Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Disfunção Sexual no Diabetes

É lugar comum a associação diabetes e impotência sexual. O melhor exemplo é o fato daqueles diabéticos que não percebem os sintomas da hiperglicemia (um grande número), no temor de falhar sexualmente, seu motivo para se tratarem.

Mas qual a amplitude do problema? Quem responde a questão é o especialista em endocrinologia do Centro de Atenção ao Diabético do Hospital Belo Horizonte,
Dr. Eduardo Ribeiro Mundim.

"A disfunção sexual acompanha o ser humano desde o início de sua história, e afeta homens e mulheres, em qualquer idade a partir da adolescência", segundo o especialista. "A sua avaliação, contudo, é problema complicado", pondera. Enquanto os homens, por tenderem, aparentemente, a alardear seus feitos temem a impotência, as mulheres, também por efeito da cultura (que vai variar, conforme a região geográfica, nível cultural, estrato sócio-econômico), tendem a se calar, mesmo quando não conseguem ser orgásticas.

Eduardo Mundim explica que a princípio, "... o principal problema apresentado pelos homens é a impotência. Mas, sob este termo, não é apenas a disfunção erétil (ou seja, a dificuldade ou a incapacidade permanente de se obter ereção) que surge: despontam a ejaculação precoce, a falta de diálogo entre parceiros, a ausência de sintonia sexual". Estes três últimos não são privilégio do diabético, mas de qualquer homem. A disfunção erétil também não acomete apenas os diabéticos, mas diversos problemas de saúde podem se complicar com ela: tabagismo, disfunções neurológicas, acidentes, insuficiência renal, entre outros.
(...) segue

Fonte : BoaSaúde

Estudo associa hormônio do estresse ao alcoolismo

28 de janeiro de 2010 (Bibliomed). O fator liberador de corticotropina – um dos principais hormônios associados ao estresse – pode ser a chave para a dependência do álcool, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Scripps, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, as descobertas em seis anos de pesquisas de laboratório e em modelos animais podem ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos farmacológicos para o abuso de drogas.

Publicados na revista médica Biological Psychiatry, os resultados mostraram que o hormônio – localizado no hipotálamo, na glândula pituitária e nas amídalas, esta última associada à ansiedade e ao consumo excessivo de álcool – pode estar associado ao desenvolvimento e a manutenção da dependência do álcool em modelos animais. Os pesquisadores também descobriram que o bloqueio químico do fator liberador de corticotropina em ratos poderia, em longo prazo, aliviar os sinais e sintomas de dependência química, além de provocar a redução do consumo de álcool.

Os especialistas destacam que o estudo representa um importante passo no entendimento de como o cérebro muda quando se move de um estado normal para o de dependência de álcool. Segundo a pesquisadora Marisa Roberto, líder da pesquisa, o estudo explora o “lado negro” do vício do álcool – “pessoas sendo compelidas a beber não por ser prazeroso, mas porque a bebida alivia a ansiedade gerada pela abstinência e pelos efeitos estressantes da privação”.

Fonte: EurekAlert. Public release. 25 de janeiro de 2010.

Cirurgia contra obesidade e diabetes é proibida

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs


CHAT DA APPP

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO

TEMA DA NOITE:

"VOCE TEM PERIODOS DE FLUTUAÇÕES DO EFEITO DA
LEVODOPATERAPIA ,CHAMADOS "LIGADOS ON" -
"E "DESLIGADOS OFF "



Magno e Demais amigos

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

Veja como pequenos ajustes na rotina podem melhorar a qualidade de vida do planeta

Reveja: é possível saber o quanto o seu estilo de vida impacta o meio ambiente. Através da "Pegada Ecológica", da organização WWF, veja como pequenos ajustes na rotina podem ajudar o planeta. (...) segue
Veja o video

Fonte :
GloboNews cidades e soluções

Médico francês descobre proteína que combate o Alzheimer

Descoberta também poderá servir para identificar a doença com 10 a 15 anos de antecedência

Efe

PARIS - O médico francês Étienne-Émilie Baulieu anunciou nesta terça-feira, 26, a descoberta de uma proteína para combater o mal de Alzheimer, assim como outros tipos de demência senil. A descoberta, anunciada na academia francesa de medicina e publicada na revista da academia americana, pode ser utilizado também para fazer um diagnóstico precoce da doença.

Veja também:

linkOndas do telefone celular poderiam reverter o alzheimer

O médico, de 83 anos e pai da chamada pílula do dia seguinte, usada para evitar gravidez indesejada, disse que descobriu uma proteína encontrada de forma anômala nos casos de Alzheimer, e outra que destrói a primeira.

Baulieu explicou que, potencializando esta segunda proteína, é possível chegar a um medicamento que freie o desenvolvimento da doença.

Embora tenha assegurado que ainda está longe de poder curar a doença, o pesquisador assegurou que a descoberta pode servir para identificá-la com 10 a 15 anos de antecedência. (...) segue

Fonte : estadao.com.br - vida&Saúde

São Paulo ganhará maior centro de treinamento médico da América Latina

Com equipamentos de última geração, instituto treinará 7.000 profissionais

EFE
A multinacional americana Johnson & Johnson apresentou nesta quarta-feira (27) em São Paulo o maior centro de treinamento médico da América Latina, que conta com modernos equipamentos para capacitar anualmente cerca de 7.000 profissionais e estará aberto a alunos de toda a região.

O Medical Innovation Institute será inaugurado no próximo dia 1º e será o primeiro da América Latina a reunir em um mesmo lugar um amplo conjunto de equipamentos de alta tecnologia para o treinamento de profissionais da saúde.

- O centro conta com uma tecnologia que já estava disponível na América Latina, mas será o primeiro da região que reunirá todos esses equipamentos em um mesmo local. Já o profissional não vai ter que se deslocar de país em país para treinar, comentou em entrevista coletiva o diretor do instituto, George Marques Filho.

Marques Filho destacou também que, com os equipamentos, diminuem os custos e o impacto de utilizar animais nos treinamentos.

A Johnson & Johnson, que em 2008 investiu R$ 4,6 bilhões (US$ 2,5 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento médico, não divulgou o montante do investimento para criar o instituto, que ocupa uma área de 4.500 metros quadrados. (...) segue

Fonte : K7 -noticias/saúde

Problemas na tireoide


















Não só ganho de peso, mas coração fora do ritmo, intestino desregulado, queda de cabelo, pele ressecada
e até depressão — a origem de tantos tormentos pode estar em um só canto do corpo, bem ali no pescoço. Saiba por que esses problemas se tornam cada vez mais comuns e como arremeter suas repercussões

por DIOGO SPONCHIATO
design THIAGO LYRA
ilustrações BRUNO ALGARVE

Página 1 de 1
Desde que o anatomista flamengo Andreas Vesalius (1514-1564) fez a primeira descrição científica da tireoide, ainda no século 16, a glândula com o formato de borboleta jamais saiu dos holofotes da medicina. Nos últimos anos, então, ela frequenta rodas de conversa que não se restringem à turma do jaleco branco. O motivo, infelizmente, é que os distúrbios tireoidianos, capazes de ressoar literalmente das unhas dos pés aos fios de cabelo, estão em ascensão. Sem dúvida aumentou o número de diagnósticos — algo que se deve à atenção crescente dos clínicos e aos avanços nos exames. Mas o fenômeno, observado no consultório médico, não é reflexo só disso. O que pode explicá-lo?(...) segue

Fonte : SaúdeÉvital

BOM DIA!



Somente os apaixonados sabem viver. A paixão nos transforma em guerreiros. Quando temos batalhas a travar descobrimos o sentido da vida.
A depressão vem quando as batalhas se vão.

Rubens Alves