Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Biodança, incentivo à criatividade e ao resgate da memória

Terceira Idade
Atividade visa desenvolver o afeto, resgatar a memória e garantir o bem-estar do corpo e da mente


FREDERICO HAIKAL

Biodança

Biodança estimula a troca de experiências


Aos 84 anos, e com dezenas de atividades como voluntária em projetos sociais, a professora aposentada Arlete de Magalhães se sente jovem e com vontade de conhecer mais pessoas. Ainda sobra tempo para os seis filhos e 14 netos. Para ter tanta disposição e alegria estampada no rosto, Arlete não esconde o segredo: a biodança, ou simplesmente a dança da vida, que ela pratica com mais nove pessoas há um ano. "Não é uma dança comum. É uma forma de desenvolver o afeto, de resgatar a memória, de garantir o bem-estar do corpo e da mente", explicou.

A aposentada confessa que é apaixonada pelos encontros, às quartas-feiras, e raramente falta às aulas dadas pela bióloga e pedagoga Kathia Pimentel, formada pela Escola de Biodança de Bel o Horizonte. É unânime entre os alunos de Kathia a afirmação de que a biodança ajuda na concentração, evitando a perda da memória. Mas qual o segredo para evitar esse problema que atinge principalmente os idosos? Antes da dança, os integrantes do grupo realizam atividades, como estudo de textos literários, confecção de desenhos e troca de experiências. (...) segue

Fonte :
hojeemdia.com.br

Previna o envelhecimento por meio da alimentação

Especialista diz que o ideal é comer pouco durante muitos anos; veja dicas

Do R7

Getty Images
Foto por Getty Images
O ideal é diminuir o tamanho das porções e investir em frutas e verduras

O envelhecimento é um processo natural que acontece com todo ser humano e não há como impedir que ele ocorra, pelo menos por enquanto. Mas, de acordo com Wilmar Accursio, endocrinologista, nutrólogo, diretor do Cipe (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento) e Presidente da Sobrae (Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento), é possível retardar esse processo.

De acordo com o especialista, a única estratégia cientificamente comprovada até agora para aumentar a longevidade é a restrição calórica: comer pouco por muitos anos - mais que dez. Além disso, ele sugere ficar de olho na gordura abdominal (localizada na região do umbigo) e fugir dos alimentos de qualidade ruim, que deixam o corpo fraco e incapaz de se defender contra a ação dos radicais livres, que prejudicam a nossa aparência. (...) segue

Fonte : R7.com

Tabagismo afeta principalmente negros e pobres, afirma IBGE

RIO DE JANEIRO - Dos quase 25 milhões de brasileiros com mais de 15 anos de idade que eram fumantes no ano passado, a grande maioria era negra, de baixa renda e baixa escolaridade, mostrou um estudo inédito do IBGE divulgado nesta sexta-feira.

"O perfil do fumante é bem claro. As classes baixas fumam mais e, consequentemente, quanto menor a escolaridade maior é a incidência do tabaco. A cor da população também influencia", disse à Reuters Cimar Pereira Azeredo, coordenador da pesquisa.

O estudo mostrou que 17,2 por cento da população com idade superior a 15 anos consumia derivados de tabaco no ano passado, ou o equivalente a 24,6 milhões de pessoas.

Os homens fumam mais que as mulheres, de acordo com o levantamento. Enquanto a incidência entre os homens é de 21,6 por cento, entre as mulheres é de 13,1 por cento.

Apesar de mais da metade dos fumantes ter como renda um salário mínimo por mês, o gasto médio com cigarro no ano passado das pessoas que fumam foi de 78,43 reais mensais. Na região Sul, esse gasto se aproximava dos 100 reais, segundo o IBGE. (...) segue

Fonte : estadao.com.br/VIDA E SAÚDE

Pesquisadores conseguem regenerar neurônios

A descoberta veio de um laboratório na Universidade Federal de São Paulo.

Nos testes, os pesquisadores provocaram crises de epilepsia nos ratos, isso porque já se sabe que crises prolongadas de epilepsia podem causar lesões em neurônios. Pesquisas feitas por médicos brasileiros abrem caminho para a regeneração de neurônios.

Veruska Donato São Paulo, SP

Os ratos foram separados em dois grupos. Um deles passou a receber doses diárias de Ômega três. Foi aí que os cientistas notaram
que no cérebro desses ratos que tomaram o suplemento surgiram novos neurônios.

"Podemos dizer que o cérebro é capaz de se regenerar, ou seja, capaz de produzir novas células. Então isso para a gente é bastante interessante", explica o médico, Fulvio Alexandre Scorza.

No ano passado os cientistas já haviam descoberto que o Ômega três ajudava a prevenir a morte das células cerebrais. (...) segue

Veja o video

Fonte : Jornal da Globo

Alô Nutricionista Mundo Verde

Uma iniciativa inovadora que disponibiliza profissionais em atendimentos gratuitos pelo telefone ou por e-mail. A equipe atende diversas dúvidas sobre alimentação e qualidade de vida. Além de disponibilizar informações sobre os produtos da loja para pessoas que querem manter uma vida mais saudável e natural. O telefone está disponível das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do local, atualmente são atendidas em média 30 pessoas por dia (tanto por telefone quanto por e-mail) desejando meta diária de 100 interessados.


Mais informações

0800.022.2528 / alonutricionista@mundoverde.com.br


Fonte : Revista Vida Natural & Equilibrio


CARTA DE TIMÓTEO - V CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES PARKINSON DO BRASIL

PARA AMPLIAR AS IMAGENS BASTA CLICAR EM CIMA

BOM DIA HOJE É SEXTA-FEIRA !


O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma a este dia.

Charles Chapli