Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 3 de maio de 2010

REPÓRTER CBN

Justiça suspende liminar que exigia vacinação em toda população do PR

O presidente do Tribunal Regional Federal da Quarta Região, em Porto Alegre, suspendeu a liminar que determinava que a União disponibilizasse vacina contra a gripe suína para toda a população do Paraná. A decisão é do desembargador Vilson Darós. O Ministério Público Federal havia solicitado a ampliação da vacinação no Paraná, em razão de a doença atingir grupos de pessoas que ficaram de fora da campanha do Ministério da Saúde.

O Democratas entrou com mais uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o presidente Lula e a pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, por propaganda antecipada O partido alega que Lula fez campanha para a ex-ministra no pronunciamento em cadeia de rádio e TV por ocasião do "Dia do Trabalho". Mais cedo, o DEM protocolou ação questionando a participação de Lula e Dilma em evento da Central Única dos Trabalhadores.

Áreas do centro de Nashville, capital do estado americano do Tennessee, foram evacuadas devido à cheia de um rio provocada pelas chuvas. O turismo na cidade também foi prejudicado. Boa parte dos bares e clubes de música country que fizeram a cidade famosa estão fechados. Dezenove pessoas morreram vítimas dos temporais no estado e nos vizinhos Kentucky e Mississippi. O sul dos Estados Unidos sofre as piores chuvas dos últimos anos.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou que o país mantém um estoque de 5 mil cento e treze ogivas nucleares. É a primeira vez que o Pentágono divulga oficialmente o número de ogivas. O anúncio coincidiu com o discurso da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, na conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear em Nova York. Hillary disse que o Irã deve se adequar às exigências da comunidade internacional e da Agência Internacional de Energia Atômica ou irá enfrentar duras sanções.

Fonte : Reporter CBN

.

Vai uma energia positiva aí?

por Carlos Orsi Seção: Filosofando Física

Poucas palavras são tão abusadas quanto “energia”. Cantores pop mandam e pedem “energia positiva” da plateia; astrólogos gostariam de nos fazer acreditar que determinadas configurações planetárias enviam “energias” deste ou daquele tipo para pessoas nascidas em determinadas datas; e há ainda quem diga que cores, pedras ou sons podem ajudar a “harmonizar as energias”.

Veja bem, nada tenho contra sentidos figurados. Como escritor, estou perfeitamente familiarizado, e sou um grande entusiasta, da rica prática literária e retórica de utilizar as palavras conotativamente.

No caso de “energia”, porém, parece haver uma tentação constante de tirar a palavra de seu contexto técnico-científico — tomá-la como metáfora, portanto — enquanto se finge ou se imagina que a autoridade e as propriedades derivadas desse contexto se transferem, intactas, para o uso figurado.

Mencionar a equivalência física entre matéria e energia pra defender, digamos, o poder do pensamento positivo é um caso clássico do tipo de confusão a que me refiro e que, muitas vezes, chega a soar como má-fé.

Tecnicamente, energia é a capacidade de realizar trabalho. “Trabalho”, nesse contexto, é uma transformação física — uma mudança na posição, velocidade, tamanho, formato ou temperatura de alguma coisa.

Energia pode vir em vários sabores: química, mecânica, elástica, gravitacional (mas certamente não “psíquica” ou “espiritual”).

Às vezes pode até fazer sentido tratá-la como negativa ou positiva — por exemplo, se você der o sinal de menos (-) à energia gasta numa parte de um movimento cíclico e o de mais (+) à outra parte, a energia total do ciclo fica sendo zero, o que talvez seja conveniente para facilitar os cálculos. Mas o caso não tem nada a ver com bom ou mau humor, pensamento positivo ou negativo, doença ou saúde. (...) segue

Fonte : Estadão.Com.Br - blogs

PESQUISA ANALISA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA EM PORTADORES DE PARKINSON

Esse estudo foi realizado em 18 pacientes com a doença de Parkinson do Hospital Universitário.Foi utilizada a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Essa técnica, considerada pouco usual no tratamento do Mal de Parkinson, despertou o interesse de pesquisadores da USP e da UFPB. Mais detalhes com o repórter Guilherme Novaes.

Escute o podcast1 entre na fonte abaixo:

Fonte :
Espaço Experimental da Universidade da Paraiba

Analgésico 'apimentado' não causa dependência do paciente

Pesquisas com pimenta malagueta estão ajudando cientistas a criar analgésico para dores crônicas


Pesquisas com pimenta malagueta estão ajudando cientistas a criar um novo tipo de analgésico que teria a vantagem de não provocar dependência no paciente.

Keiny Andrade/AE
Keiny Andrade/AE
Novas drogas poderão ser usadas para doenças inflamatórias
e no alívio da dor associada ao câncer

Uma equipe da University of Texas, nos Estados Unidos, disse ter identificado, em pontos do organismo afetados pela dor, uma substância semelhante à capsaicina - que dá à pimenta malagueta seu efeito ardido.

Os especialistas dizem ter encontrado uma forma de bloquear a produção desta substância, o que seria útil em tratamentos para a dor crônica. Eles relatam suas descobertas na revista científica Journal of Clinical Investigation.

Dor

A pimenta malagueta é rica em uma substância conhecida como capsaicina, que causa a dor ao ativar um receptor chamado potencial transiente do tipo vanilóide-1 (TRPV1, na sigla em inglês).

Em estudos com ratos, a equipe americana descobriu que quando o organismo é ferido, substâncias semelhantes à capsaicina são liberadas no local e ativam os receptores associados à sensação de dor. Essas substâncias são ácidos graxos chamados metabólitos do ácido linoleico oxidado (Olams, na sigla em inglês). O ácido linoleico está presente de forma abundante no organismo humano, mas as investigações da equipe revelaram a existência de uma nova família desse ácido, produzida pelo corpo e liberada quando há um ferimento.

Fonte : Estadão.com.br

Atividade ao ar livre melhora saúde mental em 5 minutos, diz estudo

Cientistas britânicos analisam efeitos de exercício em 'áreas verdes' sobre humor e auto-estima.

BBC

Apenas cinco minutos de exercícios físicos em uma "área verde", como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental, segundo cientistas britânicos.

Pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre.

Eles analisaram atividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.

Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.

Água
De acordo com os cientistas, o maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas tinham menor magnitude.

Ainda segundo os pesquisadores, o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

BOM DIA FELIZ INICIO DE SEMANA!!!



Você que é meu amigo, você que sempre me socorre quando preciso, você que fala de assuntos interessantes às vezes coisas banais que para mim são tão importantes! Você, que as vezes tão longe, mas que sinto tão perto em meu coração...

Você meu amigo, que não vejo os olhos, mas sinto a alma, está sempre próximo, bem mais perto do que a própria tela, está mais próximo do que imagina...

Você meu amigo, que
invadiu minha vida, me fez gostar-te muito, que não veio apenas através de um cabo telefônico, mas veio do vento, vento que nos leva para o encontro das nossas alegrias, para a proximidade dos nossos sonhos.

Você me é especial, e tudo o que se refere a você me é tão importante: as suas alegrias, as suas mágoas, as suas histórias e suas
aventuras, te quero ver sempre próximo de mim!

Você meu amigo, que é muito mais que um encontro virtual, é a realidade dos meus dias! Por você eu navego, por você eu crio, por você eu tenho suportado tantas coisas, com tanta força...

À você meu amigo, gostaria de fazer alguns pedidos: Que você sempre
permaneça, em minha vida, em meu coração.
Que seja meu eterno amigo: além da tela, além do tempo, aqui dentro do meu coração...

Bom dia!!


(Autora: Vilma Galvão.)