Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 11 de março de 2009

A arte de ser feliz, por Cecília Meireles.


Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que as coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para vê-las assim.

Deficientes sofrem para comprar carro

Primeiro, é preciso cumprir uma série de exigências na Receita Federal e, depois, o pedido autorizado dá início a uma longa espera.

A burocracia está prejudicando os brasileiros que têm o direito de comprar um carro adaptado para necessidades especiais. A espera por um modelo com os descontos oferecidos por lei pode durar meses.

Novinho é, mas custou a chegar. O oficial de Justiça Raimundo Costa precisou de cinco meses para conseguir toda a papelada exigida para comprar um carro zero com desconto. Como deficiente físico, ele é isento de impostos federais, como IPI e IOF, além do ICMS e do IPVA, que são impostos estaduais.

Esta reportagem foi sugerida por um telespectador e você também pode ajudar a fazer o Jornal Nacional. É só visitar a seção ‘Fale conosco’ aqui no site.

Fonte : Jornal Nacional

ABC DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


UMA ALIMENTAÇÃO, QUANDO ADEQUADA E VARIADA, PREVINE DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS, E PROTEGE CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS, PORQUE É RICA EM NUTRIENTES QUE PODEM MELHORAR AS DEFESAS DO ORGANISMO. NUTRIENTES SÃO COMPOSTOS QUÍMICOS ENCONTRADOS NOS ALIMENTOS QUE TÊM FUNÇÕES ESPECÍFICAS, FUNCIONAM ASSOCIADAMENTE, E SE DIVIDEM EM:
- MACRONUTRIENTES: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDEOS;
- MICRONUTRIENTES: VITAMINAS E SAIS MINERAIS.

CARBOIDRATOS
DE UMA FORMA GERAL, TODOS OS GRUPOS DE ALIMENTOS EXCETO AS CARNES, OS ÓLEOS, AS GORDURAS E O SAL, POSSUEM CARBOIDRATOS. ESTES PODEM SER:
SIMPLES: COMO OS AÇÚCARES E O MEL: OS AÇÚCARES SIMPLES NÃO SÃO NECESSÁRIOS AO ORGANISMO HUMANO, POIS APESAR DE SER FONTE DE ENERGIA, ESTA PODE SER ADQUIRIDA POR MEIO DOS CARBOIDRATOS COMPLEXOS. SENDO ASSIM, É IMPORTANTE DIMINUIR AS QUANTIDADES DE AÇÚCARES SIMPLES ADICIONADOS AOS ALIMENTOS.
COMPLEXOS: PRESENTES PRINCIPALMENTE NOS CEREAIS (ARROZ, PÃO, MILHO), TUBÉRCULOS (BATATA, BETERRABA) E RAÍZES (MANDIOCA, INHAME), OS QUAIS REPRESENTAM A MAIS IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA E, POR ESTA RAZÃO, RECOMENDA-SE O CONSUMO DE SEIS PORÇÕES DIÁRIAS DESSE TIPO DE ALIMENTO, O QUE REPRESENTA EM TORNO DE 60% DO TOTAL DE CALORIAS INGERIDAS.

FIBRAS
UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE INCLUIR OS CARBOIDRATOS COMPLEXOS E FIBRAS ALIMENTARES EM MAIOR QUANTIDADE DO QUE OS CARBOIDRATOS SIMPLES. NA SUA FORMA INTEGRAL, A MAIORIA DOS ALIMENTOS VEGETAIS COMO GRÃOS, TUBÉRCULOS E RAÍZES, AS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES CONTÊM FIBRAS, AS QUAIS SÃO BENÉFICAS PARA A FUNÇÃO INTESTINAL, REDUZEM O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS, ENTRE OUTROS DIVERSOS BENEFÍCIOS.

A QUANTIDADE DE FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO É UMA MEDIDA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. AS FRUTAS, LEGUMES E VEGETAIS SÃO RICOS EM VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS, NECESSITANDO-SE CONSUMIR, DIARIAMENTE, TRÊS PORÇÕES DE FRUTAS E TRÊS PORÇÕES DE LEGUMES E VERDURAS. É IMPORTANTE VARIAR O CONSUMO DESSE TIPO DE ALIMENTO, TENDO EM VISTA QUE O CONSUMO REGULAR E VARIADO, JUNTAMENTE COM ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS MENOS REFINADOS (PÃES E ARROZ INTEGRAIS), OFERECEM QUANTIDADE SIGNIFICANTE DE VITAMINAS E MINERAIS, AUMENTANDO A RESISTÊNCIA A INFECÇÕES. ALÉM DAS VITAMINAS E MINERAIS, AS VERDURAS E OS LEGUMES TAMBÉM CONTÊM COMPONENTES BIOATIVOS, ALGUNS DOS QUAIS ESPECIALMENTE IMPORTANTES PARA A SAÚDE HUMANA, PODENDO REDUZIR O RISCO DE DOENÇAS, INCLUSIVE AS DOENÇAS CARDÍACAS E O CÂNCER.

PROTEÍNAS
ORIGEM VEGETAL: LEGUMINOSAS COMO FEIJÃO, SOJA, GRÃO-DE-BICO, LENTILHA, SÃO ALIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA SAÚDE, POR SEREM UM DOS ALIMENTOS VEGETAIS MAIS RICOS EM PROTEÍNAS. ENTRETANTO, ESTAS PROTEÍNAS SÃO CONSIDERADAS INCOMPLETAS, AO CONTRÁRIO DAS PROTEÍNAS DE ORIGEM ANIMAL, NECESSITANDO ENTÃO, DE COMBINAÇÕES DE ALIMENTOS QUE COMPLETEM ENTRE SI OS AMINOÁCIDOS, TORNANDO-SE COMBINAÇÕES DE ALTO VALOR PROTÉICO COMO, POR EXEMPLO, A COMBINAÇÃO DE DUAS PARTES DE ARROZ PARA UMA PARTE DE FEIJÃO.
ORIGEM ANIMAL: CARNES, LEITE E DERIVADOS, AVES, PEIXES E OVOS SÃO PROTEÍNAS COMPLETAS, OU SEJA, CONTÊM TODOS OS AMINOÁCIDOS DE QUE OS SERES HUMANOS NECESSITAM PARA O CRESCIMENTO E MANUTENÇÃO DO CORPO. SÃO TAMBÉM, ENTRE OUTROS NUTRIENTES, IMPORTANTES FONTES DE PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO SENDO, ASSIM, NECESSÁRIO O CONSUMO DIÁRIO DE TRÊS PORÇÕES DE LEITES E DERIVADOS E DE UMA PORÇÃO DE CARNES, PEIXES OU OVOS. AS CARNES SELECIONADAS PARA O CONSUMO DEVEM SER AQUELAS COM MENOR QUANTIDADE DE GORDURA (MAGRAS, SEMPRE RETIRANDO AS PELES E GORDURAS VISÍVEIS), SENDO CONSUMIDAS MODERADAMENTE, DEVIDO AO ALTO TEOR DE GORDURAS SATURADAS E COLESTEROL.

FERRO E CÁLCIO
AS CARNES EM GERAL, PRINCIPALMENTE OS MIÚDOS E VÍSCERAS, POSSUEM ALTA BIODISPONIBILIDADE DE FERRO, OU SEJA, A QUANTIDADE DE FERRO INGERIDA QUE SERÁ EFETIVAMENTE UTILIZADA PELO ORGANISMO É SIGNIFICATIVAMENTE GRANDE. O LEITE E SEUS DERIVADOS, ALÉM DE FONTE DE PROTEÍNAS E VITAMINAS, SÃO AS PRINCIPAIS FONTES DE CÁLCIO DA ALIMENTAÇÃO. ESTE NUTRIENTE É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO ÓSSEA AO LONGO DA VIDA, PREVENINDO FUTURAS COMPLICAÇÕES COMO A OSTEOPOROSE.

GORDURAS
LIPÍDEOS: AS GORDURAS SÃO DE DIFERENTES TIPOS, E PODEM OU NÃO SER PREJUDICIAIS À SAÚDE, DEPENDENDO DO TIPO DE ALIMENTO. A GORDURA SATURADA ESTÁ PRESENTE EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL E SEU CONSUMO DEVE SER MODERADO. AS GORDURAS TRANS QUE SÃO OBTIDAS PELO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS, A PARTIR DA HIDROGENAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS, SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE. O CONSUMO EXCESSIVO DESTE TIPO DE ALIMENTO PODE ACARRETAR DOENÇAS CARDIOVASCULARES, EXCESSO DE PESO, OBESIDADE, ENTRE OUTRAS. AS GORDURAS INSATURADAS, PRESENTES NOS ÓLEOS VEGETAIS, NÃO CAUSAM PROBLEMAS DE SAÚDE, EXCETO SE FOREM CONSUMIDAS EXAGERADAMENTE. SÃO FONTES DE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, OU SEJA, PODEM SER PRODUZIDOS PELO ORGANISMO, SENDO ASSIM NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE.

COLESTEROL: O COLESTEROL É UMA GORDURA QUE ESTÁ PRESENTE APENAS EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL, E É COMPONENTE ESTRUTURAL DE ALGUMAS PARTES DO ORGANISMO HUMANO, SENDO ELE CAPAZ DE SINTETIZAR O SUFICIENTE PARA COBRIR AS NECESSIDADES METABÓLICAS, NÃO SENDO INDICADO O CONSUMO DESSE COMPOSTO. O ALTO CONSUMO DESTE PODE ACARRETAR DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

SAL
O SAL DE COZINHA - CLORETO DE SÓDIO - UTILIZADO COMO TEMPERO E CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS, CONTÉM SÓDIO EM SUA COMPOSIÇÃO, BEM COMO OUTRO TEMPERO ATUALMENTE MUITO UTILIZADO, O GLUTAMATO DE SÓDIO - ESTE MINERAL QUANDO CONSUMIDO EM EXCESSO É PREJUDICIAL À SAÚDE. SENDO ASSIM, RECOMENDA-SE A REDUÇÃO NO CONSUMO DE ALIMENTOS COM ALTA CONCENTRAÇÃO DE SAL, COMO TEMPEROS PRONTOS, CALDOS CONCENTRADOS, MOLHOS PRONTOS, SALGADINHOS, ENTRE OUTROS.

ÁGUA
A ÁGUA É UM NUTRIENTE INDISPENSÁVEL AO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO; A INGESTÃO DE, NO MÍNIMO, DOIS LITROS DIARIAMENTE É ALTAMENTE RECOMENDADA. ELA DESEMPENHA PAPEL FUNDAMENTAL NA REGULAÇÃO DE MUITAS FUNÇÕES VITAIS DO ORGANISMO, INCLUINDO REGULAÇÃO DA TEMPERATURA, TRANSPORTE DE NUTRIENTES E ELIMINAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS. RECOMENDA-SE A INGESTÃO DE 6 A 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA.

ATIVIDADE FÍSICA
É MUITO IMPORTANTE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE, ALIADA A UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, O QUE PREVINE O SOBREPESO E A OBESIDADE, ALÉM DE TRAZER BENEFÍCIOS PARA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL. AS PESSOAS FISICAMENTE ATIVAS SÃO PROFISSIONALMENTE MAIS PRODUTIVAS, E DESENVOLVEM MAIOR RESISTÊNCIA A DOENÇAS.
PARA TER UMA VIDA SAUDÁVEL, ASSOCIE SEMPRE UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, COM O CONSUMO DE ÁGUA E A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE. ASSEGURANDO, ASSIM, O AUMENTO DA IMUNIDADE, O PESO IDEAL E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650

Descoberta área do cérebro ocupada por crenças religiosas

MADRI - As crenças religiosas, que variam para cada ser humano e presentes em todas as culturas, usam redes cerebrais conhecidas por seu papel no desenvolvimento de funções cognitivas, de acordo com pesquisadores do National Institute of Neurological Disorders and Stroke (Ninds), dos Estados Unidos. O estudo está presente no último número da revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Apesar de não ser possível comprovar a existência ou ausência de Deus, o grupo de cientistas, dirigido por Jordan Grafman, descobriu que pode-se analisar a atividade cerebral desencadeada pelas crenças religiosas.

Usando técnicas de imagem de ressonância magnética, os cientistas estudaram os cérebros de indivíduos aos quais pediram para que avaliassem afirmações sobre crenças religiosas.

Esses enunciados faziam referência à emoção que Deus despertava no indivíduo, à sua experiência religiosa e conhecimento doutrinal, assim como à sua concepção da implicação que Ele tem no mundo.

Os pesquisadores encontraram semelhanças na forma como o cérebro avalia as ações dos outros seres humanos e na maneira como contempla a implicação de Deus no curso da humanidade.

Além disso, acharam uma relação entre a aprendizagem religiosa de uma pessoa e a atividade no lóbulo temporal, uma região que tem influência na memória e na fala.

De acordo com a equipe, o processo de adoção de crenças religiosas depende de interações cognitivo-emocionais que ocorrem na ínsula anterior.

A religiosidade, dizem os pesquisadores, está relacionada com funções adaptativas cognitivas que se desenvolveram ao longo da evolução humana.

Fonte : O Globo


Depressão e problemas cardíacos

Os cardiologistas sabem que a depressão pode ser um dos primeiros sinais ligados à ocorrência de doença cardíaca e muitas vezes não entendem o por que disso acontecer.
Depressão pode piorar o quadro de pacientes portadores de problemas cardíacos e pode causar muitos outros problemas após cirurgia de revascularização do miocárdio (pontes de safena). De fato, pessoas saudáveis com depressão usualmente possuem saúde mais debilitada do que aquelas que não se mostram deprimidas, mesmo sendo portadoras de doenças como diabetes, artrite etc. Na pratica, poucos conseguem explicar por que isso ocorre. Vários estudos foram realizados em busca dessa resposta e pesquisadores da Universidade de São Francisco, EUA, acompanharam 1017 pacientes portadores de problemas cardíacos por cerca de cinco anos. Observaram que aqueles que se mostravam deprimidos eram mais propensos a sofrerem ataques cardíacos mais sérios ou derrame cerebral.
Como conclusão final, foi observado que aqueles pacientes que possuíam estilo de vida mais próximo do adequado, praticando exercícios regularmente, alimentando-se de forma mais conveniente e mantendo peso correto, tinham menos probabilidades de sofrerem de depressão.Em outras palavras, depressão não causa problemas cardíacos assim como problemas cardíacos não causam depressão.O que ocorre e que, naqueles em que o estilo de vida não e o mais adequado, a auto-estima fica comprometida e a sensação de estarem doentes incomoda mais, aumentando as chances de agravamento. Os que praticam hábitos mais recomendados, passam pelos problemas de saúde com mais facilidade.
Os resultados dessa pesquisa foram publicados na revista Journal for the American Medical Association em 2008 .

Fonte : Dr.Sérgio Vaiman

O GRANDE SALTO


“Vivendo uma vida mais espiritualizada, cada um pode fazer a sua parte. E isso afeta o mundo todo”
NARADANANDA, discípulo de Yogananda

Texto • José Tadeu Arantes

A crise e a esperança Ninguém mais duvida. Estamos no limiar – ou já vivendo as primeiras manifestações – de uma crise em escala planetária e nos mais variados setores da vida. Nesses maremotos, a palavra de visionários costuma estabilizar o horizonte à frente – mas que ninguém se engane, pois somos responsáveis pelo rumo desse barco.
Aos cenários desafiadores associados ao aquecimento global, às pandemias e aos conflitos étnico- religiosos, acrescenta-se agora a avalanche financeira, que, desencadeada no sistema habitacional americano, adquiriu dimensão universal e já se precipita sobre todas as economias do planeta. Afirma um velho ditado que, quando a água bate na cintura, está na hora de aprender a nadar. A água chegou à cintura. E tudo indica que continuará subindo. É mais do que tempo de consultar nossos manuais de natação.

Fonte : Bons Fluidos

HumorComCiência


Direitos humanos
Por João Garcia

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O que há de novo?

Tenho acompanhado algumas experiências que a senhora vem desenvolvendo na área das células tronco, especialmente nos casos da Esclerose Lateral Amiotrófica, e fiquei pensando de que maneira poderia se tirar algum proveito imediato desses estudos. Por exemplo, já que ainda não se tem a fórmula para a regeneração ou substituição do neurônio motor, porque não se criar um tratamento paliativo de reposição dos músculos, aumentando a sobrevida do paciente, com todas as atividades normais? A exemplo das experiências com ratinho equilibrista que recebeu células-tronco de tecido adiposo, que vimos recentemente.

Fonte : Genética Veja.com