Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

30 ideias para economizar água

Dicas para economizar água no seu dia a dia

Por Ágata Székely

É quarta-feira e faz um sol de rachar ao sul da Cidade do México. Nos viveiros de Coyoacán, as paisagens são muito diferentes nos dois lados do caminho de terra vermelha. À direita, o panorama é animador: 300 mil pinheiros e cedros minúsculos se alinham a perder de vista. É a incubadora vegetal da cidade, onde se criam as árvores que depois serão plantadas e crescerão nas calçadas. À esquerda, por sua vez, um rio com uns quatro metros de largura arruína as ilusões ecológicas. Pratos descartáveis, garrafas, fraldas e outros plásticos indefinidos se acumulam às margens do malcheiroso e espumoso Rio Magdalena, hoje de águas negras.

No meio do parque, um grupo de meninos observa o lixo e dois deles torcem o nariz. Todos têm entre 4 e 5 anos e passam a manhã num programa que vai lhes ensinar como e por que cuidar da água. O aprendizado inclui um passeio no bosque, vídeos e uma apresentação de teatro de bonecos onde um tal de Tlalocman, acompanhado por fantoches de pano que representam as bactérias, fala sobre as doenças resultantes do consumo de água não potável.

Tlalocman não cita os números arrepiantes, mais adequados ao mundo dos adultos: ao redor do planeta, 1,6 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável; 400 milhões não dispõem de instalações de esgoto; e oito milhões morrem todo ano por doenças ligadas ao fornecimento inadequado deste precioso bem.

Está previsto que, até 2025, 1,8 bilhão de pessoas viverá em regiões de seca absoluta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 97% da população urbana no Brasil tem acesso a fontes adequadas de água potável. Já na população rural, esse número cai para 58%.

Embora o super-herói de pano não fale de estatísticas e as caricaturas do vídeo sejam simpáticas, o problema fica claro para as crianças.

– Por que é preciso cuidar da água? – pergunta o professor.

– Porque ela vai acabar.

– E com que vamos tomar banho?

– Com nada!

(...) segue

Fonte : Revista Seleções

Quanto você precisa dormir?

sono-demais-2


Estamos cansados de ouvir que dormir o suficiente é muito importante para ter um bom desempenho e manter a saúde. O número de horas apregoadas pela maioria dos especialistas é de 8 horas. Entretanto, algumas pessoas dizem que não se sentem descansadas com menos de 9 ou 10 horas de sono, enquanto outras se sentem muito bem dispostas dormindo menos de 6 horas por noite. A necessidade individual de sono depende de hábitos ou dos nossos genes?

Se você sente culpa por gostar de dormir saiba que existe sim uma influência genética no número de horas que cada pessoa necessita para se sentir descansado. É o que mostra uma pesquisa publicada na revista Sciences, de 14 de agosto.

Os genes do sono

Os genes que influenciam o sono ainda são pouco conhecidos, mas sabemos que a variabilidade entre pessoas de uma população obedece a uma herança dita multifatorial, como a altura ou o peso. Os fatores ambientais (prática de esportes, stress, alimentação adequada etc..) são responsáveis por 50% e a contribuição genética (chamada de herdabilidade) responde pelos outros 50%. Ela depende de vários genes cada um com um efeito pequeno. Em um extremo da curva estão aqueles que precisam de pouco sono e no outro os conhecidos “dorminhocos”. Entretanto, mutações em alguns genes podem ter um efeito significante no nosso sono. É sobre isso o artigo publicado pelo Dr. Ying He e seus colaboradores.
(...) segue

Fonte : Veja.com - Genética/ Mayana Zatz

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO - [3]

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sanguínea, além de causar desconfortos e até dores.

Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.
Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.

Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.

Dicas para Alongamentos

1. Se for inseguro para realizá-los procure um professor de educação física nível superior ou uma boa academia;

2. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;

3. Alongue-se até sentir uma sensação de tensão, mas não de dor. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios;

4. Mantenha o alongamento de 10-60 segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar);

5. Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5-10 minutos antes de realizá-los .Os melhores resultados ocorrem quando eles estão mais estimulados, fazendo também no resfriamento após os exercícios;

6. Mantenha uma regularidade de 3-5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade.

Aumenta número de doações de órgãos no país

Foram mais de 2 mil transplantes. Só que 63 mil pessoas ainda estão na fila. Por isso, neste domingo (27), começa uma campanha nacional direcionada às famílias brasileiras.

O número de doações de órgãos aumentou nos primeiros seis meses deste ano. Foram mais de 2 mil transplantes. Só que 63 mil pessoas ainda estão na fila. Por isso, neste domingo (27), começa uma campanha nacional direcionada às famílias brasileiras.

Todos os dias este carro da Central de Captação de Órgãos percorre 250km em São Paulo. No hospital público, Priscila Fukunaga tem uma dura tarefa: "Vou entrevistar uma família de um potencial doador, mas não sei se eles vão aceitar a doação de órgãos".

Priscila e outras dez enfermeiras foram treinadas para chegar do jeito certo nas famílias. Desta vez, a resposta foi positiva: a família vai doar. (...) segue

Fonte : Jornal Nacional

LANÇAMENTO E HISTÓRIA DO AMIGOGAMP

A INTERNET TRABALHANDO PARA OS PARKINSONIANOS
LANÇAMENTO DO GAMP = GRUPO DE AJUDA MÚTUA EM PARKINSON
12/abril/1999 - 2ª feira - 20 horas, na sede social da Associação Brasil Parkinson
Avenida Bosque da Saúde, 1.155 - São Paulo
Temos o prazer de informar que, em colaboração com os Produtos Roche, estaremos inaugurando a formação do Grupo de Ajuda Mútua em Parkinson - GAMP, através da Internet.
O programa pretende constituir um canal de comunicação entre os parkinsonianos e seus familiares,que poderão "on line" conversar entre si, sem necessidade de sair de casa, para uma troca de informações e de experiências pessoais, a fim de poder enfrentar a doença com mais coragem e com mais conhecimento de causa. Esse bate-papo eletrônico, certamente constituirá um fator de apoio psicológico recíproco e de melhoria do conhecimento da enfermidade por todos aqueles que vierem a participar do GAMP.
O programa estará disponível a partir do dia 12 de abril, todas as segundas-feiras, das 20:00 às 21:00 horas, através da Internet. Acesso pelo site:www.amigogamp.com.br
ESPERAMOS POR VOCÊ PARA PRESTIGIAR ESSE IMPORTANTE LANÇAMENTO.
Um coquetel e serviço de bufet será oferecido pela Roche aos que comparecerem ao evento.
Contaremos com um técnico-orientador e a Roche colocará à disposição dos presentes, 6 computadores para que os interessados se familiarizem com o novo programa e participem deste primeiro bate-papo eletrônico sogre a doença de Parkinson. CONFIRMEM SUA PRESENÇA COM ANTECEDÊNCIA PELO TELEFONE (11) 2578-8177.
- Até Maio/2003, o ct era postado diretamente no blog Mal de Parkinson, graças a atuação da Dalva e colaboração do Ryma (samuel)Vide abaixo como era nosso chat:

Segunda-feira, Abril 07, 2003
CHAT DA ROCHE - 7 de abril de 2003
Bem vindo ao Chat!
18:55:46 - Dalva fala para todos: Boa noite!
19:01:56 - ryma entrou na sala.
19:02:21 - Dalva fala para todos: Boa noite ryma!
19:02:37 - ryma fala para Dalva: boa noite. recebi o seu email convocatorio. Muito bem!
19:03:03 - ryma fala para Dalva: ent
o? Como vo as coisas ai em Campinas?
19:03:21 - Dalva fala para ryma: hahah vamos ver se aumentamos a frequencia deste chat!
19:03:43 - Dalva fala para ryma: tranquilo.. s
que difcil contactar os pk daqui
19:03:45 - ryma fala para Dalva: sua lista
grande, variada e internacional!!
19:04:23 - Dalva fala para ryma: pois
.. depois voc poderia me passar alguns mails para eu

Segunda-feira, Maio 26, 2003
CHAT DA ROCHE em 26 de maio de 2003
Seja bem-vindo ao Chat!

19:02:28 - ryma fala para todos: boa noite a todos: presentes e ausentes
19:11:58 - Meg entrou na sala.
19:12:22 - ryma fala para Meg: como vai?
19:13:22 - ryma fala para Meg: o que a traz a este chat?
19:13:59 - Meg saiu da sala.
19:15:50 - Meg entrou na sala.
19:16:13 - ryma fala para Dalva: estava estranhando a sua demora
19:16:16 - Dalva fala para todos: boa noite...
- A partir de junho/2003 foi criado o blog Parkinsonchat com a seguinte equipe de colaboradores:

DOENÇA DE PARKINSON


... A causa da DP é desconhecida, mas existem alguns tipos de parkinsonismo. Esses são o mais comuns, que serão citados devido a sua classificação: A Doença de Parkinson é classificada como:
a) Parkinsonismo idiopático: este grupo inclui a Doença de Parkinson verdadeira, ou paralisia agitante, sendo a forma mais freqüente entre as pessoas de meia-idade ou idosas;
b) Parkinsonismo pós-infeccioso (parkinsonismo pós-encefálico): este tipo de parkinsonismo , segundo se teoriza, é causado por encefalite viral, sendo atualmente pouco freqüente;
c) Parkinsonismo tóxico: sintomas parkinsonianos ocorrem em indivíduos expostos a alguns venenos industriais, agentes químicos, e algumas drogas;

d) Parkinsonismo arteriosclerótico (parkinsonismo vascular): o envolvimento arteriosclerótico e o infarto do tronco cerebral envolvendo a substância negra, os tratos nigroestriais, ou gânglios de base, também podem gerar sintomas de parkinsonismo;
e) Parkinsonismo atípico: este representa um grupo de várias patologias, onde é muito comum haver uma síndrome parkinsoniana associada a outras anormalidades neurológicas.

Sintomas iniciais

Os primeiros sintomas da doença de Parkinson têm início de modo quase imperceptível o que faz com que o próprio paciente não consiga identificar o início preciso das primeiras manifestações. Muitas vezes, amigos ou familiares são os primeiros a notar as primeiras mudanças. O primeiro sinal pode ser um ou mais dos seguintes:
* sensação de cansaço ou mal-estar no fim do dia

* caligrafia menos legível ou com tamanho diminuído * fala monótona e menos articulada * depressão ou isolamento sem motivo aparente
* lapsos de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade

* dores musculares, principalmente na região lombar
* um dos braços ou uma perna movimenta-se menos do que a do outro lado
* a expressão facial perde a espontaneidade
* diminuição da freqüência dos pisos movimentos tornam-se mais vagarosos, a pessoa permanece por mais tempo em um mesmo posicionamento.
(...) segue

Fonte : Blog do Dr.Rafael Fontenelle

BOM DIA!




Na vida não há prêmios nem castigos.Somente consequências.
Robert Green Ingersoll