Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Tem novidades no blog do GRUPARKINSON

É só blogar!
Estudo de células-tronco recebe R$ 10 milhões
49 projetos foram aprovados em edital do CNPq; alguns nomes conhecidos ficaram de fora

Terça-feira, 9 dezembro de 2008 - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado de um edital de R$ 10 milhões para pesquisas com células-tronco embrionárias e adultas - o segundo desde que as pesquisas com células de embriões foram autorizadas, em março de 2005. Quarenta e nove projetos foram contemplados, quase todos no Sul e no Sudeste. O dinheiro é para dois anos de pesquisa. (...)

A lista divulgada pelo CNPq não inclui descrição dos projetos. Numa primeira avaliação, nota-se a ausência de alguns nomes conhecidos da área. Entre eles, o do neurocientista Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um dos mais experientes no tema no País.

Rehen disse que aguarda receber o parecer do comitê avaliador para saber porque a proposta foi negada. O projeto previa o desenvolvimento de novas linhagens de células-tronco humanas e o uso delas no estudo da doença de Parkinson, com camundongos. “Curiosamente, estou fornecendo células para três projetos que foram aprovados”, disse. (segue...) Fonte: O Estado de S.Paulo.