Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

NEGATIVISMO

Nossos pensamentos, sentimentos , crenças e fantasias determinam nossa vida, direcionam objetivos e metas pessoais.

Estão presentes como pano de fundo e cenário das nossas vidas.

Mas há pessoas que vivem constantemente sob uma auto avaliação persistentemente negativa de si mesma ou do mundo. Pessoas para as quais tudo parece sempre ruim, hostil ou falso. Vivem criticando o mundo e as pessoas ao redor. Isso pode se tornar compulsivo , e muito difícil também para quem convive com ela.

Já não se trata de uma boa auto reflexão, ou auto crítica ponderada sobre nós mesmos e o mundo, coisa necessária a meu ver, mas de viver num cenário sempre amargo e não amoroso.

Mas porque acontece essa fixação no negativo ? Quais poderiam ser suas raízes?
A primeira delas talvez encontremos na Psicologia Infantil, no famoso Mecanismo de Negação da criança que tenta construir uma personalidade própria. Esses “ nãos”, se permitidos, vão delineando sua individualidade, naturalmente.

Também , quando um adulto se torna exageradamente negativo, percebemos nele essa infantilidade, essa ingenuidade de sentir-se válido dizendo “nãos” ou , criticando os outros.

Quando alguém diz : “olha como fulana está gorda!”, está indiretamente se sentindo mais magra, o que deflagra como ela percebe a si mesma.

Quando a pessoa é exageradamente crítica com relação ao modo como outras pessoas conduzem as coisas, como a política, ou o trabalho de alguém, ou mesmo uma situação malfadada, e o fazem de forma passiva, é como se a própria crítica bastasse para tornar a coisa criticada melhor. Não parece brincadeira de criança, de se fingir de morto?

Mas isso são as coisas mais corriqueiras desse mundo e não costumamos dar importância à elas , a não ser que cheguem num grau alto o suficiente para incomodar de verdade.

Mas para muita gente essa hora já chegou, e para elas eu gostaria de dar algumas dicas:
Primeiro, comparação pode ser um veneno, e a pessoa não percebe que fica se comparando o tempo todo. Ser mais ou menos que alguém de fato não interessa quando o importante é sentir-se realmente de posse da própria vida. E, auto estima como o próprio nome já diz, não pode ser comparativa. Jung dizia que criticar é uma auto confissão, pense nisso.
Segundo, medo e insegurança costumam ser bem menores quando vistos de frente.

E terceiro, cuidado com o vitimismo. Ele costuma encobrir uma negatividade persistente e não percebida.

(fonte:Regina Helena Horta Sampaio-psicologa clinica especializada em Psicologia Analit

QUINTA-FEIRA É DIA DE BATE-PAPO DA APPP

AQUELE BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

"Aceitação não é submissão e resignação mas sim coragem e demonstração de amor pela vida. Esqueça sua doença"


CHAT DA APPP
1ª parte Horário das 20:00 h ás 20:40 h
TEMA : "O QUE TE ENCOMODA MAIS, A RIGIDEZ, O TREMOR, A LENTIDÃO OU ALTERAÇÃO POSTURAL?

TODOS NO MESMO BARCO

2º parte Das 20:40 h em diante livre para colocar o papo em dia: É MUITO BOM ENCONTRAR OS AMIGOS E BATER AQUELE PAPO, MAS ENTENDEMOS QUE ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, VAMOS CONHECER MELHOR A DOENÇA DE PARKINSON

SOB O COMANDO DO AMIGO MAGNO

PARA PARTICIPAR
CLIQUE AQUI

RAPIDINHAS

Projeto de Lei de autoria de Iderval Silva apoia portadores de doença de Parkinson





Projeto de Lei de autoria do deputado Iderval Silva (PMDB), instituindo programa de apoio aos portadores da Síndrome de Parkinson, foi encaminhado para estudos no plenário da AL, na sessão da manhã desta terça-feira, (11/08).

Para adesão ao programa, é necessário que o paciente esteja inscrito para o tratamento em uma unidade da rede estadual de saúde e que comprove a necessidade de receber apoio do aludido programa, sob a supervisão e coordenação da Secretaria de Estado da Saúde., .

Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva, idiopática (sem causa conhecida), raramente acontecendo antes dos 50 anos, comprometendo ambos os sexos igualmente, se caracterizando por rigidez muscular, tremor de repouso, hipocinesia (diminuição da mobilidade), instabilidade postural. (Informações da Ascom do Deputado)

Parkinson e Alzheimer na Bahia
de Joao Paulo
para o V Congresso Nacional de Parkinson , que se realizará de 4 a 7 de novembro em Timóteo -MG. Antecipo que já temos 11 inscritos.Venha conosco,vai ser muito bom. O local dessa reuniao é na Paróquia da Vitoria , na Vitória

Sent: Wednesday, August 12, 2009 3:45 PM
Subject: Re:Mercantilismo da Saude

Samuel,
ganhei a ação!
Só falta marcar a cirurgia.
Grato por tudo.
[ ]'s
Hugo

Cuide do intestino e proteja o corpo inteiro

Ele é a porta de entrada para nutrientes essenciais à nossa sobrevivência, mas também para bactérias danosas e toxinas. E, quando os problemas se manifestam ali, podem afetar muitos outros cantos do organismo

por Paula Desgualdo
design Darlene Cossentino
ilustrações Cecília A

O elo entre a sua saúde, no sentido mais global, e o bom funcionamento da víscera de 9 metros acomodada na cavidade do abdômen é mais estreito do que se imaginava. Prova disso é um novíssimo e polêmico estudo publicado no periódico americano Hepatology. O trabalho associa a presença de bactérias maléficas no intestino ao acúmulo de gordura no fígado — doença conhecida como esteatose e que, com o tempo, pode levá-lo à falência.

A notícia, como tudo o que é novidade na medicina, foi recebida com cautela. “Não conheço outros trabalhos que estabeleçam essa relação”, comenta o gastroenterologista Elinton Chaim, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. De fato, o mecanismo por trás dessa ligação não foi elucidado pelos autores, que são da Universidade Católica de Roma, na Itália. Por outro lado, o trabalho não é a única evidência de reflexos do intestino em outras partes do corpo.

Fonte : Revista Saúde É Vital

BOM DIA! MAS BOM DIA MESMO

SE VOCÊ CAIR SETE VEZES, LEVANTE-SE OITO

Bom-Dia - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut