Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 15 de abril de 2009

DAQUILO QUE EU SEI BY TT

Doentes de Parkinson ganham nova esperança no Hospital de S. João

Doentes de Parkinson ganham nova esperança no Hospital de S. João
Activa PC é implementado pela primeira vez em Portugal
Foto: Medtronic

Estimular os circuitos cerebrais dos doentes de Parkinson é a forma encontrada pelo Hospital de S. João para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Pela primeira vez em Portugal foi implementado no Hospital de São João, no Porto, um dispositivo para estimular os circuitos cerebrais dos doentes de Parkinson. O Activa PC permite diminuir os sintomas e melhorar a função motora dos pacientes.

"O dispositivo funciona de um modo semelhante a um pacemaker. Gera estímulos eléctricos que depois vão ser conduzidos até à profundidade do cérebro e são esses estímulos que interferem com os circuitos cerebrais que controlam os movimentos dos doentes e permitem a melhoria dos sintomas", explica Rui Vaz, neurocirurgião e director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de São João.

Fonte : JPN

A BIBLIOTECA MUNDIAL

fotos: divulgação; haraz n. ghanbari/ap

A Unesco coloca na internet o mais moderno e revolucionário acervo de todos os tempos

Tatiana de Mello

Eles foram tão geniais e universais que se pode dividir a concepção e o entendimento que a própria humanidade tem de si em antes e depois que suas obras vieram à luz. Fala-se, por exemplo, de Sófocles, Petrarca, Dante Alighieri, Miguel de Cervantes, Friedrich Hegel e Machado de Assis, entre outros poetas, escritores e filósofos. Por mais criativos e "antenados" que tenham sido, jamais poderiam prever, no entanto, um mundo digitalizado como o atual - no qual papel e caneta vão se tornando cada vez mais descartáveis. Unindo o que há de ideal da cultura humana com a inevitável e imprescindível informatização dos dias de hoje, a Unesco dá ao mundo, na terça-feira 21, o mais moderno e revolucionário acervo de todos os tempos: a Biblioteca Digital Mundial. "Ela não tem somente a função de reunir livros para consulta. Essa biblioteca fará circular de forma online as informações e os bens culturais de diversos países", disse à ISTOÉ Muniz Sodré de Araújo Cabral, presidente da Biblioteca Nacional, que representa o Brasil nesse projeto. A ideia de sua montagem começou a ganhar forma quando ela foi exposta à Unesco por James Hadley, presidente da Biblioteca do Congresso dos EUA, a maior do mundo.

Fonte : Isto É - Ciência&Tecnologia