Visualizações de página do mês passado

sábado, 17 de outubro de 2009

A importância de comer fibras

http://revistavidanatural.blogspot.com/2009/08/importancia-de-comer-fibras.html

Apesar de não fornecerem nutrientes para o organismo, as fibras alimentares são um dos elementos essenciais para uma dieta realmente saudável. Elas são carboidratos classificados como polissacarídeo não amido, que se constituem de uma complexa mistura de substâncias derivadas das paredes celulares das plantas. As fibras possuem propriedades diferentes entre si, e são classificadas quanto ao seu efeito fisiológico em solúveis e insolúveis.

FIBRAS SOLÚVEIS

As fibras solúveis formam uma solução altamente viscosa, quando dissolvidas em água. Estas substâncias hidrossolúveis, que são um tipo de resina, auxiliam na aglutinação do colesterol e no controle de sua absorção. Elas atuam de um modo geral na remoção das toxinas do corpo.

Entre os alimentos ricos em fibras solúveis encontram-se os feijões, os farelos de uma forma em geral - em especial os de aveia e os de cevada – a cenoura, as gomas, as pectinas das frutas, a semente de linhaça, o gergelim, o repolho e os cítricos. A pectina é a substância que permite fazer geléias, sendo encontrada, por exemplo, na maçã, frutas silvestres, laranja e jabuticaba.

Existem as fibras solúveis e as insolúveis, entretanto, no dia-a-dia, ninguém precisa se preocupar em ingerir fibras desse ou daquele tipo. O importante é consumir a quantidade necessária. O primeiro sinal de alerta emitido pelo corpo quando a quantidade de fibras ingerida diariamente é insuficiente é a prisão de ventre.

FIBRAS INSOLÚVEIS
As insolúveis são aquelas que não se dissolvem em água. Elas aceleram o
trânsito intestinal, aumentam o peso das fezes, reduzem a hidrólise do amido e retardam a absorção da glicose.
As fibras insolúveis são encontradas em cereais (farelos), nas hortaliças (alface), na casca das frutas, na couve e no aipo (legumes), entre outros.

POR QUE É BOM COMER FIBRAS

Alimentar-se corretamente traz muitos benefícios à saúde, proporcionando vitalidade e bem-estar físico e mental. A alimentação rica em fibras contribui significativamente para o controle e redução de peso sendo recomendada para todas as idades, não só pelas propriedades que possuem, como também pelos seus benefícios:
• Gera saciedade.
• Reduz o colesterol.
• Controla a glicose.
• Facilita a digestão.
• Faz o intestino funcionar melhor.
• Combate mau hálito.

Formação do complexo médico hospitalar no Brasil

Encontrar respostas adequadas às necessidades de saúde da população brasileira não é e nunca foi trivial. Parte das causas dos problemas é de natureza administrativa-gerencial, outras repousam nas características da economia e da sociedade que vive um rol interminável de mazelas

por EDUARDO PERILLO e MARIA CRISTINA AMORIM

SHUTTERSTOCK

Na segunda metade do século XX, a prestação de serviços de assistência médica evoluiu para constituir uma complexa estrutura médico-hospitalar e, desta, a partir dos anos 1980, para o atual complexo médicoindustrial. A evolução tecnológica do antigo instrumental e das próprias práticas do trabalho médico passou a exigir estruturas progressivamente complexas. Por esse motivo, os hospitais se constituem nos centros de atenção à saúde e local privilegiado de sua execução. Originalmente obtidos a partir de extratos naturais, os medicamentos modernamente utilizados tornaram- se sofisticados e patenteáveis, com vida útil relacionada ao período financeiramente rentável da proteção patentária.

O recente relatório do Banco Mundial, Desempenho hospitalar no Brasil: em busca da excelência, revela que o País gasta com assistência à saúde cerca de 8% do PIB, mais do que países de renda média comparável, obtendo, porém, resultados menores quanto ao montante despendido. Ao contrário do verificado nas economias desenvolvidas (exceto nos Estados Unidos), mais de 60% dos gastos com saúde cabem às famílias, restando ao governo menos de 40%. O gasto médio mensal das famílias, segundo o estudo, varia bastante, entre R$ 376 para os 10% mais ricos da população, e R$ 28 para os 40% mais pobres.

FOTO: VALTER CAMPANATO / AB
Apesar da evolução tecnológica e de atendimento pela qual passou a área de saúde pública nos últimos 20 anos, no Brasil ainda é grande o número de pessoas sem acesso adequado aos serviços

FOI NO CONTEXTO das modificações econômicas e políticas do período de 1942-1966 que ocorreu a criação e consolidação do complexo médico-hospitalar de assistência à saúde, precursor do atual complexo médico-industrial. E parte significativa dos atuais dilemas da saúde já existia ao menos desde os anos 1940, pressionando os tomadores de decisão e gerando consequências aos cidadãos.(...) segue

Fonte : Portal Ciência & Vida

Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2009), realizada a partir desta segunda-feira (19/10) até domingo (25/10) com o tema A Ciência no Brasil, mais de oito mil atividades serão desenvolvidas em todo o país. A Fiocruz, tradicionalmente envolvida no evento, preparou ampla programação com o objetivo de levar ciência e tecnologia aos visitantes.

As atividades vão ocorrer no campus de Manguinhos, de 19 a 24/10 (segunda a sábado), de 9h às 16h30m, e são abertas ao público. No Museu da Vida, haverá mostra de vídeos científicos com debate, circuito histórico no trenzinho da ciência, experimentos de química e física, com utilização de mágica e arte cênica e muito mais.

O Parque da Ciência será cenário de diversas atividades multidisciplinares, como a exposição de trabalhos feitos por estudantes de seis escolas municipais de Manguinhos que integram o projeto Tecendo Redes; o projeto Pasto Apícola; exposição Conchas e Moluscos Continentais Exóticos e Nativos: Caramujo Gigante Africano; Controle Fitossanitário; Projeto Fiojovem, entre outras. (...) segue

Site : Portal da Fiocruz

O Homem

BOM DIA RUMO A TIMÓTEO!

"DE MÃOS DADAS SUPERANDO O PARKINSON" o amigo Magno coloca “SE PRECISAR CONTEM COM AS NOSSAS MÃOS", tudo isso nos lembra que "ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO" com nossas mãos nos remos e leme rumo à cura de Parkinson.
Badu