que os médicos substituem a medula doente por meio de um método muito parecido com a transfusão de sangue, a expectativa é que o corpo passe a produzir células normais novamente. Para ser submetido ao procedimento, o paciente é internado e passa por quimioterapia (às vezes também por radioterapia) para destruir o tecido velho.

Até o ano 2000, quem não conseguia o transplante de medula óssea na família, precisava recorrer aos bancos internacionais de medula.

O Brasil já tem o terceiro maior banco de medula óssea do mundo, com mais de 1,7 milhão e 700. O tempo de espera despencou na última década.

Assista a reportagem completa do Jornal da Record.


Fonte : R7 Notícias Saúde

BOM DIA !!!




Juro a Mim Mesmo

A partir de Hoje não mais lamentarei o dia de ontem.
Ele está no passado e o passado nunca mudará.
Só eu posso mudar se for essa minha escolha.
A partir de Hoje não mais me preocuparei com o amanhã.

O amanhã sempre estará lá esperando por mim para torná-lo o melhor possível.
Mas não posso fazer o melhor pelo amanhã sem primeiro fazer o melhor Hoje.
A partir de Hoje eu olharei no espelho e verei alguém valioso e merecedor do meu respeito e admiração.
Alguém com quem gosto de passar minhas horas e a quem conseguirei conhecer melhor.

A partir de Hoje eu tratarei com carinho cada dia da minha vida.
Eu valorizarei esse presente e o partilharei sem egoísmo com meus semelhantes.
A partir de Hoje observarei a minha caminhada e superarei desgostos se houver tropeços.
Eu enfrentarei desafios com coragem e determinação.
Eu superarei barreiras que tentem impedir minha busca pelo crescimento e auto melhoramento.
A partir de Hoje eu viverei a vida um dia de cada vez e dando um passo de cada vez.

A partir de Hoje eu terei renovada Fé na raça humana, desprezarei o que de mal já aconteceu e passou.
Eu acreditarei que há esperança de um brilhante futuro.
A partir de hoje eu abrirei minha alma e meu coração.
Darei boas vindas a novas experiências e gostarei de conhecer novas pessoas.
Eu não pretenderei ser perfeito nem exigirei que os outros o sejam, pois a perfeição absoluta não existe neste mundo.
Eu aplaudirei as tentativas de fortalecimento do lado fraco da natureza humana.

A partir de hoje eu sou o responsável pela minha felicidade e não medirei esforços para manter-me feliz.
Olharei as maravilhas da Natureza, escutarei minhas canções favoritas, terei um bichinho de estimação, tomarei reconfortantes banhos e encontrarei prazer nos mais variados e simples gestos.
A partir de hoje eu sempre aprenderei algo novo, experimentarei coisas diferentes, saborearei com gosto tudo que a Vida tem para oferecer.
Eu mudarei o que quiser e puder mudar.
O restante deixarei simplesmente passar ...

Eu agradecerei por tudo que tenho de melhor, por ser alguém que pode ser melhor, pois sei agora que isso é possível. Juro ainda sorrir e sempre estar sorrindo...
A partir de hoje e para sempre.
Juro a Mim Mesmo!

(Silvia Schmidt)