Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

É AMANHÃ A FESTA DE CONGRAÇAMENTO DA ABP

PARA AMPLIAR A IMAGEM BASTA CLICAR EM CIMA

Internet pode nos deixar mais burros?

Atividades culturais podem combater depressão e promover a saúde, confirma estudo

17 de dezembro de 2009 (Bibliomed). Se você pinta, dança, ou simplesmente vai a teatros e shows, é provável que se sinta mais saudável e seja menos deprimido do que as pessoas que não participam dessas atividades, segundo estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Avaliando dados de mais de 48 mil pessoas – incluindo questionários, entrevistas exames clínicos e amostras de urina e sangue –, os pesquisadores notaram que "há uma relação positiva entre a participação cultural e a saúde auto-percebida". Em relação à depressão, esse efeito se daria apenas entre os homens.

Mas o que é surpreendente na pesquisa, segundo os autores, é que esses resultados ocorreriam independentemente do status socioeconômico dos participantes. Isso quer dizer que não importa a profissão ou quanto dinheiro a pessoa possui, as atividades culturais têm um efeito positivo no senso individual de saúde e bem estar. Por outro lado, considerando, além do status socioeconômico, doenças crônicas, capital social, tabagismo e uso de álcool, os pesquisadores não observaram o mesmo efeito das atividades culturais sobre a ansiedade

Apesar da relação estabelecida na pesquisa, os especialistas alertam que essas associações não são fortes o suficiente para se afirmar que a cultura realmente deixa as pessoas mais saudáveis. De qualquer maneira, eles destacam que os resultados desafiam os políticos a pensar sobre saúde de uma forma diferente. "Nós, dos serviços de saúde nem sempre temos controle sobre as ferramentas preventivas mais eficazes, dado a grande diversidade de doenças atualmente; precisamos nos concentrar cada vez mais em oportunidades e não nos riscos", concordou o médico Steinar Krokstad, diretor da Universidade.

Fonte: The Norwegian University of Science and Technology.

Vinho tinto faz mais bem para a saúde do que o vinho branco; entenda por quê

Bebida escura contém até dez vezes mais substâncias benéficas a pele e coração

Caio Terreran, do R7

Getty Images
Foto por Getty Images
Fabricação do vinho tinto, que inclui cascas e sementes das uvas na fermentação, favorece a concentração de substâncias benéficas

O vinho não é exatamente uma poção mágica, mas é um aliado eficaz para eliminar gorduras, manter a pele jovem e prevenir a formação de colesterol e o aparecimento de doenças cardiovasculares. Tudo isso, claro, quando é consumido com moderação – afinal, trata-se de uma bebida alcoólica.

Segundo a nutricionista Eliana Pereira Vellozo, da Universidade Federal de São Paulo, propriedades que beneficiam a saúde estão presentes com abundância na versão tinta da bebida.

- As uvas são importantes fontes de nutrientes antioxidantes. Essas substâncias fazem com que o consumo de vinho tenha efeitos positivos sobre quem o bebe.

Se a versão escura da bebida tem tantas qualidades, o que dizer do vinho branco? De acordo com Eliana, “apesar de [o vinho branco] também fazer bem, o tinto oferece mais benefícios à saúde, incluindo proteção contra câncer”.

- Isso ocorre por uma questão simples: o vinho tinto contém dez vezes mais polifenóis [substâncias químicas que fazem bem ao corpo humano e que são liberadas e potencializadas na mistura com o álcool] do que branco. (...) segue

Fonte : k7 notícias

Veja dicas para evitar intoxicação alimentar

Lavar bem as mãos e não deixar comida fora da geladeira são sugestões básicas

Na hora de preparar os alimentos para as festas de fim de ano, é recomendável prestar bastante atenção para evitar a intoxicação alimentar. Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo indica que 27% dos casos de intoxicação têm origem no consumo de alimentos consumidos dentro de casa.

Cozinhar, assar ou fritar muito bem as carnes bovinas, suínas, aves, peixes, ovos e outros produtos de origem animal e é a primeira dica, já que o interior do alimento deve estar bem aquecido para matar as bactérias ou outros micro-organismos.

Também é recomendável separar bem os alimentos, como os lavados e desinfetados, por exemplo. A faca deve ser sempre limpa, já que, se usada em um alimento contaminado, pode infectar outro em seguida. (...) segue

Fonte : K7 notícias

DEPRESSÃO

A depressão é uma doença extremamente comum, mas, infelizmente, dois terços dos pacientes afetados não são tratados adequadamente pois não têm a doença diagnosticada ou não conseguem ajuda médica.
Os sintomas incluem distúrbios do sono, insatisfação com as atividades diárias, desânimo, dificuldade de concentração e muitos outros.
Todo mundo passa por períodos de desânimo. Os sentimentos de pesar e dor que acompanham estes períodos geralmente são necessários e transitórios, e podem até mesmo representar uma oportunidade de crescimento pessoal. Todavia, quando a depressão persiste e começa a prejudicar a vida diária, isto pode ser o indício de uma doença depressiva, e não somente um quadro passageiro de melancolia. A gravidade, a duração e a presença de outros sintomas são os fatores que distinguem a tristeza normal de um distúrbio depressivo.
A maioria das pessoas deprimidas não procura auxílio médico. Nos idosos, devido à relação complexa entre depressão, medicações e doenças graves, é especialmente importante não deixar de detectar este distúrbio. Ao contrário do que acontecia no passado, hoje a depressão é reconhecida como uma doença.Quais são os tipos de depressão?
Existem 5 tipos principais de Depressão: Depressão Maior, Depressão Crônica Leve (ou Distimia), Depressão Atípica, Distúrbio Afetivo Sasonal, Tensão Pré-menstrual e Pesar.
Depressão Maior
Os pacientes com este tipo de depressão apresentam pelo menos 5 dos sintomas listados a seguir, por um período não inferior a duas semanas:
1. Desânimo na maioria dos dias e na maior parte do dia (em adolescentes e crianças há um predomínio da irritabilidade).

2. Falta de prazer nas atividades diárias.
3. Perda do apetite e/ou diminuição do peso.
4. Distúrbios do sono – desde insônia até sono excessivo – quase todo dia.
5. Sensação de agitação ou languidez intensa.
6. Fadiga constante.
7. Sentimento de culpa constante.
8. Dificuldade de concentração9. Idéias recorrentes de suicídio ou morte (...) segue
Fonte : boa saude.uol.com.br

BOM DIA, HOJE É SEXTA-FEIRA, BOM FINAL DE SEMANA!


Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra coisa é achar que o seu caminho é o único.
Nunca podemos julgar a vida dos outros,
porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia.