Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Neurociências na Web
Neurociências na Web
Prezado colega Baldoino Soares do Amaral,



Neurociências na Web
Neurociências na Web


O STRESS PODE ESTAR TE MATANDO?

Stress passa a ser uma situação com a qual se convive inevitavelmente, e cada vez mais. Positivamente, é uma situação perigosa à saúde. Stress conduz a um aumento na produção de um hormônio chamado CORTISOL que, alem de outras condições clinicas, se associa a processos de aceleração do envelhecimento.


Para se controlar o stress, o controle do cortisol também é mandatorio.O nosso corpo produz cortisol em resposta a situações estressantes que se manifestam.Sua produção,entre varias propriedades, afeta função cardio-vascular e pressão arterial. Enquanto o cortisol possui suas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo, seu excesso pode conduzir a um numero considerável de efeitos adversos à saúde.Um aumento prolongado da produção deste hormônio leva a diminuição de células cerebrais, redução da densidade óssea e perda vital de massa muscular.Tudo isso conduz a uma condição que compromete a longevidade.


A Ciência não consegue diminuir os níveis de stress porem a medida laboratorial dos níveis de cortisol produz um quadro de como o organismo responde ao estimulo estressante.Mais acuradamente, a medida do hormônio DHEA, que se opõe ao cortisol, pode nos dar a mais exata avaliação de como está a reação do nosso corpo ao stress.


Algumas técnicas podem ser aplicadas para reduzir o stress e, conseqüentemente, manter o cortisol em níveis mais aceitáveis, tais como:


- evitar consumo de cafeína;
- não usar álcool como artifício para reduzir o stress;
- procurar disciplinar adequadas horas de sono;
- manter dieta alimentar saudável;
- exercícios físicos aeróbicos (para liberação de tensões reprimidas);
- meditação;
- aprender a dizer “NÃO”;

Importante se frisar que, para administrar bem o stress, é mais importante controlar as próprias reações do que tentar controlar a situação provocadora.


Fonte : Dr.Sérgio Vaisman

BOM DIA ! .... BOM DIA !

“Para ser feliz, você não precisa de grandes conquistas materiais. Você já tem o pôr-do-sol, as estrelas, os pássaros, o sorriso dos seus amigos, seus irmãos... Agradeça a Deus, pois você tem tua vida, tem o dia que está começando, sua força e determinação. Com todos esses presentes da vida, o resto você constrói.”