Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 6 de março de 2015

COMO AUMENTAR A DOPAMINA


A dopamina naturalmente produzida pelo seu cérebro lhe faz se sentir bem. Você consegue um aumento de dopamina em resposta a atividades prazerosas, como comer e transar. [1]Por outro lado, sem dopamina o bastante, você pode se sentir lento, deprimido e desinteressado pela vida. Eis aqui alguns métodos diferentes para aumentar seus níveis de dopamina caso sinta que eles caíram.


Método 1 de 3: Pela Dieta

1
Coma alimentos ricos em tirosina. Para criar dopamina, seu corpo precisa de tirosina – em outras palavras, essa substância é o combustível de sua felicidade. Amêndoas, abacates, bananas, laticínios pouco gordurosos, carnes vermelhas e aves, feijões limas, sementes de abóbora e de gergelim podem ajudar seu corpo a produzir mais dopamina. [2]
·         Fenilalanina é outra precursora da tirosina. Ela pode ser encontrada em produtos de soja (como tofu, etc.), peixes, laticínios e carnes. [2] Porém, muitos laticínios e produtos de carne são altamente calóricos e gordurosos – portanto, exercite cautela e monitore sua ingestão de calorias quando fizer essa dieta rica em dopamina.


2
Aumente sua ingestão de antioxidantes. A dopamina é de fácil oxidação, e antioxidantes podem reduzir o dano radical livre às células cerebrais que produzem dopamina. Muitas frutas e vegetais são ricos em antioxidantes, incluindo: [3]
·         Beta-caroteno e carotenoides: Verduras, vegetais e frutas alaranjados, aspargo, brócolis, beterrabas.
·         Vitamina C: Pimenta, laranja, morango, couve-flor, couves de Bruxelas.
·         Vitamina E: Nozes e sementes de girassol, verduras, brócolis, cenouras. [4]


3
Evite alimentos que inibem funções cerebrais. Tais alimentos podem incluir alimentos empacotados refinados, farinha branca refinada, colesterol, cafeína e gorduras saturadas. Quando você fica viciado a algo (até mesmo café!), seus receptores de dopamina exigem cada vez mais essa substância. O Fast-Food também é viciante! [5]
·         Já imaginou o porquê de o consumo de besteiras nos faz sentir uma espécie de cansaço? Sim. A alimentação ruim inibe a produção de dopamina, enfraquecendo nosso corpo e impossibilitando que encontremos prazer nas pequenas coisas. Prefira frutas, vegetais, laticínios magros e carnes – assim, você manterá sua capacidade mental intacta. [6]


Método 2 de 3: Modificações Pelo Estilo de Vida

1
Exercite-se regularmente. O exercício aumenta a quantidade de cálcio no sangue, que estimula a produção de dopamina e aumenta a sua capacidade cerebral. Experimente fazer 30-60 minutos de caminhada, natação ou corrida para elevar seus níveis de dopamina.
·         Ele também aumenta suas endorfinas, à lá Elle Woods. Uma risada genuína ou um alongamento aumenta os níveis de endorfina, numa atitude semelhante a uma elevação de dopamina. A única outra ocasião em que você teria um aumento crítico de endorfina seria em uma situação perigosa – a endorfina é um inibidor de dor. [7]


2
Durma bastante. Um dos melhores jeitos de se sentir energizado e pronto para encarar o dia é dormir bastante. A dopamina já foi ligada às sensações de se estar desperto – portanto, para permanecer acordado o dia inteiro, é preciso obter cerca de 7 ou 8 horas diárias de sono.
·         Ou... não durma. Se você estiver tentando elevar os níveis de dopamina com algo oposto à sensação de bem-estar, os níveis de dopamina se elevam radicalmente com a privação de sono. Você se sentirá fatigado, cansado e irritável – mas os níveis de dopamina estarão no teto. [8][9]


3
Alcance um novo objetivo. A dopamina está ligada ao prazer: é um composto químico hedonístico do cérebro, certamente. Por sorte, tudo o que você tem de fazer é treinar seu cérebro. Independentemente de ser importante chegar à lanchonete em tempo ou conseguir aquele diploma de Doutorado, alcançar um novo objetivo colocará seus centros de prazer em ritmo de festa. [7]
·         Não precisa ser algo grande. Comece a pensar em suas pequenas atividades diárias como objetivo. Você conseguiu ficar a manhã inteira sem acessar o Facebook?! FANTÁSTICO. É um tempo recompensado, pois o objetivo foi alcançado! Dopamina para todos!



Método 3 de 3: Com Suplementos, Medicamentos, Etc.

1
Experimente um suplemento. Alguns médicos recomendam Vitamina B6 e L-Fenilalanina para elevar os níveis de dopamina no cérebro. Você consegue qualquer um desses medicamentos na farmácia local. Ainda assim, você definitivamente tem de falar com o médico antes de tomar qualquer atitude. [6]


2
Tome medicamentos para aumentar a dopamina. Dependendo dos sintomas, seu médico pode prescrever um medicamento que aumentará seus níveis de dopamina. Ele saberá os prós e contras de cada medicação e lhe indicará o caminho correto. [10]
·         Déficit de Atenção: Se você realmente estiver lutando para focar em tarefas e estiver passando por um período de hiperatividade, seu médico pode prescrever psicoestimulantes como Ritalina para estimular a produção de dopamina pelo cérebro.
·         Depressão: Níveis baixos de dopamina ocasionalmente são associados à depressão. Você pode conversar com seu médico para começar a tomar antidepressivos se os métodos naturais não funcionarem para aliviar os sintomas.
·         Mal de Parkinson: Pessoas com mal de Parkinson geralmente sentem movimentos corporais involuntários. Um aumentador de dopamina chamado de Levodopa normalmente é indicado para pacientes com Parkinson. [10]


3
Considere medidas mais drásticas. Se você estiver buscando um aumento rápido, esta não é uma alternativa. Mas, há algumas estratégias sérias que podem ser utilizadas para aumentar seus níveis de dopamina; elas, porém, são recomendadas apenas para aqueles com condições de consultar previamente um profissional psicológico.
·         Certas estratégias, como o ECT (terapia Eletro-Convulsiva – antes vista como precária, agora reconquista popularidade), demonstram ser eficientes no que tange o aumento dos níveis de dopamina. [11] Se medicamentos não funcionarem, existem outras opções. Converse com seu médico.





Fontes e Citações

ALZHEIMER E PARKINSON: SAIBA QUAIS EXAMES GARANTEM DIAGNÓSTICO PRECOCE

Chances de tratamento efetivo são menores quando detecção é tardia


Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais pessoas buscam estratégias para prolongar a longevidade com qualidade de vida. No entanto, a maior parte das doenças neurodegerativas, como o Alzheimer e Parkinson, acontece após os 65 anos e atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas nesta faixa etária.
Por isso, o Minha Vida escreveu um artigo interessante sobre os exames que podem garantir o diagnóstico precoce dessas doenças e resolvemos replicar por aqui.

Veja um trecho:
A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum. Normalmente, a queixa principal dos pacientes é com relação à memória, e a via tradicional de investigação se faz com um exame de imagem estrutural, preferencialmente, ressonância de crânio. Entretanto, hoje é possível fazer o diagnóstico de demência mais precocemente.

Uma das possibilidades é a coleta de líquor com marcadores para demência de Alzheimer: proteína TAU e Beta-Amiloide. Estes marcadores em conjunto estão normalmente alterados na doença de Alzheimer. Além disso, a imagem funcional com estudo do metabolismo de glicose com Tomografia por Emissão de Pósitrons, do inglês, PET (Positrom Emission Tomography) também pode mostrar áreas de alteração do metabolismo cortical nos lobos temporais. Finalmente, a avaliação neuropsicológica é capaz de mapear, através de testes padronizados, todos os campos cognitivos relevantes e oferecer um relatório com as áreas de comprometimento significativo, por exemplo, memória, linguagem e atenção. Cabe ressaltar que tanto líquor com marcadores de demência como o PET com estudo do metabolismo de glicose e a própria avaliação neuropsicológica podem revelar anormalidades sugestivas de Alzheimer antes mesmo da ressonância magnética de crânio.

Com relação à doença de Parkinson, segunda doença neurodegenerativa mais comum, a técnica de Cintilografia cerebral com estudo dos transportadores de dopamina tem alta sensibilidade para identificar portadores de Parkinson, um diagnóstico que pode estar equivocado em até 20% das vezes. A cintilografia cerebral dos transportadores de dopamina se utiliza no Brasil de um ligante chamado TRODAT-1, que se liga em uma proteína que faz a recaptacão da dopamina liberada pelos neurônios.  Assim, auxilia na detecção precoce de disfunção da dopamina, principal substância relacionada aos sintomas do Parkinson.

Logo, sabemos que hoje é possível ter acesso, em nosso país, a exames que auxiliam no diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas. Obviamente, cabe ressaltar que ainda existe um gargalo enorme em relação à universalização deste acesso, limitado atualmente a uma minoria de pessoas.


Jack Nicholson enfrenta estágio avançado de Alzheimer, diz revista

Jack Nicholson enfrenta um estágio avançado do mal de Alzheimer, informa a revista Star. Segundo a publicação, ele vive recluso dentro de sua casa e não se lembra mais de quem é. Ainda de acordo com o veículo, o ator de 77 anos deve se aposentar devido ao problema.
“Para Jack parar de trabalhar em tudo é um enorme sinal vermelho para seus amigos, que estão com muito medo”, crava o periódico. Em 2013, Nicholson teria desistido de participar de uma comédia por não conseguir memorizar nenhuma das falas.
jack_539
Os rumores sobre a doença começaram no ano passado em uma exposição de fotos sobre os Rolling Stones. Embora ele tenha comparecido e cumprimentado Mick Jagger, não se lembrava das festas que havia participado ao lado do músico nos anos 70.
Maria Shriver, amiga do ator Jack Nicholson, desmentiu que o artista tenha sido diagnosticado com mal de Alzheimer. Ela alegou que o possível diagnóstico é “100% falso”. A fofoca ronda a mídia norte-americana desde 2013.
Boatos? Apesar das notícias, Jack é figura constante em jogos do Los Angeles Lakers, time de basquete da NBA. Ele é visto sempre na primeira fila e, inclusive, falou com o site TMZ Sports no último domingo, 1°, em vídeo divulgado pelo tabloide, ao ser questionado sobre a má fase de sua equipe do coração – que perdeu em casa por 108-101 para o Oklahoma City Thunder.

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS DO BLOGUE - DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS...?


Deus escreve certo por linhas tortas...?
"Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia: - Meu Rei, não desanime, porque Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra! Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita.

O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este: - E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo. O servo respondeu: - Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem! Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra !!

- O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço. Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses.

Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vitima, observou furioso: - Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo! E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe:

- Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande duvida, Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu!? O servo sorriu e disse: - Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum! Portanto, lembre-se sempre: 

TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO. ELE NUNCA ERRA .

Blog da APARS: Caminhada Nórdica

Blog da APARS: Caminhada Nórdica