Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 17 de maio de 2011

Está na hora de cuidar do fígado


Além de degradar substâncias tóxicas, o órgão desempenha cerca de cinco mil funções vitais. O problema é que, cultivando maus hábitos, colocamos em risco tantos benefícios

por Rita Trevisan fotos Fabio Mangabeira Ilustração Luiz Lentini


O fígado merece o crédito de órgão auxiliar do sistema digestório, já que sua atuação é fundamental para garantir a absorção de vitaminas e minerais. Além disso, é ele quem separa, no sangue, o que o corpo tem condições de aproveitar do que é lixo tóxico e, portanto, precisa ser eliminado o mais rápido possível.

Mas o status de ajudante do intestino não faz justiça à tremenda importância desse trabalhador incansável para o restante do corpo humano. "O órgão é responsável por várias outras funções, como a síntese de diversas proteínas, a produção de fatores de coagulação sanguínea e de substâncias que nos ajudam a neutralizar a ação de agentes agressores, causadores de doenças", explica o hepatologista Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia. 

Como se não bastasse, o fígado ainda conta com muitas outras atribuições. "O órgão também responde pela destruição das hemácias mais antigas, pelo armazenamento e liberação de glicose no sangue e pela produção de colesterol", complementa o hepatologista Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas (SP) (...)  segue


Fonte : Revista VivaSaúde

Utilize o pensamento como medicina.


Possuímos em nosso cérebro, numa região conhecida como diencéfalo, a memória primata e animal, chamada de ID em psicologia. Transportamos, igualmente, em nossos genes, a necessidade da realização dos desejos, dos prazeres, da agressividade, e até o formato de nosso corpo, como instrumentos ou mecanismos de defesa para a nossa sobrevivência. Tentamos transferir ou sublimar, de alguma forma, nossos instintos para que possamos viver em sociedade, sem nos destruirmos.
E é através de nossas profissões, praticando esportes e atos filantrópicos que, inconscientemente, atenuamos esses desejos. Para o inconsciente não existe tempo nem espaço.

Por isso o instinto de matar ou agredir só se manifesta quando perdemos o controle do consciente, levados pelo estresse excessivo ou por qualquer tipo de droga ou ainda por transtornos psíquicos. Para o inconsciente, que é primitivo, o importante é realizar e, para tanto, fará o que for necessário para atrair ou afastar de seu caminho quem ou o que o estiver bloqueando.

Os homens sublimaram os desejos prejudiciais do inconsciente através da transformação física de seu cérebro. Exercitaram as partes cerebrais responsáveis pelas respostas subjetivas. Como resultado, após esses exercícios e mudanças comportamentais, processaram-se alterações no tamanho e na disposição dos sulcos do córtex cerebral, responsáveis pelas informações dos neurônios, aumentando a inteligência subjetiva. 

A revista Veja publicou, em 1999, matéria sobre a descoberta da distância dos sulcos no córtex cerebral do físico Albert Einstein, comprovando e comparando seu nível de inteligência objetiva com o de pessoas comuns. (...) segue

CBN - A rádio que toca notícia - CBN Total

Diferença nos preços dos medicamentos é devido aos descontos, afirma Procon

Entrevista com Valéria Rodrigues, diretora de estudos e pesquisas do Procon-SP

Para acessar o áudio entre no link abaixo:

CBN - A rádio que toca notícia - CBN Total

Células-tronco e Parkinson: benefícios e riscos





Uma nova pesquisa realizada por nossa equipe no Centro do Estudo do Genoma Humano (CEGH), que acaba de ser publicada na revista Stem Cell Reviews and Reports,  mostrou pela primeira vez que células-tronco retiradas de cordão umbilical humano foram muito benéficas quando injetadas em ratos com uma forma induzida de doença de Parkinson.


Mas essa mesma pesquisa mostrou os riscos que podem advir desse procedimento, se este não for realizado com todo o rigor científico. Uma etapa do estudo usou um preparo de células-tronco contaminado com fibroblastos. As duas estruturas podem ser facilmente confundidas ao microscópio. Ao injetar as células-tronco “contaminadas” com fibroblastos no cérebro de ratos, verificou-se que todos os efeitos benéficos observados com o uso exclusivo das células-tronco foram abolidos.

Diversas clínicas anunciam atualmente terapias com células-tronco sem que haja maior controle do que é feito. Uma clínica na Alemanha, a X-cell, que oferece um pseudo-tratamento desse tipo para pacientes com inúmeras doenças, acaba de ser fechada porque causou a morte de um bebê e uma hemorragia cerebral grave em outra criança. Por isso, mais uma vez,  é fundamental alertar os pacientes que se submetem a esses tratamentos sobre os riscos que estão correndo.

Para falar sobre isso, entrevistei o Dr. Keith Okamoto que coordenou a pesquisa no CEGH.(...) segue



Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz Genética

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!







As melhores e mais belas coisas do mundo 
não podem
ser vistas nem tocadas... mas o coração as sente.