A comunidade científica ganhou esta semana mais uma revista especializada para a publicação de artigos sobre mudança climática – a Nature Climate Change. Editada pelo mesmo grupo que publica a Nature – um dos periódicos de maior impacto no mundo da ciência –, a nova revista pretende dar espaço para artigos interdisciplinares sobre os impactos e as implicações do aquecimento global.

A nova revista terá periodicidade mensal. Seu primeiro número foi lançado em 29 de março. Um dos destaques da edição inaugural é o artigo de três pesquisadores britânicos que mostra como pessoas afetadas por eventos climáticos extremos tendem a tomar mais ações individuais para combater o aquecimento global.


Na mesma edição, um artigo de dois pesquisadores alemães chama a atenção para as trilhas de condensação dos aviões – os rastros de vapor que eles deixam no ar durante o voo. Os autores mostram que as nuvens formadas a partir dessas trilhas têm um efeito importante sobre o aquecimento do planeta que ainda não era plenamente compreendido.


Desafio interdisciplinar
A mudança climática talvez seja a questão mais desafiadora enfrentada pela ciência hoje, e essa importância se traduz no aumento do número de artigos sobre o tema. A decisão do grupo Nature de lançar um periódico dedicado a essa questão reflete a importância que ela vem ganhando no meio acadêmico e na esfera pública.
O problema do aquecimento global está longe de se resumir ao plano ambiental. Os desdobramentos econômicos, políticos e antropológicos desse fenômeno são tão difíceis (ou mais) de se abordar do que seus aspectos climáticos. Dar conta da interdisciplinaridade necessária para se abordar o tema é uma das missões do novo periódico de acordo com sua editora, a bióloga Olive Heffernan.

“Vamos dar espaço a pesquisas tanto de ciências sociais quanto naturais que não estavam sendo publicadas nos outros periódicos do nosso grupo editorial, porque não estavam em seu escopo. O foco da Nature Climate Change é completamente diferente do das outras revistas do grupo.”
Falando por telefone de Londres, Heffernan disse que a nova publicação pretende refletir também uma mudança recente na natureza das pesquisas sobre mudança climática.
“A ciência mostrou que a mudança climática está acontecendo e que a atividade humana é responsável pelo aquecimento constatado nas últimas décadas. As pesquisas hoje estão mais voltadas para entender o que podemos fazer e quais são as implicações desse fenômeno para a sociedade, a política e a economia. Essa mudança de foco é algo que pretendemos capturar em nossa revista.”

Fonte : Estadão.com.br