Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 8 de julho de 2014

Jornal Hoje - Exame de sangue pode prever chances de desenvolver Alzheimer

Cientistas britânicos criaram um exame de sangue que pode prever o risco de uma pessoa desenvolver Alzheimer. Com 44 milhões de pessoas afetadas pela doença mundo afora, é uma notícia potencialmente bem animadora.
Os pesquisadores conseguiram identificar, no sangue, um conjunto de proteínas capaz de prever o surgimento do Alzheimer com 87% de precisão. Isso significa que os pacientes poderiam ser tratados no estágio inicial da doença e não apenas quando os primeiros sintomas começarem a aparecer - o que pode levar uma década pra acontecer.
Agora, novos testes com pacientes ainda precisam ser feitos antes que o exame esteja disponível em clínicas e hospitais. E isso deve demorar dois anos, no mínimo.
 saiba mais e veja o vídeo entrando no link abaixo

Neurocientistas descodificam mecanismo que influencia movimentos contralaterais do corpo - TV Ciência

Raramente nos questionamos de como o nosso cérebro influencia os movimentos do nosso corpo, a menos que esta relação dada como adquirida deixe de funcionar natural e corretamente, uma condição que acontece por vezes acontece no caso de pacientes com patologias neurológicas. 

De que forma o nosso cérebro consegue influenciar o corpo a mover-se após a tomada de decisões, como por exemplo, seguir pelo caminho da direita ou da esquerda, é a questão que esteve na base do estudo de uma equipa de investigadores do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, cujos resultados foram hoje, na edição de 8 de julho, publicados na revista científica Nature Communications

Rui Costa, investigador do Programa de Neurociências, da Fundação Champalimaud, explica em declarações à TV Ciência que «já se sabia que cada hemisfério controlava em grande parte o movimento do outro lado do corpo». 

«Sabia-se que uma parte do cérebro denominada por gânglios da base era importante para controlar esses movimentos contralaterais e pensava-se que dois circuitos (ou vias) dos gânglios da base tinham efeitos opostos nos movimentos contralaterais. O chamado circuito direto facilitaria os movimentos contralaterais, enquanto o circuito indireto inibiria os circuitos contralaterais».

No estudo agora publicado, Rui Costa adianta que «o que descobrimos é que estes dois circuitos estão coativos durante os movimentos contralaterais e são ambos importantes para facilitar os movimentos contralaterais». 

Para chegar a estes resultados, os investigadores utilizaram a técnica denominada de optogenética que permite observar e manipular cada um dos circuitos. Nas experiências realizadas em ratinhos, ao inibirem cada um dos circuitos de forma independente, os investigadores verificaram que os animais deixaram de controlar os movimentos contralaterais. Por outro lado, quando os cientistas ativaram os dois circuitos em simultâneo, os animais passaram a controlar os movimentos contralaterais espontaneamente. 


Fonte : Neurocientistas descodificam mecanismo que influencia movimentos contralaterais do corpo - TV Ciência

PALESTRA SOBRE A DBS NA ABP!!!


Nova York libera maconha para fins terapêuticos - EXAME.com

Essa lei compreende apenas a distribuição, por profissionais registrados, para pessoas que sofram de patologias graves, como câncer, Aids, doença de Lou Gehrig, Mal de Parkinson, esclerose múltipla, ferimentos na medula espinhal e epilepsia, entre outras.
Essas pessoas deverão ter sido previamente aceitas no programa.
Apenas cinco empresas terão permissão para cultivar a planta e distribuí-la no estado, em um máximo de 20 locais.
A droga não poderá ser fumada, e as doses serão limitadas. O tratamento não poderá passar de 30 dias.
"Nova York se orgulha de ter estado em sua história na vanguarda de muitos avanços médicos", declarou Cuomo, ao assinar a lei.
"Estamos aqui para ajudar as pessoas e, se houver um avanço na medicina, queremos que os nova-iorquinos possam se beneficiar disso", acrescentou, em uma entrevista coletiva.
Cuomo, que durante muito tempo se opôs a essa medida e disputará a reeleição no outono (hemisfério norte), saudou essa legislação. Segundo ele, "oferece o melhor do que a maconha com fins terapêuticos pode dar, da maneira mais controlada possível".

BOM DIA AMIGOS DO BLOG - UMA CARTA A UM AMIGO!!!

Caro Amigo
Você corre de quê? Tem medo de quê? Está angustiado e estressado por que? A Vida é dura, os obstáculos são grandes? A pressão é enorme?  A Violência apavora? O Futuro lhe angustia e lhe deixa inseguro?

Não foi este o Mundo que sonhou para nossos filhos?  A proximidade da virada do século lhe deixa ansioso? E o Amor, como vai? Você tem tido tempo de senti-lo dentro de você? E o amor pelo seu semelhante?Você pensa nisso? 

E a solidariedade? E a sua espiritualidade, como vai? Você tem tempo para pensar um pouquinho Nele? Já parou para refletir sobre a sua vida? O que você tem feito dela?

Como vai sua auto-estima? E a auto-estima de seus familiares, amigos e inimigos? Você consegue olhar para o lado e reconhecer o outro? Consegue ver, ouvir, dar o seu ombro amigo?

Será que não está tão preocupado com seus próprios problemas, que já não consegue mais enxergar o outro?

Você já pensou que o que recebemos é o que damos? O bem, o mal e a omissão voltarão sempre como um bumerangue?

Desta forma meu caro Amigo, pare um pouco. Reflita, medite, ore...

Deixe que seus olhos enxerguem o seu semelhante e antes de
perguntar o que eles podem fazer por você... Pergunte a si mesmo o que você já fez por eles!

Faça como o Beija Flor que ajudou a apagar um incêndio na Floresta, apenas com gotas de água, em um vai e vem constante e persistente, parecia uma luta inglória.

Mas, no mínimo, ele fez a sua parte...